Docentes

Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática. Efectuou um mestrado em psicologia social, estudou bioética e doutorou-se em psicologia social com uma tese sobre a morte, o suicídio e a música na adolescência. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde lecciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, a associação A Nossa Âncora, a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-IUL, o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em projectos que versam temáticas como a morte, a vida, o suicídio, os sentimentos, o corpo, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas ou as redes sociais, visando contribuir, nalgum sentido, para a participação cívica e a mudança social, a educação (em particular na infância e na adolescência), a importância dos cuidados de saúde, a prevenção do suicídio, bem como para a informática aplicada, o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, em diferentes contextos - académicos, escolares e cientíticos. Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. É também autor de diversos trabalhos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras. É igualmente autor de alguns livros, como: Olhar Interior (1999), SobreViver (2001), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), O Desafio da Vida (2011), Vigilante Silencioso (2013), Demanda (2014)(abiliooliveira.weebly.com). Acima de tudo, tem uma profunda reverência e amor pela Vida.
Adolfo Cartaxo nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 1985. Obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. A tese de doutoramento tratou da optimização do circuito de sincronismo em comunicações ópticas com detecção directa. Em Fevereiro de 2005, obteve a Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. Em 1985, entrou para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST como Assistente Estagiário. Em 1992, passou a Professor Auxiliar e foi promovido a Professor Associado em Janeiro de 2002. Em Setembro de 2016, entrou para o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa como Professor Catedrático. Ao longo destes anos, leccionou e foi responsável de várias disciplinas de Telecomunicações, tendo redigido apresentações e / ou textos pedagógicos para a maior parte das disciplinas de que foi responsável. Foi orientador de 9 dissertações de Mestrado pré-Bolonha (das quais duas em co-orientação), 31 dissertações de Mestrado pós-Bolonha (das quais quinze em co-orientação) e 10 teses de Doutoramento já concluídas (das quais quatro em co-orientação), e é actualmente orientador de 3 teses de Doutoramento (em co-orientação) e de 1 dissertação de Mestrado (em co-orientação). Em 1993, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior e, desde Janeiro de 2002, membro da Comissão Coordenadora Nacional da Área de CO. Foi investigador responsável pela participação do IST ou pólo de Lisboa do IT em nove projectos europeus de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Foi investigador responsável por seis projectos nacionais, e três projectos internos do IT. Foi investigador responsável pela participação do IST-IT em dois projectos de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Tem sido auditor e avaliador técnico de projectos dos programas europeus "Advanced Communications Technologies and Services: european RTD" e "Information Society Technologies". Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: Optics Express, IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IEEE Transactions on Communications e IEEE Photonics Journal. É membro sénior da IEEE Laser and Electro-Optics Society desde Novembro de 2002. É autor ou co-autor de mais de 110 artigos em revistas científicas internacionais (15 como primeiro autor) e mais de 160 comunicações em conferências internacionais. É co-autor de duas patentes. Os seus principais interesses de investigação são sistemas e redes de telecomunicações por fibra óptica.
Adriano Lopes é doutorado em Informática pela Universidade de Leeds, Reino Unido e Investigador no ISTAR-Instituto Universitário de Lisboa. Anteriormente, foi Professor Auxiliar no Departamento de Informática da FCT-Universidade Nova de Lisboa e no Departamento de Matemática da FCT-Universidade de Coimbra, tendo exercido também funções docentes no Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Autónoma de Lisboa e Academia da Força Aérea. Exerceu também funções de gestão de equipas de desenvolvimento numa empresa de Tecnologias de Informação. Foi responsável e lecionou, entre outras, disciplinas de Introdução à Programação, Programação Orientada por Objetos, Computação Gráfica e Interfaces, Algoritmos e Estruturas de Dados, Teoria da Computação e Sistemas Multimédia. Como investigador, foi membro no CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra) e posteriormente no CITI (Centro de Informática e Tecnologias da Informação) da FCT/UNL. Participou e orientou trabalhos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, alguns dos quais relacionados com dissertações de mestrado e de doutoramento.
