O nosso compromisso com os ODS

O Iscte reconhece a sua responsabilidade institucional na promoção da Sustentabilidade nas várias dimensões, de forma holística e integrada, em alinhamento com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Os ODS agrupam-se em cinco dimensões principais, conhecidas como os 5P, todas essenciais e necessariamente interligadas: as Pessoas, onde se encontra a maioria dos aspetos sociais; o Planeta, agregando aspetos primordialmente ambientais; a Prosperidade, onde se defende uma visão alargada do desenvolvimento económico das comunidades humanas; a Paz, sem a qual nenhuma das outras dimensões é atingível; e as Parcerias, como forma de criar e disseminar os melhores resultados.

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGQ_Iscte), apesar de reconhecer a importância de todas as dimensões, engloba sistemas semiautónomos para as primeiras três dimensões.

Estas dimensões encontram-se refletidas no Plano Estratégico e de Ação para o Quadriénio 2022-2025, na linha estratégica 4 - Melhorar as condições de trabalho de docentes, investigadores e funcionários.

Voltar ao topo