Eventos

Conferência
A Catalunha e o Direito à Autodeterminação
29
março
2019
Local
Auditório B2.03 - Ferreira de Almeida
Piso 2
Edifício II
ISCTE-IUL

Na sexta-feira o presidente da Catalunha virá a Lisboa para falar no ISCTE-IUL sobre o direito da Catalunha escolher o seu futuro. Sob a moderação de André Freire, terá como interlocutores José Pacheco Pereira e Filipe Vasconcelos Romão. A plateia poderá fazer perguntas.

O presidente do governo da Catalunha, Quim Torra, será o orador convidado da conferência “A Catalunha e o Direito à Autodeterminação – Uma Perspetiva Internacional”, que irá decorrer no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa na próxima sexta-feira, 29 de março, 18h-20h, sala B203.

Organizado pelo Doutoramento e Mestrado em Ciência Política, bem como pelo Mestrado em Estudos Internacionais, em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do ISCTE, a conferência tem como questão central o direito da Catalunha decidir sobre o seu futuro: num estado multinacional como é a Espanha, as minorias territoriais têm, ou não, o direito de decidir democraticamente se querem ser independentes?

Para além da intervenção de Quim Torras, a conferência terá como arguentes o historiador e político José Pacheco Pereira, que tem uma simpatia pública pela causa catalã, e Filipe Vasconcelos Romão, investigador na área da política internacional no ISCTE-IUL e autor do livro “Espanha e Catalunha. Choque de Nacionalismos” (2017). O morador será André Freire, docente e investigador no ISCTE-IUL e o principal responsável pela organização deste evento.

“A conferência inscreve-se no princípio que o ISCTE tem de discutir os principais temas do nosso tempo – e de o fazer com total abertura e pluralismo”, afirma André Freire. “Não só procurámos colocar à frente do presidente da Catalunha pessoas que o irão questionar sobre as suas posições, e colocar-lhes algumas questões fundamentais, como o senhor Quim Torras está na disposição de responder a perguntas feitas pela plateia”.

Esta conferência ocorre numa altura em que estão a ser julgados em Madrid, no Supremo Tribunal Espanhol, 12 líderes políticos e sociais Catalães, acusados de sedição, rebelião e desvio de fundos, pela organização do referendo à independência em outubro de 2017. E quando o anterior presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, continua exilado com alguns outros políticos independentistas.

“Em 2016 recebemos no ISCTE, para nos falar sobre ‘A situação política na Catalunha’, o então conselheiro catalão para as relações internacionais, Raul Romeva, que atualmente se encontra preso e em julgamento”, afirma André Freire. “Agora será o presidente Quim Torra a falar-nos sobre o direito da Catalunha à autodeterminação: o problema catalão é um problema eminentemente político, e não tanto um problema jurídico e criminal, pelo que a ciência política do ISCTE-IUL pretende – em condições de total pluralidade – ouvir os protagonistas deste debate e, também, os que se quiserem pronunciar sobre ele”.

Orador(a)
Comentadores
Moderador(a)
Voltar ao topo