Américo Correia foi Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL de Junho de 2010 a Junho de 2013
Catarina Cruz obteve o grau de Licenciada e Mestre em engenharia de telecomunicações e informática pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) em 2009 e 2011, respectivamente. Terminou, em 2018, o doutoramento em engenharia electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Desde 2011 que se tornou investigadora no Instituto de Telecomunicações, sendo o seu trabalho focado no desenvolvimento de antenas para comunicações wireless. Os actuais interesses de investigação são nas áreas de antenas para identificação por radio-frequência, antenas dieléctricas para aplicações em ondas milimétricas, antenas e propagação para sistemas de comunicação e lentes. Catarina Cruz é ainda professor Assistente convidada no Departamento de ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL e professora na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
Ana Maria de Almeida possui uma forte formação em Computação, Algoritmia e Investigação Operacional, com especialização em Modelação e Optimização. Outras palavras chave que descrevem as suas competências são: especificação, extração e reconhecimento de padrões, construção de modelos de interpretação e de apoio à decisão, análise e processamento de sinal. Participou em estudos e projetos internacionais e nacionais de Modelação de Transportes e Mobilidade, com especialização em ambientes urbanos e logística, em especial a caracterização de perfis de mobilidade e sua utilidade para planeamento e gestão urbanos. Tem especial interesse em estratégias evolutivas para problemas multicritério, bem como construção de modelos preditivos para aplicações reais.
Obteve o doutoramento (2009) sob a orientação de Kai Koskimies (Tampere University of Technology) e Antónia Lopes (Universidade de Lisboa) na área de frameworks orientadas por objetos e linhas de produto de software. Atualmente desenvolve a atividade de investigação em dois eixos principais: - Componentes de software e usabilidade de APIs: formas automatizadas de compor e integrar componentes de software (linhas de produto); ferramentas de apoio à utilização e aprendizagem de APIs. - Pedagogia da programação: ferramentas pedagógicas para auxílio no processo ensino-aprendizagem da programação (AguiaJ, PandionJ); sistemas de avaliação automática. Investigador visitante na Carnegie Mellon University (2014) ao abrigo do programa CMU-Portugal, trabalhando com Brad A. Myers. Membro da comissão de programa das conferências Koli Calling International Conference on Computing Education Research (2017-2019) e INFORUM/SOFT-PT (2017-2019).
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-IUL. Atualmente é Professor Auxiliar do ISCTE-IUL do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde é Diretor e elemento da respetiva Comissão Científica, e investigador do ISTAR-IUL (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). É ainda Diretor do curso de Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação. Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Carlos Coutinho é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, e é o CEO e Responsável de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A. em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no ISCTE-IUL, onde também faz investigação no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE). Tem mais de quinze anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem cinco publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de vinte publicações em conferências internacionais com revisão, e faz parte do comité científico de quatro revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e dois MSc. Tem o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de vinte anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET e vf-OS (H2020), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Nasceu em Lisboa em 1973. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL, em 1997. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação, em 2004. Doutoramento em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, na Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona), em 2008. Desde 2008 que é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que leciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based, Gestão de Projetos de TIC e Empreendedorismo. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que faz parte da ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas mesmas áreas de investigação. Investigador associado do DMAG – Distributed Multimedia Applications Group (UPC, Espanha). Desde 1996, que tem vindo a participar em múltiplos projetos nacionais e internacionais financiados pela FCT, União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações científicas em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projeto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP. Membro da OWASP (Open Web Applications Security Project) e membro do capítulo português (desde 2007) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projetos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Empreendedor em startups na área das TIC.
Carlos J. Costa é Professor Associado no ISEG (Lisbon School of Economics and Management), Universidade de Lisboa, desde Setembro de 2017. Carlos é membro da IEEE e ACM. É ainda chair da EuroSIGDOC/ACM. Foi presidente da comissão científica de conferencias patrocinadas pela ACM e EuroSIGDOC/ACM. Carlos é doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, no ramo de Sistemas de Informação e Bases de Dados pelo ISCTE, é mestre em Ciências de Gestão pela mesmam universidade e licenciado em A.G.E. pela Universidade Católica Portuguesa. Os seus interesses de investigação incluem Teoria de Sistemas de Informação, especialmente na vertente de adoção de Sistemas de Informação, ERP e Open Source.
