Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH)

Mensagem da DiretoraVer mais

Formar pessoas que estejam à altura dos enormes desafios societais -  em especial os da sociedade portuguesa – com os quais estamos hoje confrontados.

Somos ECSH
Margarida Moz Licenciatura em Antropologia
Quando escolhi estudar antropologia achava que seria uma forma de viajar pelo mundo mesmo sem sair da sala. A viagem acabou por ser mais interior – não se pode ver o mundo sem nos vermos a nós, primeiro; os outros, depois. Então, sim, partimos. No final do curso já sabia que quando se aprende a ver para além do óbvio vê-se com outro envolvimento, com outra liberdade. E porque o mundo não pára de mudar, a curiosidade nunca acaba. O fim do curso é o início da antropologia: não importa o que fazemos dela; se quisermos, ela continua lá. E viaja-se sempre.
Departamentos

Departamento de Antropologia

Fundado em 1982, o Departamento de Antropologia é uma referência destacada no ensino e na investigação em Antropologia em Portugal, oferecendo formação nos três graus superiores com uma Licenciatura em Antropologia, cursos de Pós-graduação, um curso de Mestrado com vários ramos de especialização e dois Programas de Doutoramento.

Departamento de Economia Política

O Departamento de Economia Política privilegia uma atenção contínua aos desafios colocados pela realidade económica contemporânea a nível nacional, europeu e global e promove a articulação contínua entre a produção de conhecimento e o ensino. A centralidade da relação entre as questões económicas e jurídicas nas sociedades contemporâneas constitui um elemento central da sua identidade.

Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Com uma tradição de mais de 45 anos no ISCTE, o Departamento de Psicologia Social e das Organizações é reconhecido como um local de excelência na formação, investigação e intervenção em Psicologia.

Unidades de Investigação

DINAMIACET-IUL

Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA/CET-IUL)

O DINÂMIA'CET-IUL tem como principal objectivo desenvolver investigação e estudos sobre os processos de mudança social, económica e territorial, numa perspectiva interdisciplinar, comparada e em contexto europeu e internacional. 

CIS-IUL

Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL)

CIS-IUL é o centro de investigação com maior concentração de psicólogos sociais em Portugal e uma das mais elevadas da Europa.

CRIA-IUL

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, pólo do ISCTE-IUL (CRIA-IUL)

O CRIA é uma unidade interuniversitária que existe desde 2007 como unidade de I&D da FCT e foi classificada com Muito Bom nas avaliações internacionais de Unidades de I&D de 2007 e 2013.

Voltar ao topo