O Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas foi criado em 2010, reunindo as áreas científicas de Ciência Política, Estudos Africanos, Geografia Humana, Políticas Públicas e Serviço Social e reúne um corpo docente qualificado de 17 professores doutorados, num total de 21 docentes.
O Departamento de Métodos de Pesquisa Social abrange três áreas científicas: Métodos de Pesquisa Social, Estatística e Análise de Dados aplicada às Ciências Sociais e Demografia. O corpo docente é na sua maioria constituído por sociólogos com larga experiência de docência e de investigação, reflectida numa relevante publicação científica nacional e internacional.
O Departamento de Sociologia, com mais de 40 docentes, assegura a coordenação científica da Licenciatura em Sociologia, de nove mestrados, um em Sociologia e oito em estudos sociais especializados de ciência, comunicação, educação, família, migrações, trabalho e saúde. bem como do doutoramento em Sociologia e de cerca de uma dezena de pós-graduações.