Caroline Conti was graduated in Electrical Engineering by University of São Paulo, Brazil, in 2010, and received her PhD degree in Information Science and Technology by ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), in June of 2017. She is currently a Postdoctoral Researcher at Instituto de Telecomunicações (IT), and also an Invited Assistant Professor at the Department of Information Science and Technology of ISCTE-IUL. Caroline has been working in the area of light field visual media, making her major contributions to the area of light field content processing, representation, and coding. This was also the subject of her PhD Thesis entitled Efficient Solutions for Light Field Coding. She has more than 8 years of research experience in Portugal and, for this period, she has been participating in many national and international research projects addressing immersive multimedia technologies, where she has actively collaborated with experts from academia and industry in this field. More significantly, she has participated in the European Commission’s project 3D VIVANT (Live Immerse Video-Audio Interactive Multimedia) and has been a research intern at the light field display company Holografika Kft., in Budapest, Hungary. Previous work experience also includes working as a research assistant at IT, and as a lecturer for different courses in Telecommunications and Computer Engineering degrees at ISCTE-IUL. She has also been a member of Organizing Committees of international conferences, more recently, in the International Conference on Quality of Multimedia Experience (QoMEX) in 2016. Overall, she has contributed more than 20 publications in high Impact Factor journals and in renowned international conferences. She is also author of four book chapters published by Springer. According to Google Scholar, her published work has had more than 350 citations since 2014. Additionally, she has secured many competitive scholarships, including the FCT Stimulus of Scientific Employment 2017 program, in which she ranked in the first place in the Junior Researcher category with maximum score of 10. She has also been recognized with many awards/distinctions in national and international conferences and competitions. More significantly, in 2017, she won the 27th edition of the IBM Scientific Prize, which is arguably the most prestigious prize in Computer Science and related fields of Engineering in Portugal.
Fernando Brito e Abreu é doutorado em Engenharia Informática pelo IST/UTL e professor associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, onde dirige o Mestrado em Informática e Gestão (MIG), sendo membro do Concelho Científico do ISCTE-IUL em representação da Unidade de Investigação ISTAR-IUL. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Informática da FCT/UNL, tendo exercido também funções docentes no ISEGI/UNL (atualmente NOVA IMS), IST/UTL, ISEG/UTL e na Academia da Força Aérea. Foi ainda professor convidado do Département Informatique da École des Mines de Nantes durante uma década, no âmbito do mestrado europeu EMOOSE. Nessas universidades foi / tem sido responsável e lecionado disciplinas de 1º ciclo (Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Programação Orientada a Objetos, Introdução à Programação), 2º ciclo (Arquiteturas de Software, Desenho de Software Orientado a Objetos, Qualidade do Produto e do Processo, Metodologias de Investigação) e 3º ciclo (Engenharia de Software Experimental). Foram concluídas, ou estão em fase de conclusão, cerca de 30 dissertações (incluindo 7 doutoramentos) sobre sua orientação. Foi investigador no Grupo de Engenharia de Software do INESC Lisboa, no centro de investigação CITI (Centro de Informática e Tecnologias da Informação) da FCT/UNL e posteriormente foi um dos fundadores da unidade de investigação ISTAR-IUL no ISCTE-IUL, onde criou e liderou o grupo de Software Systems Engineering, em que permanece atualmente. Promoveu a celebração de vários protocolos de investigação aplicada / transferência de tecnologia e/ou colaboração entre: (i) INESC e Marinha Portuguesa, (ii) CS/03 e itSMF Portugal, (iii) NAV EPE e FCT/UNL, (iv) SINFIC e FCT/UNL, (v) Turismo de Portugal e ISCTE-IUL e (vi) GEOTA e ISCTE-IUL. Para além de projetos financiados e desenvolvidos no âmbito desses protocolos, tem coordenado equipas de investigação em vários projetos científicos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e outros projetos de extensão universitária, como por exemplo com os Correios de Portugal, a Portugal Telecom ou a Assembleia da República. Produziu perto de duas centenas de textos científicos e técnicos, incluindo artigos em revistas como: Science of Computer Programming, Journal of Systems and Software, IEEE Latin America, Object Expert, Computer Standards & Interfaces, ERCIM News, Personal Computer World, L'Objet, Qualirama, Sistemas de Informação e Interface. O seu trabalho é citado perto de 2800 vezes (h-index 23), de acordo com o Google Scholar. Foi pioneiro em Portugal na Engenharia de Software Empírica com o seu grupo de investigação QUASAR (QUantitative Approaches in Software engineering And Reengineering). Entre as suas propostas estão o conjunto MOOD (Metrics for Object Oriented Design), atualmente utilizado na indústria de software e a abordagem Metamodel Driven Measurement (M2DM). Esta última permite a formalização abstrata de métricas sobre um metamodelo de domínio usando OCL, uma linguagem de especificação de restrições que faz parte do UML. O M2DM foi aplicado em vários domínios (por exemplo, desenho orientado a objetos, desenvolvimento baseado em componentes, modelação de processos de negócios, modelação de infraestruturas de TI). É desde 2014 editor associado da revista Software Quality Professional da American Society for Quality, delegado português na IFIP TC2 (Software: Theory and Practice) e membro da equipa técnica do modelo de processo MPS.BR, largamente usado no Brasil. Tem sido revisor regular em várias revistas, conferências e workshops internacionais, bem como avaliador de projetos de investigação. Tem servido regularmente na montagem de eventos científicos internacionais, como membro do comité administrativo (steering committee), presidente, vice-presidente ou membro da comissão organizadora, da comissão de programa e de outras comissões, palestrante (keynote speaker), apresentador de seminários (tutorial speaker), coordenador ou membro de painéis e outras sessões técnicas. Foi também presidente da CS/03 (Comissão Sectorial para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações), do Instituto Português da Qualidade, durante 8 anos (2000-2007), no âmbito da qual foi um dos criadores e impulsionadores da conferência internacional QUATIC, atualmente na sua 12ª edição.
