Eventos

Summer School
Populações sul-asiáticas em Portugal: Instituições e Integração
10
setembro
2017
22
setembro
2017
Local
Campus ISCTE-IUL

Apresentação
Apesar de um grande número de comunidades de origem asiática em Portugal possuir uma longa ligação com os contextos sociais e culturais portuguesas, em virtude dos seus contactos históricos longos entre ambos, uma fração desta população revela dificuldades de integração na sociedade portuguesa, particularmente ao nível do contacto com as instituições.

Este curso pretende aprofundar o conhecimento acerca destas comunidades junto de profissionais que contactam diariamente com elas, no sentido de promover a sua integração e facilitar possíveis bloqueios que a falta de tradução, não só linguística, mas também cultural possa gerar.

Neste sentido, pretende-se que o curso permita também identificar problemas e procurar as respetivas soluções para que estas possam ser integradas nos planos de mediação intercultural, apresentando assim um trabalho de articulação entre a produção de conhecimento académico e políticas públicas.

Público-alvo
Este programa dirige-se a profissionais das áreas da saúde, da educação, técnicos administrativos, a profissionais ligados à esfera das migrações, e estudantes do ensino superior.


Inscrições
Inscreva-se através do formulário de inscrição até 11 de setembro de 2017.

Valor da Inscrição
100€ (público em geral)
75€ (comunidade CRIA, ISCTE-IUL e estudantes)


Objetivos

  • Apresentar as diferentes comunidades sul asiáticas presentes em Portugal, com ênfase na sua diversidade geográfica, cultural, religiosa social;
  • Promover a disseminação do conhecimento académico sobre estas populações entre as instituições e os profissionais que lidam diretamente com elas,
  • Identificar problemas que impeçam a integração destas populações, de forma que possam ser tidos em conta pelos mediadores interculturais;
  • Promover a integração institucional das populações sul-asiáticas em Portugal.

 
Programa
O presente curso pretende, por um lado, contextualizar as especificidades culturais dos vários grupos que compõem as populações sul-asiáticas em Portugal, e por outro, identificar os principais obstáculos à sua integração, colocando o conhecimento académico ao serviço das políticas públicas. Assim, ao longo das cinco sessões, vários temas serão explorados, de acordo com esta articulação, por docentes especialistas em migrações, provenientes de diferentes áreas: antropologia, psicologia social e enfermagem.

Sessão 1: As populações sul asiáticas em Portugal: trajetos migratórios e diversidade cultural (Inês Lourenço)
Sessão 2: Habitação, redes informais e integração institucional: o caso dos Hindus-Gujaratis (Rita Ávila Cachado)
Sessão 3: Islão, cidadania e subjetividades: o caso da migração do Bangladesh em Lisboa (José Mapril)
Sessão 4: Comunidades islâmicas sul-asiáticas: padrões de género e transformações geracionais (Faranaz Keshavjee)
Sessão 5: Saúde, práticas e crenças : a medicina oriental e a medicina convencional em contexto de migração (Ivete Monteiro)
 
Coordenação: Inês Lourenço (CRIA/ISCTE-IUL)

Docentes: Rita Cachado (CIES-IUL), José Mapril (CRIA/NOVA FCSH), Faranaz Keshavjee (CEI-IUL), Ivete Monteiro (Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE; CEMRI, Universidade Aberta)

Organização
CRIA - Centro em Rede de investigação em Antropologia
ISCTE-IUL

Voltar ao topo