Eventos

Conferência Internacional
Parentalidade Compartilhada na Prática: Desafios e Oportunidades
03
dezembro
08.00
06
dezembro
17.30
Local
Universidade de Lisboa e Iscte
A Sétima Conferência Internacional sobre Parentalidade Compartilhada (ICSP) será realizada em Lisboa, de 3 a 6 de dezembro de 2025, na Universidade de Lisboa.

Especialistas na área da parentalidade partilhada e outras questões relacionadas com a família, representando as ciências académicas, as profissões jurídicas e familiares, e a sociedade civil, são convidados a apresentar os seus resultados de investigação, relatos de práticas profissionais e exemplos de melhores práticas e impacto neste evento internacional e interdisciplinar e conferência interprofissional. 

Parentalidade Compartilhada na Prática: Desafios e Oportunidades

Desde a formação do ICSP em 2014, tem havido um consenso crescente a nível mundial de que a parentalidade partilhada, onde as crianças alternam a sua vida doméstica entre os agregados familiares, representa não apenas um modelo viável de vida familiar para crianças e jovens, mas na maioria dos casos o modelo mais viável. Resultado desejável para eles quando os pais não moram juntos. No entanto, a forma como a parentalidade partilhada é implementada e a medida em que é compreendida e apoiada na prática varia enormemente de país para país e entre jurisdições. Isto deve-se sobretudo às diferentes formas como a parentalidade partilhada pode ser vista, dependendo se é considerada uma decisão judicial, uma prática familiar, um quadro administrativo, um discurso, uma aspiração, uma ideologia ou uma ferramenta política. A isto também poderíamos acrescentar um imperativo psicológico ou emocional.

Os organizadores da conferência procuram contribuições que ajudem a desvendar e abordar os desafios e oportunidades que surgem para a parentalidade partilhada na prática, a partir e através destas diferentes lentes. Estamos particularmente interessados ​​em ouvir potenciais contribuidores do Brasil e da América do Sul em geral, onde a parentalidade partilhada ganhou destaque nos últimos anos, levantando desafios e oportunidades em igual medida. Como uma potência da América Latina, os impulsionadores legais, sociais e culturais que cercam todos os aspetos da parentalidade partilhada na prática no Brasil podem fornecer um barómetro útil de mudança e transformação não apenas nas Américas, mas em todo o sul global em geral. 

A conferência será realizada presencialmente na Universidade de Lisboa, com opção de adesão virtual para quem não puder comparecer fisicamente.

A inscrição é gratuida para os professores do Iscte, caso pretenda inscrever-se deve selecionar a opção VIP, no momento da sua inscrição: https://lisbon-2025.org/registration/ 
Voltar ao topo