Francisco Monteiro is an Assistant Professor at the Dep. of Information Science and Technology at the University Institute of Lisbon and a researcher at Instituto de Telecomunicações in Lisbon, Portugal. He received his Eng. degree and MSc in 1998 and 2003 respectively, both from IST, University of Lisbon, where he then became a Teaching Assistant. He obtained his PhD degree from the University of Cambridge (UK) in 2011. He has been a visiting scholar at the University of Toronto (Canada) and a visiting researcher at Lancaster University (UK). He has won two best paper prizes awards at IEEE conferences (2004 and 2007), a Young Engineer Prize from the Portuguese Engineers Institution in 2002 (Ordem dos Engenheiros), and for two years in a row was a recipients of Exemplary Reviewer Awards from the IEEE Wireless Communications Letters (in 2014 and in 2015). He co-edited the book "MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution", published by CRC Press / Taylor and Francis Group, in 2014. He has authored some invited papers in IEEE conferences and he was a Keynote Speaker at the DARNEC conference, Istanbul, 2015. He acts as a frequent reviewer for a number of IEEE journals and conferences, and has been serving in the organising committees of relevant IEEE and EURASIP conferences (tutorial chair and organising a number of special sessions). In 2016/2017 he was the Lead Guest Editor of a special issue on Network Coding of the EURASIP Journal on Advances in Signal Processing. In 2018 was a General Chair of ISWCS 2018 - The 15th International Symposium on Wireless Communication Systems, an IEEE major conference in wireless communications.
Inês Teixeira de Sousa Messias nasceu em Lisboa, em 1981, mas viveu grande parte da sua vida entre Lisboa e Santarém. É Doutorada em Educação, com especialização em eLearning, mais especificamente na criação de ambientes híbridos e em estratégias de análise de redes sociais e de redes de ensino (2017). Foi Bolseira do projeto especial de ensino a distância da Universidade de Coimbra (2017). É Mestre em Educação e Comunicação Multimédia (2009) e é Licenciada em Educação (2003). Atualmente é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE-IUL, no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação. É membro da equipa de Consultores especialistas para dois projetos da Comissão Europeia: Projeto "Vocational education and training in e-skills and certification and accreditation (for the QUALITY project)" e o "Projeto the Development of an e-skills vision and a scenario-based forecasting of s-skills demand and supply in European countries from 2012 - 2020 (for the VISION project)." Paralelamente é também a especialista da área Multimédia na empresa finlandesa Learnmera Oy.
 João C. Ferreira é Professor do ISCTE-IUL e Consultor de diversas empresas e instituições. Licenciou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL / IST), Portugal, recebeu um Mestrado em Telecomunicações e um doutoramento em Engenharia Informática pela UTL / IST e um segundo doutoramento em Engenharia Industrial na Universidade do Minho. Seus interesses profissionais e de pesquisa são em recuperação de informação, data mining, data Science, IoT, Inteligência Artificial, Aprendizagem Máquina, Rede, Segurança de Redes, Veículo Elétrico, Sistemas transporte inteligente (ITS) e sistemas de mobilidade sustentável. Ele é autor de mais de 200 artigos na ciência da computação. Executou mais de 30 projetos, mais de 100 revisoes de artigos científicos e mais de 20 avaliação de projetos científicos. Presidente do CIS IEEE 2016-2018 e organizador geral do OAIR 2013 em Lisboa e da INTSYS 2018 em Guimarães. IEEE sênior Eng. de 2015. Guest Editor MDPI energies e Sensores. Presidente do CIS em PT da IEEE  (2017-2018)
Jorge Louçã (http://www.complexsystemsstudies.eu/JorgeL) é doutorado em informática na Université Paris Dauphine, Françae na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. É, desde 2000, professor no ISCTE-IUL, onde ensina Linguagens de Programação e Ciência da Complexidade. É o coordenador científico do Programa Doutoral em Ciências da Complexidade, curso ministrado pelo ISCTE-IUL e pela FC-UL. Foi investigador no LAMSADE - Laboratoire d’Analyse et Modélisation de Systèmes pour l’Aide à la Décision, Université Paris Dauphine, entre Outubro de 1995 e Março de 1999, e do LabMAg – Laboratório de Modelação de Agentes, Universidade de Lisboa, entre Março de 1999 e Setembro de 2011. É actualmente investigador na ISTAR/ISCTE-IUL. Coordena o grupo de investigação “The Observatorium”(http://work.theobservatorium.eu ). Participa em vários projectos europeus e é membro da Complex Systems Society (http://cssociety.org/). 
