Análise de Dados em Ciências Sociais

Contactos
Candidate-se 
Testemunhos de alumni
Alexandra Duarte
A Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais revelou-se uma ferramenta muito importante no quotidiano da minha atividade profissional enquanto investigadora. Considero esta Pós-Graduação uma mais-valia para todos aqueles que necessitem de trabalhar, no seu dia-a-dia, com estatística e em particular com SPSS, pois é fornecida uma formação completa dos principais métodos estatísticos, sobretudo os mais utilizados nas ciências sociais. No meu caso particular considero que esta formação me permitiu trabalhar com autonomia e rigor, tanto na concepção de inquéritos por questionário e construção de bases de dados, como na análise estatística propriamente dita, onde se destaca a análise multivariada de dados estatísticos, matéria onde a pós-graduação se revela mais determinante e fundamental.
Adilson Marques
O domínio de conhecimentos que permitam conceber instrumentos, recolher, tratar e interpretar os dados é imperativo para qualquer investigador. Como tinha esta lacuna na minha formação tive necessidade de procurar um curso que me ajudasse nesse sentido. Ao tomar conhecimento da existência da Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais no ISCTE-IUL não hesitei em candidatar-me ao curso, visto ter muito boas referências da instituição. Fiz uma excelente opção, uma vez que hoje tenho competências para recolher, tratar e interpretar autonomamente os dados que utilizado nas minhas pesquisas, independentemente da natureza das variáveis que pretendo investigar. Esta formação ajudou-me ainda a compreender que as várias fases de uma investigação fazem parte de um processo sistémico. Acredito que a minha aprendizagem se deveu, fundamentalmente, à organização de todas as situações de aprendizagem, à forma interactiva como as aulas decorreram e principalmente ao profissionalismo, atenção e assistência dada pelo corpo docente.
Maria José Tavares
Sendo analista numa agência de meios, a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL foi uma ferramenta determinante para o enriquecimento do meu conhecimento, que aplico na minha atividade profissional. A área da análise de dados é cada vez mais importante em todas as áreas e a área da comunicação não é exceção. As Unidades Curriculares são apresentadas de forma lógica e sequencial, as componentes teórica e prática encontram-se bastante bem interligadas, o corpo docente é excelente, a relação professor-aluno é muito boa, sem esquecer todo o material de apoio e a organização das aulas. Recomendo esta pós-graduação a quem pretenda aprofundar análise de dados quantitativa, seja no âmbito académico ou profissional.
Humberto Pestana
As técnicas estatísticas abordadas ao longo do curso enriqueceram o meu trabalho como sociólogo. Atualmente recorro a estas técnicas na minha prática profissional. As Unidades Curriculares são muito pertinentes e bem estruturadas, o que permite abranger todo o tipo de dados. Como tal, constituem uma ferramenta extremamente valiosa para os profissionais das ciências sociais. Quero também salientar salientar a elevada qualidade, a dedicação, o apoio e a disponibilidade constantes do corpo docente, que através das suas experiências e conhecimentos nos estimulam a querer aprender sempre mais. Se esta pós-graduação continuasse como mestrado eu não hesitaria em voltar, pois cada hora de estudo valeu a pena.
Sofia Gaspar
A pós-graduação veio colmatar a minha necessidade de atualizar diferentes vertentes da análise de dados em ciências sociais. Como investigadora, esta formação permitiu-me aprofundar e sistematizar um conjunto de técnicas estatísticas de grande utilidade para o meu trabalho. O sistema pedagógico, a metodologia, o material de ensino e, sobretudo, o corpo docente foram decisivos para o meu processo de aprendizagem. Sem dúvida alguma que recomendaria esta pós-graduação a todos aqueles que, por motivos profissionais ou académicos, desejem efetuar uma aproximação rigorosa e eficaz à análise de dados quantitativa.
Ricardo Abreu Doutorando em Políticas Públicas.
A Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais proporcionou-me competências para a realização da análise dos dados empíricos que recolho no trabalho de campo. Como investigador em Ciências Sociais, a pós-graduação permitiu-me compreender melhor o meu objeto de investigação. Como consultor, o conhecimento adquirido nesta pós-graduação melhora as propostas de valor dos meus projetos. Esta pós-graduação vai para lá do conhecimento académico: somos convidados a interagir com os mais recentes softwares de análise de dados e saltar da teoria para a prática.
Voltar ao topo