Doutoramento Honoris Causa
2023
Pedro Pires
Nascido na ilha do Fogo, frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa e, ainda jovem, juntou-se aos movimentos de libertação das então províncias ultramarinas portuguesas, tendo sido dirigente do PAIGC. Foi Primeiro-ministro de Cabo Verde de 1975 a 1991, tendo um papel importante na transição para o multipartidarismo e para a afirmação da democracia. Foi depois Presidente da República de Cabo Verde, tendo sido eleito em 2001 e reeleito em 2006. Fundou e dirige o Instituto Pedro Pires para a Liderança, na cidade da Praia, cuja missão é promover a boa governação, a consciência e a democracia em Cabo Verde e em África.
2023
Manuela Veloso
Professora catedrática na Carnegie Mellon University, onde obteve o doutoramento em 1992 e ao longo dos anos desenvolveu robôs (Cobots) que competem num evento de robótica, o RoboCup. Atualmente, dirige a unidade de investigação de inteligência artificial do banco norte-americano JP Morgan. Cientista portuguesa referência mundial na área da robótica colaborativa e inteligência artificial (IA), em 2019 inspirou o Iscte na criação da licenciatura em Ciência de Dados, que foi, nesse contexto, uma formação pioneira em Portugal, e também no lançamento da Escola Iscte-Sintra de Tecnologias Digitais Aplicadas.Personalidade que marca de forma indelével o debate sobre arquitetura, urbanismo e habitação, nas suas dimensões estética, social e política em Portugal, durante mais de cinco décadas. Natural de Vila Viçosa, estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo concluído o curso na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1959. Participou em inúmeros projetos de urbanismo e planeamento urbano como consultor e decisor político, grande parte deles em colaboração com Nuno Teotónio Pereira. Desenvolveu vasta atividade política, no governo e na administração local.
António Correia de Campos tem desenvolvido uma atividade pública reconhecida, em particular nas áreas da saúde, da administração pública e das políticas públicas. Nascido em Torredeita, Viseu, licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, e, em1978 tornou-se Mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins University, nos EUA vindo a doutorar-se em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa. Foi ministro da Saúde, presidente do Instituto Nacional de Administração, de diretor da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e presidente do Conselho Económico e Social.
José Pacheco Pereira é publicamente reconhecido pela influência da sua ação na vida política e na produção e difusão de conhecimento sobre a sociedade e o sistema político portugueses, em obras publicadas e nos media. Licenciado em Filosofia, na Universidade do Porto, cidade em que nasceu, tendo iniciado a sua carreira académica no Iscte, em 1980, onde prestou provas públicas de aptidão pedagógica e científica. Foi deputado e eurodeputado. Criou o Ephemera, arquivo em que recolhe livros e outros materiais, com o objetivo de preservar a nossa memória coletiva.
Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), Fernando Henrique Cardoso é atualmente presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC, São Paulo) e presidente de honra do Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Membro de diretorias e conselhos de várias instituições, é Presidente da Comissão Independente sobre AIDS e Direito, co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia desde 2008, liderou em 2010 a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas e é membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva desde 2010. Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi casado com Ruth Cardoso e tem três filhos. O seu livro mais recente é «Xadrez Internacional e Social-Democracia» (Paz e Terra, 2010) e a sua Bibliografia atualizada está disponível no seguinte site.
Nascido em Ciudad Real (21/10/49), foi Vice-Presidente da Comissão Europeia na presidência de Jacques Delors e Jacques Santer e comissário europeu por três mandatos. Manuel Marín desempenhou um papel fundamental na criação do programa Erasmus enquanto Comissário para os Assuntos Sociais, Educação e Emprego. Membro das Cortes de Espanha em várias legislativas, sendo presidente na VII, foi também Secretário de Estado para as Relações com as Comunidades Europeias. Professor em várias universidades, é atualmente presidente da Fundação Iberdrola.
Professor universitário, Doutor pela Universidade de Cambridge, Reitor da Universidade de Lourenço Marques (actual Universidade de Eduardo Mondlane) e embaixador na ONU. Foi ainda Visiting Fellow da Universidade de Yale e Director da Portuguese Heritage Foundation (USA). Veiga Simão desempenhou um papel fundamental na reforma do ensino superior em Portugal nos anos 70. Recebeu vários títulos honoríficos e distinções, entre os quais o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Joanesburgo e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Cidadão brasileiro e português, gestão e empresário em vários continentes e nas áreas do turismo, imobiliário e media. É membro, entre outros, do Conselho do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Conselho de Honra da Orquestra da União Europeia. Foi jornalista no início da carreira, tendo vários livros publicados. Presidiu, nomeadamente, aos Conselhos de Administração da Planal, S.A. (Quinta do Lago) e da Lusotur, S.A. (Vilamoura). André Jordan marcou o turismo português pela inovação e pelos patamares de qualidade dos seus empreendimentos. Recebeu várias distinções, entre as quais a Grã Cruz da Ordem de Mérito (Portugal) e as ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil). É cidadão honorário do Rio de Janeiro e recebeu a chave da cidade de Nova Iorque.
Wei Zhao tomou posse como 8.º Reitor da Universidade de Macau (UM) em 2008. Foi o primeiro Professor Catedrático de Mérito da UM e o cientista principal para o projecto nacional “973”. Foi Director do Instituto Politécnico de Rensselaer, nos EUA, Director da Divisão do Computador e Sistemas de Rede na Fundação das Ciências Naturais dos EUA, e Sénior Vice-Presidente Associado para a Investigação da Universidade A&M de Texas. É igualmente detentor de duas patentes nos EUA e publicou 300 artigos em revistas, conferências científicas e em capítulos de livros, os quais foram citados por mais de 2,000 vezes.
Moscovici sofreu discriminação antissemita.Durante a Segunda Guerra Mundial foi colocado num campo de trabalho durante regime de Ion Antonescu e foi libertado em 1944. Durante esses anos aprendeu sozinho francês e filosofia, através da leitura das obras de Baruch Spinoza e René Descartes.
Já durante o regime soviético, Moscovici ia ficando mais desiludido com o comunismo. O outrora militante comunista, começou a ajudar zionistas a passarem a fronteira e, em 1948, ele próprio imigrou para França. Em Paris, começou a estudar psicologia.
Em 1961 termina a sua tese, La psychanalyse, son image, son public, orientado pelo psicanalista Daniel Lagache. Depois, Moscovici dedicou-se ao estudo da epistemologia e da história das Ciências, auxiliado pelo filósofo Alexandre Koyré . Na década de 60 é convidado a dar aulas em três universidades de renome americanas. Foi também professor em Genebra.
Trabalhou como director do Laboratoire Européen de Psychologie Sociale (Laboratório Europeu da Psicologia Social), que ele co-fundou em 1975 em Paris. Era também membro do European Academy of Sciences and Arts, da Légion d'honneur e do Russian Academy of Sciences.
Licenciado na Universidade de Columbia e doutorado pela Universidade de Iorque, é também Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris-Denis Diderot, da Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade Nacional Autónoma do México. Sociólogo, publicou vasta obra sobre as mudanças sociais em África e sobre o sistema capitalista mundial.