Jorge R. Costa was born in Lisbon, Portugal, in 1974. He received the Licenciado and Ph.D. degrees in electrical and computer engineering from the Instituto Superior Técnico (IST), Technical University of Lisbon, Lisbon, Portugal, in 1997 and 2002, respectively. He is currently a Researcher at the Instituto de Telecomunicações, Lisbon, Portugal. He is also an Associate Professor at the Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). His present research interests include lenses, reconfigurable antennas, MEMS switches, UWB, MIMO and RFID antennas. He is the coauthor of four patent applications and more than 150 contributions to peer reviewed journals and international conference proceedings. More than thirty of these papers have appeared in IEEE Journals. Prof. Costa served as an Associate Editor for the IEEE Transactions on Antennas and Propagation from 2010 to 2016 and he was a Guest Editor of the Special Issue on “Antennas and Propagation at mm- and Sub mm-Waves”, from the IEEE Transactions on Antennas and Propagation, April 2013. He was the Co-Chair of the Technical Program Committee of the European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP 2015) in Lisbon and General Vice-Chair of EuCAP 2017 in Paris. He is a senior member of IEEE.
José André R. S. Moura obteve em 1989, a licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, pela Universidade de Aveiro. No período compreendido entre 1989 e 2000, ele desempenhou a função de Gestor de Projectos na EFACEC, Sistemas de Electrónica. Nesta função, ele participou em vários Projectos Nacionais e Internacionais, relacionados com Sistemas Automáticos de Aquisição, Supervisão e Controlo Remoto de Sistemas de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica. Entre 2000 e 2002, ele trabalhou como investigador no INESC-Porto, desenvolvendo o paradigma Virtual Home Environment no âmbito de um Projecto Europeu. Em 2001, ele obteve o grau de Mestrado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na área de Redes de Computadores. Desde 2001, ele leciona no ISCTE-IUL diversas Unidades Curriculares, na área de Redes de Computadores. Em 2011, ele obteve o grau de Doutor em Ciências pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Neste contexto, ele estudou algoritmos para assegurar a utilização ótima de recursos da infraestrutura de rede, bem como, a satifação de um determinado nível de qualidade no acesso à rede de dispositivos terminais com mobilidade. Desde 2011, ele é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL. Ele é também investigador no Instituto de Telecomunicações, Lisboa. Os seus interesses na investigação incluem Redes sem Fios, Teoria de Jogos, Virtualização, e Redes Definidas por Software. 
José Luís Silva holds a Ph.D. in Computer Science from the Portuguese MAP-i Consortium (University of Minho, University of Aveiro and University of Porto) and performed a postDoc at the University of Toulouse (France) in collaboration with Airbus. He is assistant professor at Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) and member of both LARSyS laboratory (Madeira-ITI) and ISTAR-IUL. His work has been published at venues such as IJHCS, ENTCS, ACM EICS, ACM SAC, ACM TEI, INTERACT. In the past he was invited assistant professor at University of Madeira, lecturer at Cávado e Ave Polytechnic Institute, visiting PhD student at Georgia Institute of Technology (USA) and Newcastle University (UK), and member of the INESC TEC laboratory. His main research interests lies upon Software Engineering, Human-Computer Interaction, Ubiquitous Computing, Virtual Environments and Formal Methods.
Juan A. Acebrón received the Ph.D. degree in Mathematical Engineering from Universidad Carlos III de Madrid (Spain), in 2000. From 2000 to 2012, Acebrón was a visiting Researcher at the Rome Supercomputing Center (Rome, Italy); the Department of Physics, University of California, San Diego; the Department of Information Engineering, Universita di Padova (Padova, Italy); University of Alcala (Madrid, Spain), University Rovira-Virgili (Tarragona, Spain), and Instituto Superior Tecnico (Lisbon, Portugal). Acebrón is currently a Researcher at INESC-ID and an Assistant Professor at the Instituto Universitario de Lisboa ISCTE-IUL (Lisbon, Portugal), Information Science and Technology Department. His main research interests are in computational mathematics, mainly developing efficient and scalable algorithms for high performance supercomputing and random dynamical systems.
