Docentes

Arquiteta (UL, 1993), Mestre em Desenho Urbano (ISCTE-IUL, 2002) e Doutorada em Arquitectura e Urbanismo (ISCTE-IUL, 2011). Professora auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Coordenadora do Laboratório de Fabricação Digital - Vitruvius Fablab-IUL,Vice-diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Cocoordenadora do CEAAD: Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital ISCTE-IUL| FAUP, Coordenadora do Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos e Coordenadora do Curso de Especialização em Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo. Leciona na área de projeto de arquitectura e da computação no Mestrado Integrado em Arquitectura e no CEAAD. Coordenadora regional do projeto OIKOnet. A global multidisciplinar network on housing research and learning (financiado pela União Europeia) e coordenadora do projeto EMERG.CITIES4ALL (ISCTE-IUL). Investigadora no Projeto TEL@FTELa - Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab (PTDC/MHC-CED/0588/2014). Coordena e orienta trabalhos de investigação na área da arquitectura digital: design computacional, processos e ferramentas digitais de apoio ao projeto criativo, fabricação digital e métodos tradicionais em arquitectura, habitação emergente, espaço público e processos participativos e arquitectura interativa. Participa e coordena workshops e formação contínua com apoio de empresas da indústria portuguesa e Câmaras Municipais nas temáticas da fabricação digital e processos participativos. Publica artigos em revistas especializadas e trabalhos em atas de eventos na área da arquitectura digital.
Os meus principais temas de investigação são a aplicação da metodologia BIM e da sensorização (IoT) na gestão de edifícios e a Realidade Virtual, Aumentada e Mista na indústria da construção.   Sou Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL onde lecciono Tecnologias da Construção e Estruturas.     Tenho ainda mais de dez anos de experiência em modelagem numérica e investigação de locais de estruturas geotécnicas (túneis, barragens e cavernas).   Sou Engenheiro Civil (2000) e mestre em Engenharia de Estruturas (2003) pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Engenharia Civil (2010) pela Universidade do Porto. 
1993?2005 - Assistente - Instituto Superior Técnico
Teresa Madeira da Silva – ISCTE - IUL, DINÂMIA’CET-IUL Arquiteta, Doutorada em Arquitetura e Urbanismo pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar no Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, e investigadora no DINÂMIA-CET. Tem vários anos de experiência profissional como arquiteta e, recebeu em 1989, o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, em co-autoria. Foi provedora do estagiário na Ordem dos Arquitetos entre 2014 e 2017. Colabora pontualmente como atelier DNSJ. No âmbito académico, foi membro da Comissão Pedagógica da ISTA (Escola de Tecnologias e Arquitectura), da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura e Urbanismo (DAU). Atualmente é Coordenadora de ECTS do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Diretora do Doutoramento em Estudos Urbanos pelo ISCTE-IUL (Doutoramento conjunto entre o ISCTE-IUL e a FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou e lecionou no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) entre 2009 e 2013, no 5º ano entre 2014 e 2016 e no Seminário Multidisciplinar em Estudos Urbanos no Doutoramento em Estudos Urbanos (U-Nova/ISCTE-IUL). Atualmente leciona no MIA do ISCTE-IUL, no Mestrado em Estudos Urbanos (U-Nova/ISCTE-IUL) e no Doutoramento em Estudos Urbanos (U-Nova/ISCTE-IUL). Foi arguente em vários júris de Doutoramento e de Mestrado. Orientou várias Dissertação de Mestrado e Teses de Doutoramento. Atualmente orienta duas Teses de Doutoramento. No contexto da investigação coordenou a proposta vencedora de um Concurso lançado pelo IHRU, (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), para o Estudo de edifícios de habitação social em Marvila, (1500 unidades) donde resultou um contrato de prestação de serviços entre o ISCTE-IUL e o IHRU (2012). Colabora em redes internacionais tais como: o Secretariado Permanente do CIHEL - Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono e a Faculty of Design and Technology da Technische Universitat Darmstadt. Publicou vários artigos em revistas científicas com revisão por pares, capítulos de livros, e trabalhos em atas de eventos. Participou em diversos encontros científicos.
Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2001), Mestre em Habitação e Urbanismo pela Architectural Association de Londres (2004), doutorada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a tese “Genealogias da fundamentação em Arquitectura. Contributos para uma arqueologia da representação do conhecimento” (2013, bolseira da FCT). Recentemente participou no Visiting Teachers Programme da Architectural Association (2015). Colaborou com diversos gabinetes de arquitectura em Portugal e na Holanda, nomeadamente no UnStudio e OMA, tendo participado em diversos projectos em Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Suíça e EUA, entre os quais o Jardim do Tabaco em Lisboa; o Institutsgebaude für Oper und Orchester em Graz; a reconversão da orla ribeirinha Ponte Parodi em Genova; e a Casa da Música no Porto. Lecciona no Mestrado Integrado em Arquitectura do ISCTE-IUL desde 2004, em particular as disciplinas de Projecto de Arquitectura, e tem sido convidada para aulas, seminários, palestras, exposições, workshops e júris em Salerno, Antuérpia (ADSL 2014-16), Londres (University of Westmisnter; Bartlet, UCL; AA); Hasselt, Boston (Northeastern) e Sighi?oara (C.A.S.A). Em 2014 participou no programa Biennale Sessions da Bienalle di Venezia. Tem presidido painéis em conferências (nos últimos dois anos no All Ireland Architecture Research Group), publicado papers e capítulos de livros no âmbito do ensino, da investigação e da representação em arquitectura tais como "Theory by Design" (2012) e "Paper Cities" (2016). Membro e investigadora do centro de investigação DINÂMIA-CET, participou no projecto internacional Habitação para o maior número: Lisboa, Luanda, Macau” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, na organização do congresso "Optimistic Suburbia", e na coordenação do workshop e exposição com o mesmo nome (2014-16). Actualmente pertence à equipa de investigação do projecto "Coast to Coast: late infrastructural development in former Portuguese Africa (Angola and Mozambique): Historical-critical analysis and post-colonial assessment". Em 2016 começou a desenvolver a investigação, enquanto Visiting Research Fellow da Bartlett (UCL, Londres) sobre a história do Departament of Tropical Studies da Architectural Association, sua herança e rede transnacional de conhecimento, questionando os sistemas pré-estabelecidos de transferência do conhecimento na arquitectura pos-colonial.  
