Por ocasião do 53.º aniversário, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa realiza a atribuição de grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Carlos Salema, Dr.ª Teresa de Sousa e Dr.ª Isabel Furtado, no dia 15 de dezembro de 2025, às 15 horas, no Grande Auditório do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Programa (*)
14.30 Receção dos convidados
15.00 Cortejo académico
15.15 Abertura
Intervenção da Reitora Maria de Lurdes Rodrigues
Doutoramento Honoris Causa a Carlos Salema
Apresentação por Luís Ducla Soares
Doutoramento Honoris Causa a Teresa de Sousa
Apresentação por Helena Carreiras
Doutoramento Honoris Causa a Isabel Furtado
Apresentação por António Gomes Mota
16.45 Atuação do Coro Iscte
17.00 Encerramento
(*) Presenças apenas por convite
______________________________________________________________
Nascido em 1942, em Ponta Delgada, Carlos Salema desenvolveu uma carreira de mais de quatro décadas no Instituto Superior Técnico (IST). Doutorou-se em Ciências da Engenharia no Queen Mary, Universidade de Londres, onde defendeu uma tese inovadora ligada às tecnologias de radiação eletromagnética. Foi um dos fundadores do Instituto de Telecomunicações (IT) e, em 2017, liderou a equipa que avaliou os sistemas de resposta a emergências, após os grandes incêndios florestais. Foi com a sua ajuda que foi criada, em 2011, uma delegação do IT no Iscte. Sucedeu a José Mariano Gago à frente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (antecessora da Fundação para a Ciência e Tecnologia), tendo sido também presidente da Academia de Ciências de Lisboa. Como investigador, destaca-se nas áreas das telecomunicações, antenas e propagação de ondas, tendo sempre demonstrado uma profunda preocupação com o impacto social da ciência. Em 2021, foi agraciado com a Medalha de Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
______________________________________________________________
Teresa de Sousa (1951) iniciou a sua carreira como jornalista em 1977, sendo hoje reconhecida pelo seu trabalho em matéria de assuntos europeus e internacionais. Trabalhou em diversos órgãos de comunicação social e integrou, em junho de 1989, a equipa fundadora do Público como redatora principal. Nessa qualidade, cobriu processos políticos marcantes da História como a reunificação alemã, o golpe de 1991 em Moscovo, as eleições norte-americanas de 1992 que elegeram Bill Clinton e a primeira Guerra do Golfo. Biografou Mário Soares e publicou vários livros sobre temáticas europeias. Entre vários prémios e distinções, foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique por Jorge Sampaio e com o Prémio “Cidadania Europeia”, concedido pelo Parlamento Europeu. Atualmente, é colunista do Público, onde assina uma newsletter e um podcast semanais sobre política internacional. Ao longo da sua carreira deu um contributo fundamental para o conhecimento das principais dinâmicas políticas da Europa e do mundo, sendo considerada uma das mais prestigiadas jornalistas portuguesas.
______________________________________________________________
Isabel Furtado nasceu em 1961 em Vila Nova de Famalicão. É CEO da TMG Automotive, uma empresa familiar que nasce pelas mãos do seu avô, mas que hoje chega à China e aos EUA, tendo-se tornado líder europeia na produção de interiores para a indústria automóvel. Atualmente, é também presidente do Conselho de Administração da Casa da Música. Ao longo do seu percurso profissional recebeu inúmeras distinções, incluindo a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2022) e o grau de Comendadora de Mérito Industrial (2014). Além da carreira notável, mantém um compromisso profundo com questões sociais e ambientais, defendendo a implementação de práticas sustentáveis e estimulando a inovação industrial. É uma das figuras mais proeminentes da indústria têxtil e automóvel em Portugal.
______________________________________________________________