Eventos

Tertúlia[Ciclo Tertúlias “A falar é que a gente se entende”]
Agora temos turistas a mais?
30
janeiro
2018
Local
Auditório Afonso de Barros
Piso 1
Ala Autónoma
ISCTE-IUL

A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, uma vez que se trata de uma área com grande potencial de crescimento e constitui cerca de 10% da atividade económica mundial.

Encerramos o ano de 2017 em que o tema do turismo e da cidade de Lisboa, em particular, esteve em destaque por motivos diversos a nível mundial. Lisboa, bem como outras cidades e regiões de Portugal, aparece extensamente citada como ‘place to be’, sendo recomendada internacionalmente. Isto trouxe consigo problemas associados ao crescimento exponencial da procura e à correspondente capacidade de resposta.

O turismo, além das questões associadas à economia, suscita a discussão em áreas como a mobilidade e transportes, a habitação, os usos da cidade pela população (local e externa), recursos culturais e sociais, e de igual forma faz-nos questionar a sustentabilidade desta atividade e dos recursos disponíveis. Como é vivido o turismo e que respostas temos, efetivamente, para continuar a manter ou mesmo aumentar os fluxos turísticos, que aos poucos vão deixando de ser sazonais?

Oradores
Moderador(a)
Voltar ao topo