ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close
Ciclo de Conferências

IV Jornadas da Escola de Ciências Sociais e Humanas

22
fev
2017
schedule 10:00 - 16:45
location_on Sala AA.340 (Ala Autónoma, 3º piso)

Tema das Jornadas: Sucesso escolar no 2º ciclo


O sucesso escolar no 2º ciclo, sobretudo no que concerne a conclusão e defesa da Dissertação ou Trabalho de Projeto, constitui uma questão prioritária e estratégica para o ISCTE-IUL no seu conjunto e, em particular, para a ECSH. As IV Jornadas da ECSH serão dedicadas à discussão e reflexão acerca deste tema absolutamente crucial para a própria sustentabilidade da Escola, dado o peso que a formação de 2º ciclo tem na respetiva oferta de ensino. À semelhança de edições anteriores, estas Jornadas estão organizadas de molde a proporcionar aos/às participantes espaços de discussão, reflexão e troca de experiências sobre as suas práticas pedagógicas – neste caso focadas no trabalho de orientação e acompanhamento de Dissertações e Trabalhos de Projeto. Os resultados das sessões serão divulgados em formato a definir (por exemplo, em forma de Manual de Boas Práticas e/ou Recomendações).


Destinatários: Docentes e investigadores da ECSH, sendo destinatários preferenciais: Diretores(as) de curso; Docentes que coordenam UC de 2º ano de mestrado cujo objetivo é acompanharem a elaboração do Projeto de pesquisa e escrita da Dissertação; docentes e investigadores com orientações de mestrado em curso.


Organização: Filipe Reis; Cecília Aguiar; Maria de Fátima Ferreiro (direção da ECSH); Susana Carvalhosa (Coordenadora do Grupo de Promoção do Sucesso Escolar).



PROGRAMA

10h
Abertura das Jornadas da ECSH pela Comissão Organizadora


10h30 - 13h
ORIENTAR – Sessão sobre experiências de sucesso e insucesso na orientação de Dissertações e Trabalhos de Projeto.


13h
Pausa para almoço


14h - 16h30
ACOMPANHAR - Sessão sobre experiências de coordenação e lecionação de UC’s do 2º ano que têm como objetivo central acompanhar e avaliar o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e da escrita de Dissertação ou Relatório de Projeto


16h45
Sessão pública de apresentação de resultados do projeto sobre sucesso escolar no 2.º ciclo (em curso) a cargo de Isabel Correia, Sara Ramos, Madalena Ramos e Cecília Aguiar.