  Luís Ferreira da Silva é o diretor da área de cloud da Microsoft. Possui um doutoramento em Informática e um mestrado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa. Possui também uma licenciatura em Informática de Gestão na Universidade do Minho e um bacharelato em Informática de Gestão pela Escola Superior de Gestão de Santarém.   Com mais de 20 anos de experiência em várias indústrias, ele possui um conhecimento aprofundado e uma visão clara dos desafios e oportunidades das organizações de todas as dimensões. Desenvolveu a sua carreira académica no grupo NOVA LINCS (grupo de investigação integrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa).  
  DIRECTOR EXECUTIVO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS Com 25 anos de experiência em IT e banca, e com histórico de sucesso em desenvolvimento de soluções de tecnologia aplicados na área digital e à automatização e transformação de processos de negócio. Orientado para os resultados e com grande experiência na direção de sistemas de informação e tecnologias, tanto na área digital/internet, CRM e distribuição multicanal, como nas áreas de BackOffice relacionadas com processos internos de suporte ao negócio. Elevada experiência em gestão de projetos internacionais, com equipas de diferentes países e cultura. Extenso conhecimento prático de projeto e ambientes de sistemas complexos de manutenção, hardware, software, segurança, auditoria, comunicação, gestão de projetos e metodologias. Foco no alinhamento com os objetivos do negócio, desenho estratégias e planos de implementação, projetados para o máximo retorno com o menor custo.   Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa.    FORMAÇÃO ACADÉMICA 2012/2016       Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL. Especialização em Negócios Eletrónicos sob o tema "A adoção de aplicações informáticas com caraterísticas de jogos online: Uma perspetiva no setor do e-banking em Portugal". 2015                Advanced Studies in Information Science and Technology (IST) at ISCTE-IUL. 2007/10                      Mestrado em Sistemas de Informação no ISEG. 2006/7           Pós-graduação em Sistemas e Tecnologias no ISEG. 1994/5                         Programa Avançado em Gestão (PAGE) na Universidade Católica Portuguesa. 1989               Licenciatura em Informática de Gestão no ISLA.   CERTIFICAÇÕES 2007             Certificação na Framework ITIL Foundation for Service Management. 1991             Técnico Oficial de Contas.   QUADRO DE HONRA / PRÉMIOS IDC conduz a discussão de inovação das TIC através de eventos, pesquisa e consultoria. O CIO Awards visa reconhecer a excelência regional na liderança de negócios e tecnologia, inovação e trabalho em equipa. 2013             IDC CIO Awards – “Motor de pesquiza de produtos financeiros” 2012              IDC CIO Awards – “Gamificação de fundos de investimentos – campeonato de futebol” 2011             IDC CIO Awards – “White Label Partners Solution para Bancos” 2012             Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce 2012             Navegantes XXI Awards - ACEPI - Best e-Commerce Site B2B 2011             Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce 2009             Oscars for Innovative Cards - SMS Guardian 2007             Global Finance Awards - Best Consumer Internet Bank  2007             Deloitte Investor Relations & Governance Awards - Best Trading Platform   INVESTIGAÇÃO CIÊNTIFICA / ARTIGOS E PUBLICAÇÕES 2017      Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa. 2016      Investigador de Ciências da Informação no Centro de Investigação  (ISTAR-IUL), ISCTE Lisboa, Portugal 2016      Orientador de Mestrados de Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL e no ISEG Lisboa, Portugal   2017      Gamification to Teach and Assess Financial Education: A Case Study of Self-directed Bank Investors. 2018 Hawaii International Conference on Education has been accepted for presentation  (Aceite). 2017      A soccer game in e-business? Playing seriously using e-banking with games characteristics. 2018 International Conference on Electronics, Information and Communication (ICEIC 2018) (Aceite). 2017      Mapping Gamification Research with Leximancer: Themes and Concepts in the Gamification scholar articles. (Em revisão aguarda submissão) 2017      The key drivers of e-business gamification: Customers expectation for game development applications. (Em revisão aguarda submissão) 2017      Playing, Learning, Investing – a quiz game to improve adults financial literacy . (Em revisão, aguarda submisão). 2017      How does the web game design influence the behavior of e-banking users? Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2017)  Volume 74, September 2017, Pages 163–174. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.04.034. 2016      Playing Seriously - How Gamification and social cues influence bank customers to use gamified e-business applications. (Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2016), Volume 63, Pages 392–407. DOI information:10.1016/j.chb.2016.05.063 2016      Gamification: A framework for designing software in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 62, September 2016, Pages 620–634. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.04.035). 2016      Does ease-of-use contributes to the perception of enjoyment? A case of gamification in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 61, August 2016, Pages 114–126. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.03.015). 2014      Gamification in banking: A case study of methodological approach in the software development (Publicado: CAPSI). 2014      Introduction of a game design in e-Banking – thinking of business while playing in a virtual environment (Publicado: Inter-Disciplinary.Net, Cyber culture). 2014      Gamification: The importance of users in the development process in e-business (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery). 2014      The design of the e-banking with game features (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery). 2013      The adoption of Gamification in e-banking (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery). 2013      How to develop financial applications with game features in e-banking? (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).   Colaborador como revisor de artigos científicos: -          IEEE Potentials -          SpringerPlus, SpringerOpen Journal -          Elsevier – Computers in Human Behavior -          Elsevier - Journal of Systems and Software     -          Journal of Electrical Systems    
Luís Miguel Martins Nunes, licenciou-se em Informática na Fac. de Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico (1997, tese orientada pelo Prof. Borges de Almeida) e o grau de doutor em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). É docente do ISCTE-IUL desde 1997 e faz investigação na área da Aprendizagem Automática.
