A atividade "RiVER: Outros olhares sobre a cidade" é dinamizada por investigadores do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).
O projeto itinerante Ri-Ver: outros olhares sobre a cidade, é um observatório artístico e etnográfico das transformações urbanas baseado na centralidade do rio e da natureza. O projeto propõe a criação de um glossário improvável, imaginando que nós somos o rio, através da experimentação em várias linguagens artísticas no cruzamento com a antropologia urbana. Ri/VER significa rio, mas também re-ver, rever, ver de um ângulo diferente. A ideia central do projeto é que pensar através do rio altera as compreensões antropocêntricas e centradas no curto prazo, permitindo-nos assim mudar as conversas estagnadas e compreender as transformações conflituosas das nossas cidades através da imaginação artística. Como é que as paisagens emocionais, políticas, económicas e sociais mudam se colocarmos o rio no centro delas? Este quadro conceitual é a base da pesquisa e experimentação artística que se realiza através do dispositivo do glossário multimodal, imaginario e situado.
A oficina proposta aplica este exercício simples mas revelador para suscitar uma reflexão sobre questões do contexto urbano. Através da cocriação de um glossário multimodal sobre a relação rio-cidade, experimenta com a imaginação de subjetividades e interpretações que não separam a natureza e seres humanos a nível conceptual.