ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Summer School

Moytirra 2017 - Sketch Design for Deep-Sea Mining Labour's Housing

02
set
2017
06
set
2017
location_on Universidade dos Açores

O DINÂMIA’CET-IUL, organiza a Escola de Verão na Ilha de São Miguel – “Moytirra 2017, Sketch design for deep-sea mining labour's housing”. Esta incluirá Master-Classes, sessões de estúdio e visitas de estudo, lideradas por docentes e Investigadores do ISCTE-IUL e Universidade dos Açores (Portugal), Northeastern e Dartmouth College (EUA), Universidade do Kuwait (Kuwait) e Universidade de Waterloo (Canadá), contando ainda com o apoio de ateliers locais. Os resultados finais dos 5 dias de workshop serão apresentados e discutidos com a comunidade local no último dia da formação.

Esta escola de verão surge na sequência da descoberta de uma reserva subaquática de minerais a 1000 milhas da costa de Rabo de Peixe - Moytirra – e dos recentes acontecimentos e polémicas em torno da possibilidade do governo português autorizar a exploração destes recursos, em troca de contrapartidas económicas. Esta perspectiva coloca as ilhas açorianas no centro de potenciais transformações económicas e sociais, com impactos paisagísticos, urbanos e arquitectónicos que se pretendem agora antecipar e debater, através do planeamento e desenvolvimento de um cenário de emergência habitacional para a comunidade piscatória local.

O workshop irá decorrer nas Instalações da Universidade dos Açores e do Centro de Arte Contemporânea da Ribeira Grande, projectos de alguns dos mais prestigiados arquitectos portugueses contemporâneos, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2017. Num cenário de beleza incomparável, e num ambiente trans-disciplinar e trans-nacional privilegiado, propícios a importantes experiências pedagógicas, espera-se ainda poder contribuir com um corpo de investigação relevante não só para a sociedade açoriana, como para um debate mais alargado sobre o tema.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Julho. Para mais informações, visitar o site da Summer School.