Doutoramento Honoris Causa

2012
Fernando Henrique Cardoso

Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), Fernando Henrique Cardoso é atualmente presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC, São Paulo) e presidente de honra do Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Membro de diretorias e conselhos de várias instituições, é Presidente da Comissão Independente sobre AIDS e Direito, co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia desde 2008, liderou em 2010 a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas e é membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva desde 2010. Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi casado com Ruth Cardoso e tem três filhos. O seu livro mais recente é «Xadrez Internacional e Social-Democracia» (Paz e Terra, 2010) e a sua Bibliografia atualizada está disponível no seguinte site.

2012
Manuel Marín

Nascido em Ciudad Real (21/10/49), foi Vice-Presidente da Comissão Europeia na presidência de Jacques Delors e Jacques Santer e comissário europeu por três mandatos. Manuel Marín desempenhou um papel fundamental na criação do programa Erasmus enquanto Comissário para os Assuntos Sociais, Educação e Emprego. Membro das Cortes de Espanha em várias legislativas, sendo presidente na VII, foi também Secretário de Estado para as Relações com as Comunidades Europeias. Professor em várias universidades, é atualmente presidente da Fundação Iberdrola.

2011
José Veiga Simão

Professor universitário, Doutor pela Universidade de Cambridge, Reitor da Universidade de Lourenço Marques (actual Universidade de Eduardo Mondlane) e embaixador na ONU. Foi ainda Visiting Fellow da Universidade de Yale e Director da Portuguese Heritage Foundation (USA). Veiga Simão desempenhou um papel fundamental na reforma do ensino superior em Portugal nos anos 70. Recebeu vários títulos honoríficos e distinções, entre os quais o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Joanesburgo e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

2011
André Jordan

Cidadão brasileiro e português, gestão e empresário em vários continentes e nas áreas do turismo, imobiliário e media. É membro, entre outros, do Conselho do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Conselho de Honra da Orquestra da União Europeia. Foi jornalista no início da carreira, tendo vários livros publicados. Presidiu, nomeadamente, aos Conselhos de Administração da Planal, S.A. (Quinta do Lago) e da Lusotur, S.A. (Vilamoura). André Jordan marcou o turismo português pela inovação e pelos patamares de qualidade dos seus empreendimentos. Recebeu várias distinções, entre as quais a Grã Cruz da Ordem de Mérito (Portugal) e as ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil). É cidadão honorário do Rio de Janeiro e recebeu a chave da cidade de Nova Iorque.

2011
Whei Zao

Wei Zhao tomou posse como 8.º Reitor da Universidade de Macau (UM) em 2008. Foi o primeiro Professor Catedrático de Mérito da UM e o cientista principal para o projecto nacional “973”. Foi Director do Instituto Politécnico de Rensselaer, nos EUA, Director da Divisão do Computador e Sistemas de Rede na Fundação das Ciências Naturais dos EUA, e Sénior Vice-Presidente Associado para a Investigação da Universidade A&M de Texas. É igualmente detentor de duas patentes nos EUA e publicou 300 artigos em revistas, conferências científicas e em capítulos de livros, os quais foram citados por mais de 2,000 vezes.

2003
Serge Moscovici
Nasceu na Roménia, no seio de uma família judia, que se mudava frequentemente, tendo Moscovici vivido algum tempo em Bucareste e Bessárabia.

Moscovici sofreu discriminação antissemita.Durante a Segunda Guerra Mundial foi colocado num campo de trabalho durante regime de Ion Antonescu e foi libertado em 1944. Durante esses anos aprendeu sozinho francês e filosofia, através da leitura das obras de Baruch Spinoza e René Descartes.

Já durante o regime soviético, Moscovici ia ficando mais desiludido com o comunismo. O outrora militante comunista, começou a ajudar zionistas a passarem a fronteira e, em 1948, ele próprio imigrou para França. Em Paris, começou a estudar psicologia. 

Em 1961 termina a sua tese, La psychanalyse, son image, son public, orientado pelo psicanalista Daniel Lagache. Depois, Moscovici dedicou-se ao estudo da epistemologia e da história das Ciências, auxiliado pelo filósofo Alexandre Koyré . Na década de 60 é convidado a dar aulas em três universidades de renome americanas. Foi também professor em Genebra.

Trabalhou como director do Laboratoire Européen de Psychologie Sociale (Laboratório Europeu da Psicologia Social), que ele co-fundou em 1975 em Paris. Era também membro do European Academy of Sciences and Arts, da Légion d'honneur e do Russian Academy of Sciences

1999
Immanuel Wallerstein

Licenciado na Universidade de Columbia e doutorado pela Universidade de Iorque, é também Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris-Denis Diderot, da Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade Nacional Autónoma do México. Sociólogo, publicou vasta obra sobre as mudanças sociais em África e sobre o sistema capitalista mundial.

Voltar ao topo