Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Desenho da Pesquisa |
Estágio de 2º Ciclo |
Dissertação em Estudos e Gestão da Cultura
Desenho da Pesquisa |
Empreendedorismo em Cultura |
Marketing Cultural
Professora Auxiliar da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP/Iscte), lecionando nos mestrados de: Comunicação Cultura e Tecnologia da Informação; Gestão e Estudos da Cultura e Gestão de Novos Media.
Doutorada em Ciências da Comunicação (2022, Iscte) com parte da investigação desenvolvida na Universidade Bocconi (Itália).
Tese aprovada com distinção sobre Crowdfunding e intermediação digital para financiamento e comunicação de projetos empreendedores e organizações das indústrias culturais e criativas.
Realizou um Pós-Doutoramento sobre Media e Inteligência Artificial no Istituto di media e giornalismo - IMeG da - USI Universidade da Suíça Italiana.
É Investigadora Integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Investigadora do OPAC-Observatório Português das Atividades Culturais e do OberCom – Observatório da Comunicação.
Coordena o projeto de investigação CrIA-MedIA sobre a transformação das indústrias culturais e criativas na era da Inteligência Artificial.
Membro das equipas de projetos internacionais financiados: Crebiz.eu; IBERIFIER; EUMEPLAT; PROCULTURA - formação em estatísticas para a cultura nos PALOP.
Responsável para a Gestão Editorial da Revista científica internacional e indexada OBS* Observatorio entre 2016 e 2025.
Trabalhou como consultora sobre gestão estratégica e criação de projetos de empreendedorismo e impacto social por entidades como a Camâra Municipal de Lisboa, a Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e a ENDESA-Escola Rural de Energia Sustentável.
Teorias da Cultura
Professora Auxiliar Convidada do Departamento de História do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Assistente de Investigação do CIES-IUL, integrada no grupo de investigação «Dinâmicas Históricas e Integração Global do Mundo»
Doutorada em História Moderna e Contemporânea, com a tese «Identidades boémias em Lisboa: discursos e vivências (1850-1914)», orientada pela Prof.ª Doutora Magda Pinheiro. Bolseira de doutoramento FCT entre 2012 e 2016.
Participou como investigadora no Projeto Exploratório financiado pela FCT «Controlo Social e Política Penal no Liberalismo português: reformas nacionais, circulações transnacionais, c. 1820-1867» (EXPL/EPHHIS/1600/2013), acolhido pelo ISCTE - IUL entre Março de 2014 e Maio de 2015.
Cultura Portuguesa Contemporânea
Fátima Barahona da Fonseca holds a Master Degree in Modern and Contemporary History, with specialization in Cities and Heritage by the ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2020, overall classification 18/20). She obtained a BA degree (Licenciatura) in Modern and Contemporary History, with specialization in Heritage and Cultural Projects, from the same University in 2004, and a Specialization Diploma in Conservation and Restoration from the Institute of Arts and Crafts (IAO) of the Universidade Autonóma de Lisboa (2002). She concluded several specialization courses and professional internships among which: Introduction to Field Archaeology (City Museum of Almada, 1999), History of the Permanent Collection (Ethnology Museum of Tavira, 2004), Cultural Projects Management (Costumes Museum of São Brás de Alportel, 2006), Earth, architecture, and sustainable building (Escola Superior de Arte e Design, Porto, 2011), Learn with Clay (Italian National Association of Bioechological Architecture, 2013), Traditional Building and Local Character (City Council of Paredes de Nava, Spain, 2019). Fatima's interest in historical buildings and vernacular architecture is both theoretical and practical. As a researcher, she presented papers at conferences, such as: Vernacular Narratives: Narrative, Architecture and Tradition (Leiden University, 2019), and Architectures of the Soul (ISCTE/Universidade Nova, Lisbon 2020). As a specialist on natural and traditional building techniques, she coordinated several projects and workshops in Morocco, India and Portugal. Since 2006, she has taught professional courses on natural construction techniques in Portugal and Spain. She has been responsible for Spain and Portugal in the European Project Developing methods of teaching tadelakt and natural building and creating wider opportunities for adults to learn it (2014-2016, Erasmus + framework) and co-edited a book on traditional Maroccan lime techniques (Tadelak). Since 2009 she has worked as an independent eco-builder specialist consultant for the natural building companies Embarro and TadelaktPortugal, actively seeking and promoting interdisciplinary collaboration in all projects and initiatives.
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
É diretor do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e membro da direção do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia.
É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia.
Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação.
Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.
Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298.
Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017.
Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Políticas Públicas da Cultura |
Recepção, Fruição e Públicos da Cultura
José Soares Neves é doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (2012, Iscte). É professor associado do Departamento de História (ESPP/Iscte), investigador integrado e cocoordenador do Grupo de Investigação Comunicação e Cultura do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É cocoordenador da seção temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Foi investigador permanente e coordenador de projetos do Observatório das Actividades Culturais (OAC) durante a sua existência (1996 a 2013). Foi presidente do mais recente Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura (GTEC) do Conselho Superior de Estatística (que decorreu entre 2006 e 2010). Tem publicado regulamente, como autor ou coautor, e integrado diversas equipas como coordenador ou investigador em estudos museológicos, de arte e cultura. É diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) desde a criação em dezembro de 2018.
Gestão Cultural
Assistant Professor of Management in the Marketing, Operations, and General Management Department at ISCTE Business School. Holds a BA and MA in Economics, an MSc in Finance, and a PhD in Management with specialization in strategy and entrepreneurship. He has supervised theses in various business areas, including art markets. His research interests include entrepreneurship and business models, art market studies, and management of arts organizations and currently lectures on cultural management and cultural entrepreneurship. In addition to academic activities, he has 20 years' experience in banking and financial markets. He is a CFA Charteholder and member of CFA Society Portugal and TIAMSA.
História da Arte
Paula André é doutorada em Arquitectura pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Iscte -Instituto Universitário de Lisboa; directora do Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos; coordenadora do Núcleo de Investigação Arquitectura e Cultura Visual no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos; directora do Mestrado em Arquitectura e Cultura Visual em Lisboa; docente do Mestrado Integrado em Arquitectura e do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; presidente da Comissão Cientifica do Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos; membro da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura e Urbanismo; membro da Comissão Científica e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território – Dinâmia’cet-iscte; membro do Conselho de Supervisão da Ordem dos Arquitectos; coordenadora da Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)”. Membro da equipa do Projecto FCT “Exportar Portugal. A diplomacia cultural e as estratégias de rebranding do Estado Novo nos Estados Unidos (1933-1974)”. Coordenadora do “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria com 18 universidades e centros de investigação de Portugal, Espanha e Brasil. Membro do Comité Editorial da Revista “ARA”, editada pelo Grupo Museu/Patrimônio da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios" editada pelo Dinâmia’cet-iscte. Membro da Asociación de Historiadores de la Arquitectura y el Urbanismo (AhAU). Investigadora colaboradora do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - CHAIA-UE.
Contabilidade e Finanças para Organizações Culturais |
Controlo de Gestão para Organizações Culturais
Inventário e Interpretação Patrimonial |
Projectos Culturais de Património
PhD in Modern and Contemporary History from ISCTE-IUL, in 2017, with a Thesis entitled "The Defense and Safeguarding of Heritage in Portugal: the Heritage Defense Associations (1974-1997)". Post-Graduation in Heritage and Cultural Projects at ISCTE-IUL in 2009. Degree in History, Archaeology, from the University of Lisbon, in 1994. Integrated Researcher at CIES-IUL, being a researcher of the OPAC - Portuguese Observatory of Cultural Activities, specialized in issues on Cultural Heritage. Research projects focused on Cultural Heritage, PI in an International Project: frameWork for the evaluatiOn of social transfoRmation Through cultural Heritage. Invited Assistant Professor at ISCTE-IUL and currently teaches the Curricular Units of Heritage Inventory and Interpretation (Master's Degree in Culture Studies and Management); Cultural Heritage Projects (Master's Degree in Cultural Studies and Management). Her professional career began in Archaeology, with the participation in several archaeological interventions within the scope of Environmental Impact Studies, Field Prospections, Archaeological Excavations, Heritage Enhancement Projects and Cultural Heritage Management. Linked to the associative movement for the Defense of Heritage, with a participation in the Portuguese Association of Friends of Castles (between 2003 and 2013), being responsible for the development of heritage enhancement and safeguarding projects, namely in the field of fortification, and more recently in the Portuguese Association of Industrial Archaeology, being a member of its Board. Member of the Board of ICOMOS Portugal.
Globalização, Arte e Cultura |
Organizações, Profissões e Criatividade |
Teorias da Cultura
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia, na FCSH-UNL, em 1996. Conclui o meu mestrado em Cultura, Comunicação e Tecnologias da Informação, no ISCTE-IUL, em 1999. No ISCTE-IUL, foi-me atribuído o prémio António Sérgio pela melhor tese (2001). A tese foi publicada pela Celta Editora, em 2001, com o título Todos ao Palco! Estudos sociológicos sobre o teatro em Portugal. Esta publicação teve o apoio do IPAE-Ministério da Cultura.
Em 2005, conclui o meu doutoramento em Sociologia, especialidade Cultura, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e FCSH (UNL), sob a direção de Pierre-Michel Menger e Luís Vicente Baptista. Segui a perspectiva das organizações, profissões e mercados de trabalho artísticos; e os estudos urbanos. A tese foi publicada pela Imprensa de Ciências Sociais, O mundo Teatro em Portugal: organizações e mercados de trabalho (2007).
