História Moderna e Contemporânea

Contactos

Na globalidade, este curso de mestrado desenvolve aptidões e conhecimentos alargados essenciais para o desenvolvimento de diversas atividades profissionais. A especialização em Sociedade, Economia e Cidadania está sobretudo vocacionada para permitir a aquisição de competências e ferramentas, práticas, teóricas e metodológicas, para a pesquisa, compreensão crítica e análise dos problemas contemporâneos numa perspetiva histórica.

Em termos profissionais, a especialidade em Relações Internacionais garante o desenvolvimento de competências adequadas a quem deseje iniciar ou prosseguir uma carreira nas seguintes áreas:

  • Diplomacia, cooperação, jornalismo internacional em organismos comunitários, organizações não-governamentais ou empresas com dimensão internacional;
  • Habilita igualmente para o prosseguimento de uma carreira científica.

 

Testemunhos de alumni
Fábio Faria
«O Mestrado em História Moderna e Contemporânea, especialidade em Relações Internacionais, que frequentei no ISCTE-IUL, entre 2013 e 2015, revelou ser uma aposta ganha, tanto a nível pessoal como a nível profissional. A excelência do seu quadro de docentes continua a fazer do ISCTE-IUL uma instituição de referência no domínio do ensino da História em Portugal, privilegiando o campo da investigação. Destaco a pertinência dos programas lecionados e a sincera disponibilidade dos docentes, e recomendo a frequência deste Mestrado a todos os interessados em conhecer de forma rigorosa a História de Portugal, da Europa e do Mundo.»
Luís Lourenço
«A realização do mestrado em História Moderna e Contemporânea foi uma experiência extremamente interessante e recompensadora. A excelência do corpo docente, aliado ao programa de estudos bem elaborado e de grande qualidade, fizeram com que compreendesse as grandes questões dos últimos séculos e permitiram que aumentasse de forma exponencial os meus conhecimentos. Desta forma, deixo a minha mais sincera e honesta recomendação a todos os interessados em conhecer melhor as grandes questões da história mais recente.»
Margarida Marino
«O Mestrado em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL foi uma boa experiência e um óptimo contributo na minha formação. É um mestrado de estrutura pluridisciplinar, com um conteúdo “desempoeirado”, o que me permitiu um outro olhar sobre a História, e simultaneamente, adquirir ferramentas e desenvolver capacidades de reflexão e análise critica, especificamente nos temas da História, Arquitetura e Património.»
Sara Pereira (Professora e membro da direção da Cooperativa de Ensino “Os Pioneiros”. Doutoranda do PIUDHIST)
«O Mestrado em História Moderna e Contemporânea é mais do que um ciclo académico proeminente. É a possibilidade de enxergar e fazer historiografia com a cooperação incansável de quem melhor a reconhece: o corpo docente, cuja disponibilidade e trabalho junto dos mestrandos vai além dos seminários. Com um plano curricular excelente, este mestrado permite adquirir um conhecimento importante sobre do passado, desde o antigo regime até à contemporaneidade, e possibilita a aprendizagem dos melhores ensinamentos da historiografia nacional e internacional, promovendo o gosto pela ciência histórica e a vontade constante de nos aperfeiçoarmos nela.»
Ricardo Hipólito (Investigador do CECHAP)
«O Mestrado em História Moderna e Contemporânea, na especialidade de Cidades e Património, permitiu-me aprofundar e especializar conhecimentos nas áreas do património e dos projetos culturais. Foi um contributo importante para o meu percurso profissional. O garante de uma decisão acertada foi a conjugação de um plano de estudo diversificado, que aborda diferentes áreas conjugáveis entre si, e um corpo docente sempre disponível para aconselhar e incentivar.»
Cecília Vaz (Doutoranda em História Moderna e Contemporânea no ISCTE-IUL e Professora Assistente Convidada)
«O mestrado de História Moderna e Contemporânea significou uma mudança de área científica no meu percurso académico. A “ousadia” foi desdramatizada pelo acompanhamento do sempre disponível corpo docente, que me deu todo o apoio e promoveu a minha integração nas metodologias da História, incentivando-me a tirar proveito da anterior formação numa abordagem interdisciplinar. O plano de estudos é interessantíssimo e bem estruturado, facilitando aos alunos novas perspetivas e diferentes abordagens dos temas eleitos para a investigação a desenvolver.»
Voltar ao topo