Eventos

Conferência[V Jornadas Pedagógicas da Escola de Ciências Sociais e Humanas]
Os Movimentos Empáticos Dialógicos como Resposta Fundamental ao Apelo Vocativo Humano: uma leitura a partir de Martin Buber
04
abril
2019
Local
Auditório 1NE03 - JJ Laginha
Piso 1
Edifício Sedas Nunes
ISCTE-IUL

No que concerne ao trabalho a desenvolver nesta Workshop, procuraremos demonstrar o modo como a noção de «Palavra(s) Geradora(s)», decalcada de Paulo Freire, convoca invariavelmente dinâmicas saudáveis de relações pedagógicas, promotoras do microcosmos comunitário, o ‘nós’, e como a sua bivalência estabelece a necessidade de uma co-apropiação recíproca de referenciais ontológicos e éticos, quadros semânticos ou horizontes de sentido que vão muito além da questão ensino-aprendizagem, afirmando, antes de mais, um compromisso fundamental de crença no humano, no sentido do seu «ser [e poder vir a ser] mais» como âmbito propedêutico do alcance do projeto de cada um: o seu querer ser, a sua utopia, o seu “inédito viável”, aqui também nas palavras do pedagogo que nos ocupa.
Destarte, precisamente para provar esta bivalência e demonstrar que a partir de um compromisso humano se pode edificar um sentido pedagógico mais amplo para cada um dos seus consignatários e, ainda, na senda da “fecundidade pedagógica do não saber” ou do distanciamento da soberba de se julgar exclusivo sabedor, estabeleceremos como ponto de partida ‘qualquer coisa’ sobre a qual nada saibamos, ou seja, será precisamente «qualquer coisa» o tema desta nossa sessão.
Ao contributo ou tributo empático de cada um pretende-se que se aportem outros contributos e, no fim, após a aplicação da ferramenta Working@emotions o grupo (com) afirmará a sua agenda implícita, palavra geradora e, desejavelmente, a sua definição, até então oculta sob o manto «qualquer coisa» e que assim já não se deixará confundir, posto que se encontrará desvelada e inscrita em cada um dos participantes…comunitariamente e pedagogicamente definida e livre de reduções implícitas pelo ser privado de cada um.

A entrada da conferência  Os Movimentos Empáticos Dialógicos como Resposta Fundamental ao Apelo Vocativo Humano: uma leitura a partir de Martin Buber. é livre mas sujeita à lotação  do auditório

O workshop Working@emotions: A Inteligência Emocional Aplicada à Pedagogia,que se realiza pelas 15.00, destina-se a todos os professores, investigadores e alunos na Escola de Ciências Sociais e Humanas, é gratuito e sujeito a inscrição prévia,

Orador(a)
Voltar ao topo