Paula André, é doutorada em Arquitectura e Urbanismo pelo ISCTE-IUL e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, docente no Mestrado Integrado em Arquitectura, no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, e no Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura. Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconomica e o Territorio- DINÂMIA'CET-IUL, onde coordena a Linha Temática "Imagens das Realizações Materiais" do Projecto FCT "Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)" - PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Investigadora colaboradora do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - CHAIA-EU, onde integra a coordenação do Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. Publicações no Brasil, na Argentina, em Inglaterra, Espanha e em Portugal. Membro: do Cluster "Photography and Film Studies", do IHA da FCSH-UNL; do Portuguese Network of Urban Morphology - PNUM; da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte - APHA; do International Council on Monuments and Sites - ICOMOS - Portugal. Áreas de Investigação: Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo; Dinâmicas Urbanas e Politicas da Cidade (Lisboa); História da Arte, e Cultura Visual; Fotografia. Património;
Licenciado em Arquitectura, pela FAUTL em 1995, mestre em Desenho Urbano pelo ISCTE-IUL em 2002, com tese sobre a Regulamentação do Espaço Edificado. Doutorando no ISCTE-IUL desde 2009, preparando investigação sobre o ensino de Projecto de Arquitectura. Assistente de Arquitectura (projecto) no ISCTE-IUL desde 2004. Colabora desde 1995 em ateliers de arquitectura (UTOPOS e, actualmente, RISCO S.A.), integrando e coordenando equipas de projecto em obras de referência, como, entre outras: Vila Expo´98 em Lisboa, Euro 2004 / Estádio do Dragão, Projecto do Espaço Público da Zona Central do Cacém (Cacém Polis), Complexo das Portas do Mar em Ponta Delgada, Hospital da Luz em Lisboa, Reconversão do Porto do Funchal ou Novo Terminal Marítimo da cidade da Horta / Faial.
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1990), mestre em Conservação e Reabilitação Arquitetónica e Urbana (1995) e doutorada em Engenharia (2014) pela Universidade Católica de Leuven, Bélgica.  Professora Auxiliar do ISCTE-IUL, onde leciona na área de Tecnologias da Arquitectura desde 2002. Investigadora integrada do ISTAR-IUL e investigadora associada do DINÂMIA’CET-IUL.  Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal. Delegada Portuguesa do Comité Científico Internacional para a Pedra (ISCS) e do Comité Científico Internacional para a Teoria e Filosofia da Conservação e Restauro (Theophilos). Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos de História e da Construção (SPEHC). Sócia gerente e autora de vários projetos de Arquitetura e Conservação desenvolvidos no seu seio do seu gabinete constituído em 1999.  Autora de diversas publicações e comunicações, em particular na área do Património cultural, Conservação e Reabilitação de Edifícios e História da Construção, suas principais áreas de investigação.
Teresa is a Portuguese Architect and an Assistant Professor with Habilitation at Lisbon University Institute ISCTE-IUL (since 2002, at the Department of Architecture and Urbanism. She is a Senior Researcher at DINÂMIA'CET-IUL Research Centre where she coordinated Project MEMO - Evolution of the Lisbon Metropolitan Area Metabolism. Lessons towards a Sustainable Urban Future D'C Team, financed by the Portuguese Science Foundation - PTDC/EMS-ENE/2197/2012. At present she coordinates D'C Research Team of the Research Project SPLACH Spatial Planning for Change, financed by the Program Portugal 2020, together with the University of Porto and University of Aveiro. She was Vice director for the Department of Architecture and Urbanism at ISCTE-IUL (2013-2016) and the ERASMUS Coordinator for the Department of Architecture and Urbanism (2002 - 2016). At present she is a member of the University Scientific Council and of the General Council of ISCTE.IUL. She was the President for the Portuguese-language Network on Urban Morphology (PNUM), a regional Network of ISUF (International Seminar on Urban Form) (2015-2018). She was a visiting Professor at the Queensland University of Technology, Brisbane, Australia (July 2013), at the Universitat Politecnica de Catalunya TECH (UPC), Barcelona, Spain (2011), University of Florence and University of Athens. Her current research interests are related to the study of Urban Form, Urban and Social Metabolism, Ecological Urbanism, Sustainability. Education and Sustainability in Higher Education.
Voltar ao topo