ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Workshop

Vamos (Re)conectar Pessoas e Rios!

26
set
2025
schedule 20:30 - 23:59
location_on Corredor Galeria Nascente, piso 0, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)

A atividade "Vamos (Re)conectar Pessoas e Rios!", dinamizada por investigadoras do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), resulta no âmbito do projeto "Rios Livres" em parceria com o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET-Iscte).

Teremos duas atividades a decorrer em paralelo, tendo em vista públicos diferentes: Atividade 1 (crianças): A) Puzzle gigante com as bacias hidrográficas, rios e grandes barragens em Portugal (10min); B) Jogo Guardiões do Rio e do Ambiente: esta atividade consiste numa série de perguntas de escolha múltipla sobre rios e questões ecológicas relacionadas com a proteção do ambiente. No final, os/as participantes recebem um brinde numa "cerimónia oficial" de investidura do título Guardiões dos Rios e do Ambiente (20min). Atividade 2 (adultos): A) Quizz sobre a importância da conectividade fluvial para os ecossistemas, e do envolvimento das comunidades em processos de restauro fluvial. O quizz incluirá diferentes tipos de perguntas e atividades (15min). B) vídeo informativo sobre o projeto Rios Livres e os seus objetivos (5minutos). C) atividades finais (10 minutos) - Correio dos Rios – participantes podem eleger um rio e escrever-lhe uma carta; - Mapa das Barreiras Obsoletas - “E você? Consegue lembrar-se de alguma barreira que possa ser obsoleta, em Portugal Onde?”.

Reconectar

Organizações