Entre 2005 e 2007, trabalhei como Investigadora Convidada no ICS-UL, no projeto nacional Profissão: Arquiteto/a, que assinei com Manuel Villaverde Cabral. Fiz o meu primeiro Pós-doutoramento no ICS-UL, onde trabalhei até 2012, nos projetos (i) Reputation and Occupational risk management in careers and artistic labour markets e, ainda, (ii) The Portuguese Artists in Dance and Theater: who are they and what do they do?, com os resultados publicados nos livros organizados, Profissão, Vocação: Ensaios sobre grupos profissionais (2010) e, depois, Criatividade e Instituições (2012), ambos publicados pela Imprensa de Ciências Sociais.
O meu segundo Pós-doutoramento foi desenvolvido no ISCTE-IUL e iniciou-se em 2013. Trabalhei sobre instituições, criatividade e territórios. No CIES-ISCTE, tenho trabalhado sobre a arte colaborativa, públicos participantes, associações culturais locais e a democracia cultural. Daqui resultou, por exemplo, o artigo que assinei com Raquel Rego, The transformative role of Angels' cultural organisations under austerity (Cultural Trends, 2022).
Ao longo dos anos, participei em diversas equipas de investigação, coordenada por Maria de Lurdes Lima dos Santos (OAC) e José Luís Garcia (ICS), destacando-se este último com um projeto que culminou com o Relatório, as recomendações, e um artigo em co-autoria - amplamente citado - Mapping Cultural policy in Portugal: From incentives to crisis (International Journal of Cultural Policy, 2016).
Com José Machado Pais (ICS) e Pedro Magalhães (ICS-UL), participei na construção e na análise dos resultados ao primeiro Inquérito Nacional às Práticas Culturais dos Portugueses. Desenvolvi a linha do omnivorismo cultural, trabalhada nos EUA e na Europa, e procurei comparar os resultados obtidos no nosso país - nas áreas do cinema, dança, teatro, ópera, circo, concertos, festivais e festas locais - com os resultados e as conclusões de estudos europeus: The first national survey on cultural participation in Portugal: Exploring social and professional backgrounds (Cultural Trends, 2024).
Entre 2010-2015, coordenei os projetos da DGARTES, Boletim das Artes e Levantamento de Indicadores na Cultura, com publicações para um público mais alargado: Estudos e Relatórios | DGARTES. Fiz também parte da equipa de acompanhamento do trabalho das estruturas de teatro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, durante cinco anos.
Em 2022, coordenei o Estudo Impacto das Bolsas e Apoios às Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (N= 548 artistas e profissionais das artes). As perspectivas internacionais do trabalho nas artes inspiraram o livro que escrevi e publiquei, com Cícero R. Pereira, na Imprensa de Ciências Sociais (2024), intitulado Trabalho Artístico: Os programas das bolsas e apoios às artes da FCG. Neste livro, entrelaçam-se as metodologias quantitativas com as qualitativas e a triangulação de dados. Os indicadores estruturantes e a análise elaborada possibilitam reflexões profundas sobre os mundos das artes, em Portugal.
A atual alteração dos programas de bolsas e apoios, da FCG, segue as orientações e recomendações sugeridas neste trabalho que contou com 488 artistas inquiridos e 60 entrevistados, artistas e profissionais das artes e da cultura, bem como instituições culturais europeias com trabalho similar à FCG.
Em 2023, coordenei o Projeto REVELArte, no CIES-ISCTE, onde estudei a Rede de Teatros e CineTeatros, Portugueses (N=65). Daqui resulta o artigo em avaliação, A Rede de Teatros e Cineteatros: o fim da "história da cigarra e da formiga"?, apresentado nos Diálogos em Rede, da DGArtes, realizado em Leiria (2014).
Entre 2020-2024, estaremos como "instituição participante com financiamento", no projeto da FCT, intitulado Archiving Theater (da FL-UL).
Os trabalhos que tenho desenvolvido para os projetos do Ministério da Cultura têm tido impacto na definição das políticas públicas para a cultura, ao nível dos apoios e financiamentos para a cultura, em particular, nas áreas das artes performativas e públicos para a cultura.
Escrevo para o Jornal Público como especialista em políticas públicas para a cultura e procuro apoiar a ação dos atores políticos: Vera Borges | Socióloga, especialista em políticas públicas para a cultura, gestão e estudos de cultura. Investigadora integrada do CIES-Iscte. | PÚBLICO (publico.pt).
Sou proponente da COST Action Proposal OC-2024-1-28083 " Popular Romance " (Secondary Proposer). COST – European Cooperation in Science and Technology (www.cost.eu).
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00