Economia e Políticas Públicas

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 mar 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1052/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1052/2011/AL01 de 01-09-2014 | R/A-Ef 1052/2011/AL02 de 29-03-2018
Contactos
Candidate-se 

O papel do Estado no funcionamento e desenvolvimento das economias é um tema central não apenas para a ciência económica, mas também para os decisores políticos, para as agências públicas e para os cidadãos e cidadãs em geral. Nas sociedades contemporâneas os Estados são permanentemente chamados a responder a desafios económicos tão diversos como a globalização, o desemprego e as desigualdades de rendimento e riqueza, o ordenamento e a coesão territorial, o desenvolvimento ambientalmente sustentável, a regulação dos mercados, a estabilidade financeira, entre outros.

O Mestrado em Economia e Políticas Públicas visa proporcionar os instrumentos teóricos e práticos que permitem compreender e questionar o papel dos Estados na resposta aos principais desafios que as economias contemporâneas enfrentam. Em particular, promove o desenvolvimento de competências relacionadas com a concepção, gestão e avaliação de políticas públicas, atendendo a várias escalas de governação (local, regional, nacional, europeia e global) e à relação entre elas.

Para tal, o MEPP reúne um corpo docente que alia professores do ISCTE-IUL com curriculum académico relevante na área das políticas públicas a especialistas externos com larga experiência no desempenho de funções de decisão e implantação de políticas em vários níveis de governação (autoridades locais e regionais, governo português, agências públicas nacionais, instituições europeias, outras instituições internacionais). A avaliação pedagógica feita pelos alunos das edições anteriores do Mestrado tem sublinhado a qualidade, a actualização teórica e a capacidade de articulação prática do corpo docente do Mestrado.

O Mestrado destina-se a pessoas interessadas na intervenção dos Estados no funcionamento e no desenvolvimento das economias, não exigindo formação de base em ciências económicas. A procura dirigida a anteriores edições inclui profissionais das políticas públicas (decisores políticos, dirigentes e técnicos de agências públicas, consultores, avaliadores, etc.), economistas que pretendem aprofundar conhecimentos e competências especificamente relacionadas com os temas do Mestrado, bem como licenciados de outras áreas científicas interessados pelas abordagens económicas aos desafios das sociedades contemporâneas. Todos os anos o MEPP tem contado com alunos oriundos de outros países (em particular de língua portuguesa), que pretendem conhecer a abordagem às políticas públicas no contexto português e europeu.

© Créditos da imagem

Diretor

Informações Gerais

Duração
2 anos
ECTS
120
Vagas
30
Horário
Pós-laboral
Propinas *
1.ºAno 2000.00
2.ºAno 1000.00
Propinas Estudantes Internacionais *
1.ºAno 3000.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2018/2019
Voltar ao topo