ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Poderá a arte ajudar a conceber uma vivência sénior com mais qualidade de vida? Como criar experiências digitais mais humanizadas e inclusivas? E pode a inteligência artificial generativa ser um catalisador para representar e evocar memórias, sonhos e novos imaginários? Através de uma perspetiva centrada no ser humano, estas questões foram investigadas por uma equipa interdisciplinar onde se cruzaram competências e conhecimentos numa série de oficinas de desenho, dança, olfato e música, permitindo um espaço de observação e co-criação de arte digital com seniores da Casa do Artista.
Foram desenvolvidas experiências que permitiram pessoas com mais de 75 anos a criação de música e visuais generativos através do simples movimento das mãos ou a recriação de memórias passadas através de imagens geradas por IA. Exercícios que podem contribuir para o estímulo cognitivo, motor e social das pessoas séniores.
No Teatro Armando Cortez, em Lisboa, serão apresentados uma série de pequenos filmes que documentam este processo criativo com a presença dos mentores das oficinas. O evento conclui com uma discussão sobre o impacto do projeto, moderada por Sara Ramos, do Iscte, e pela curadora Joana Seguro, com a equipa técnica da Casa do Artista. “O Ato Ciênsivel” é um projeto piloto, experimental e inovador em estreia mundial. Este é um convite que se estende ao público em geral e, ainda, artistas, investigadores, profissionais de saúde, familiares e amigos dos residentes, para celebrarmos um diálogo onde todos possam contribuir!
PROGRAMA:
Teatro Armando Cortez - Lisboa | Entrada Livre
Ficha Técnica e Artística: Rudolfo Quintas, Direcção Artística; Hugo Marmelada, Coreógrafo e Bailarino; Aya Koretzky Realizadora; Joan Sandoval, Programador Criativo; Nahuel Gerth, Programador Criativo; Eduardo Coutinho, Professor e Investigador em Psicologia da Música no AM Lab, Universidade de Liverpool; Mickey Bryan, Compositor e Investigador em Composição Musical para Idosos no AM Lab, Universidade de Liverpool; Joana Reais, Cantora e Investigadora; Daphné Bugey, Perfumista; Johannes Stelzer e Niklas Fricke, Investigadores de AI & Digital Therapeutics, Champalimaud Centre for the Unknown; Susana Venâncio, Investigadora.
Acolhimento Casa do Artista: Joana Figueiredo, Diretora de Serviços; Ricardo Madeira, Animador Sociocultural; Nuno Antunes, Psicólogo; Ana Sécio, Coordenadora de Comunicação; Pedro Miranda, Gestor dos Equipamentos Culturais.
Acompanhamento e observação externa: Mirian Tavares, Professora e Investigadora em Artes e Comunicação, CIAC/UAlg; Sara Ramos, Professora e Investigadora em Psicologia do Envelhecimento e do Trabalho, Dinâmica’CET-Iscte; Rafael Ribeiro, investigador;
Produção de: Challenge Silence
Um projeto de: Studio Rudolfo Quintas www.rudolfoquintas.com