Tipo de ensino
Políticas Públicas: Teorias e Modelos |
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
David Ferraz é Professor Associado do ISCTE e diretor do Doutoramento e Mestrado em Administração Pública. É doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA.
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa.
Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022.
Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública |
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
María Asensio é Professora Associada Convidada no ISCTE-IUL, investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e Investigadora Principal no Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.). No ISCTE, integra a direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL) e faz parte dos conselhos científicos dos programas de doutoramento em Políticas Públicas e Administração Pública. É igualmente membro do conselho científico do Observatório da Democracia e da Representação Política.
María é licenciada em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (1992) e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto Juan March (1994). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid (2001) e é Doctoral Fellow do Instituto Carlos III–Juan March (IC3IJM).
Ao longo da sua carreira, lecionou em várias universidades, incluindo a Universidade de Coimbra (2001–2008), a Universidade de Évora (2008–2011), o ISCSP-UL (2011–2018), a Universidade Aberta (2013–2016) e o ISCTE (2010–2012, e desde 2017). Participou em numerosos projetos de investigação internacionais, entre os quais o projeto financiado pela NORFACE Healthdox: The Paradox of Health State Futures (2014–2018), e o projeto financiado pela DFG Political Economy of Social Policy Institutions (2001–2005). Coordenou ainda o relatório CAF Challenges to Promote Public Sector Capacity no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (EUPAN, 2021).
A sua investigação situa-se na interseção entre ciência política comparada e políticas públicas. Interessa-se particularmente pela forma como os modelos teóricos, os quadros institucionais e as preferências políticas moldam a formulação das políticas, bem como pelos determinantes da opinião pública em relação ao sistema de bem-estar.
Para além da docência e da investigação, María contribui ativamente para o debate público sobre governação e políticas sociais. Colabora com instituições públicas e participa em fóruns de peritos, reforçando a ligação entre a investigação académica e o desenho de políticas. O seu trabalho procura apoiar os processos de decisão e promover uma melhor compreensão dos desafios que se colocam aos Estados sociais na Europa.
Métodos de Investigação Aplicados
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório do Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Coordenadora nacional e membro do comité metodológico do projecto internacional World Elite Database (WED). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública
Maria José Sousa (Doutorada em Gestão Industrial, com Agregação em Gestão e Gestão Pública), é docente e investigadora do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido Pró-Reitora entre março 2022 e janeiro 2024 e foi membro do comité científico do Doutoramento "in Law and Economics" (Ciclo XXXIX), Università degli Studi del Molise. É atualmente membro do Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, para a área das Políticas Públicas. Assumiu uma posição de pós-doutoramento de 2016-2018, investigando a área da educação digital, com várias publicações em revistas com elevado fator de impacto (Journal of Business Research, Journal of Grid Computing, Future Generation Computer Systems, e outros). Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão Europeia para a criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão, da Universidade Europeia. Foi também Investigadora Sénior do GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia Português, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP, Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de Inovação e Projetos de Avaliação e Desenvolvimento das Qualificações. Os seus interesses de investigação atualmente são as políticas públicas de Inovação e Investigação. É coautora de mais de 180 artigos científicos e capítulos de livros (European Planning Studies, Information Systems Frontiers, Systems Research, and Behavioral Science, Computational and Mathematical Organization Theory, e outros). É editora convidada de mais de 10 edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, representando Portugal na ISO - International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST Association - European Cooperation in Science and Technology.
Métodos de Investigação Aplicados
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Atualmente, é membro do Conselho Pedagógico do Iscte e da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). É, ainda, vogal suplente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Ao longo do seu percurso, tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições de diferentes países (ex.: Portugal, Brasil, Estados Unidos). As suas publicações mais recentes têm-se centrado em questões relacionadas com as desigualdades sociais, a precariedade laboral, a vida quotidiana em periferias urbanas e as dinâmicas de sociabilidade juvenil em contextos socialmente vulneráveis.
Entre os seus interesses temáticos de investigação mais recentes, destacam-se as dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais, as atitudes sociopolíticas das classes sociais e a relação entre precariedade laboral e desproteção social. Dedica-se à análise de fenómenos sociais em múltiplas escalas: no plano micro, explora trajetórias sociais, narrativas de vida e processos de individuação, procurando compreender experiências, perceções e práticas quotidianas; no plano macro, investiga a reprodução das desigualdades sociais, bem como padrões, tendências e mudanças estruturais nas atitudes, perceções e práticas em sociedades estratificadas.
Em termos metodológicos, privilegia abordagens multifacetadas, orientadas por desenhos de pesquisa quer intensivos, quer extensivos ou mistos. A sua experiência abrange estudos desenvolvidos com recurso a inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista, observação participante e etnografias urbanas, com aplicação de um leque diversificado de métodos quantitativos e qualitativos, apoiada pelo uso de softwares especializados (SPSS, JAMOVI, MAXQDA, etc.).
Consequentemente, tem-se dedicado à inovação metodológica em ciências sociais, através da conceção e lecionação de disciplinas e cursos, bem como da elaboração de publicações orientadas para o aprimoramento e a divulgação de boas práticas metodológicas e de análise de dados no domínio da sociologia.
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