Manuela Aparicio é professora auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologia de Informação no ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, é também professora auxiliar convidada na Information Management (Nova IMS), Universidade Nova de Lisboa. A Manuela é doutorada pela Universidade Nova de Lisboa em Gestão de Informação. Ela é mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais pelo ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação incluem a avaliação de sistemas de informação, de um modo especial na implementação e uso de sistemas de informação organizacionais e e-learning. Ela realizou um estudo bibliométrico referente a evolução conceptual do e-learning e propôs dois modelos de negócio massive online open courses (MOOCs). A sua investigação está publicada em revistas científicas, nomeadamente na Information & Management, Journal of Educational Technology & Society, Internet and Higher Education, Computers in Human Behavior entre outras. Ela é membro profissional da ACM (Association for Computer and Machinery), ela é chair do EuroSIGDOC/ACM chapter e pertence ao ACM Women.
Nuno Guimarães, Full Professor (Professor Catedrático) at ISCTE-IUL, graduated in Electrotechnical Engineering at the Technical University of Lisbon, Instituto Superior Técnico, Portugal, in 1983, where he also completed his MsC (1987) and PhD (1992). He received the title of Agregado em Informática in July 1999, from the University of Lisbon. From 1986 to 1997, he taught at the Electrotechnical and Computer Engineering Department of IST/UTL, and from 1997 to 2012 at the Informatics Department of the Faculty of Sciences, University of Lisbon. He was Dean of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (2003-2009). In 2010, he was Invited Professor at the Technical University of Berlin, Institut für Psychologie und Arbeitswissenchaft, Fak V - Verkehrs- und Maschinensysteme. --- From 1982 to 1997, he was a researcher of INESC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Lisbon, Portugal, and is a member of LASIGE/FCUL since 1997. From 1989 to 1991, he was a consultant for Bell Labs, AT&T, Murray Hill, New Jersey, "Software Systems Principles Research Lab''. --- He was a member of Executive Board of PUUG (Portuguese Unix Users Group)(1992-1998), one of the individual founders of Eunet Portugal, later KPNQwest Portugal. From 1996 to 2001, he co-founded of Ergoprocesso (Consulting services), 4VDO - Sistemas e Serviços Multimédia SA (Video indexing services) and OnTV - Sistemas e Serviços de Televisão Interactiva SA (Interactive Television Systems integrator). --- ACM Senior Member (since 2012), Member of ACEEU (www.aceeu.org), Member (Mgmnt) of ISOC (PT)
Nuno David é professor no ISCTE - IUL. Ministra os cursos de "Profissão, Ética e Sociedade" e "Simulação de Sistemas Sociais".Atualmente é o Encarregado de Proteção de Dados do ISCTE-IUL.Seus interesses incluem simulação social, modelos baseados em agentes, ética computacional, privacidade e proteção de dados, metodologia e filosofia da ciência da computação, ontologia e epistemologia de sociedades artificiais e simulação social e, em particular, as implicações de abordagens interdisciplinares baseadas em computador para as teorias e metodologias das ciências sociais.Graduou-se em ciência da computação na Universidade de Coimbra. Mestre e Doutorado em Informática pela Universidade de Lisboa (no domínio da simulação social baseada em agentes, e em cooperação com a Universidade de São Paulo, Brasil).
