Apresentação
A estratégia do Iscte para a qualidade tem procurado sedimentar uma cultura institucional de qualidade e de autorresponsabilização com base na avaliação regular, na autorregulação e no controlo subsequente da implementação de melhorias resultantes da avaliação. Neste sentido, o Iscte tem-se submetido, ao longo dos anos, a diversos exercícios de avaliação/acreditação externa de âmbito nacional e internacional. Estes exercícios de avaliação realizam-se a diferentes níveis: institucional; do Sistema Integrado de Gestão de Qualidade e dos ciclos de estudos.
O Iscte participa ainda nos rankings internacionais mais conceituados. Os rankings, ou instrumentos semelhantes, podem ser importantes ferramentas de comunicação, análise comparativa e de procura de boas práticas. Com esse propósito, o Iscte participa também em rankings mais específicos da área da sustentabilidade e faz questão de estar presente na ferramenta de benchmarking do Observatório Europeu das Instituições de Ensino Superior (EHESO):
- Times Higher Education (THE): 5 em Portugal, no total de 16 participantes ; 601-800 no mundo, no total de 2191 participantes.
- Times Higher Education (THE) University Impact Rankings: 8-10 em Portugal; 401-600 no mundo
- UI GreenMetric: 3.º em Portugal; 390.º no mundo
- Participação na Ferramenta de Benchmarking para as Instituições de Ensino Superior (EHESO)
- O Iscte está ainda presente em muitos outros rankings - QS ranking, SCimago, RUR, CWUR, URAP, MosIUR, Webometrics entre outros - que recolhem de forma autónoma os dados que consideram importantes.