NUNO MIGUEL DE FIGUEIREDO GARRIDO nasceu a 24 de Janeiro de 1971, sendo natural da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, concelho de Lisboa. Lecciona como assistente convidado no Departamento de Ciências da Tecnologia e Informação do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Habilitações Académicas 2015 Fevereiro. Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. 1999 Janeiro. Integra o Departamento de Ciências da Tecnologia e Informação do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa como assistente estagiário. Neste instituto lecciona entre outras as cadeiras de Circuitos e Sistemas Electrónicos, Fundamentos de Electrónica, Teoria dos Circuitos, Introdução às Bases de Engenharia, Linguagens de Programação e Engenharia da Programação. 1998 Março. Integra o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico como monitor na cadeira de Microelectrónica. 1997 Janeiro - Abril. Participa num projecto da empresa ATMEL coordenado pelos engenheiros John Read e Mark Leaper, no qual desenvolve um conjunto de células analógicas e digitais em circuito integrado CMOS para sistemas de leitura magnética. No âmbito deste projecto estagia em Colorado Springs (EUA). 1996 Novembro - Dezembro. Participa num projecto conjunto levado a cabo pela empresa ATMEL/ES2 e coordenado pelo engenheiro Christian Dupuy, no qual desenvolve um gerador de tensão estabilizado - bandgap para integração na biblioteca analógica da empresa. No âmbito deste projecto estagia em Aix-en-Province (França). 1995 Abril - Agosto. Realiza um estágio na Oregon State University (EUA) onde integra um grupo de investigação sob a orientação dos professores John Kenney e David Allstot, durante o qual desenvolve um circuito de filtragem para canais de leitura de discos rígidos em tecnologia CMOS digital. Fevereiro. Recebe da JNICT/PRAXIS uma bolsa para a obtenção do grau académico de Doutor no Instituto Superior Técnico sob o título Circuitos Integrados CMOS para Interface Analógico/Digital em Sistemas de Gravação/Reprodução de Informação Digital em Suporte Magnético, sendo orientado pelo Prof. Epifânio da Franca. Janeiro. Integra o Grupo de Circuitos e Sistemas Integrados (GCSI), no Instituto de Telecomunicações (IT), a convite do Prof. Epifânio da Franca. 1994 Julho. Licenciado em Eng. Electrotécnica e de Computadores - Ramo de Sistemas e Computadores, pelo Instituto Superior Técnico. Média final de curso de dezasseis valores. Outubro (1993) - Setembro (1994). Realiza um estágio no INESC no âmbito do trabalho final de curso, sob a orientação do Prof. Alberto Cunha intitulado Núcleo hardware e front end de monitorização de um concentrador ATM. Desenvolveu um sistema composto por placas de expansão para PC capaz de fazer de interface entre o processador e uma placa de memória rápida, igualmente desenvolvida. Implementação de um bus de pacotes de alta velocidade de 32 bits de endereço multiplexados com 64 bits de dados, com arbitragem síncrona. As placas permitem ao PC as funções de controlo e gestão de várias redes Ethernet ao bus de pacotes para redistribuição do fluxo de informação da rede ATM. 1993 Outubro - Março (1994). Realiza no INESC, sob a orientação do Prof. Alberto Cunha um voltímetro digital de dois canais True RMS com controlo automático de ganho. O controlo dos dois canais é assegurado por um PIC16C71 sendo a visualização feita num mostrador LCD. Mudança de escala automática ou manual [50mV][500mV][5V][50V][500V], com uma resolução de três dígitos e meio. Compensação de offset. 1992 Novembro - Julho (1993). Realiza no INESC, sob a orientação do Prof. Alberto Cunha um sistema de aquisição remota de dados. Desenvolve uma placa de interface para PC para aquisição e geração de sinais com banda até 100kHz. A placa dispõe de dois canais de aquisição e dois canais de saída analógicos independentes, recorrendo a uma ADC e um DAC de 10 bits. Maio. Integra o grupo de Arquitecturas Avançadas de Processadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), a convite do Prof. Alberto Cunha, onde realiza diversos trabalhos de investigação na área das arquitecturas de computadores e comunicação/aquisição de dados. 1989 Setembro. Concorre ao ensino superior sendo admitido no curso de Eng. Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico com média de candidatura de 94%. Julho. Conclui o 12º ano de escolaridade na escola secundária Prof. Herculano de Carvalho com média final de vinte valores. 1988 Julho. Conclui o curso complementar na área de estudos científico-tecnológicos, formação vocacional em electrónica, na escola secundária Prof. Herculano de Carvalho com média final de dezassete valores.
O Professor Pedro Ramos é Professor Associado do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, Mestre em Sistemas de Informação de Gestão. Entre 1999 3 2013 coordenou mestrados na área de Sistemas de Informação. Coordena disciplinas na área de sistemas de informação em diversas licenciaturas. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas informáticos em diversas organizações empresariais e tem participado regularmente em projectos europeus financiados