Apresentação

O Conselho Geral é o órgão de definição do desenvolvimento estratégico e de supervisão do Iscte.

O mandato dos membros eleitos ou designados é de quatro anos, excepto no caso dos estudantes, em que é de dois anos. O Conselho Geral funciona de acordo com regulamento próprio, aprovado por maioria absoluta dos seus membros.


Composição (33)

Mandato 2021-2025

Representantes dos Professores e Investigadores

Representantes dos Estudantes

João Frederico Festa Mendes da Silva Aguilar

Beatriz Madeira Duarte

Samuel António Santos Carvalho

Ana Catarina Justino Tostão

Beatriz Pé-Curto Mendes


Representante do pessoal não docente e não investigador

Carla Maria Oliveira Marôco Firmino

Personalidades externas de reconhecido mérito

Júlio Pedrosa (presidente)
Licenciado em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra, em 1967, (Ramo Científico em 1973) e doutorado pelo University College Cardiff, em 1977. É professor catedrático Aposentado da Universidade de Aveiro desde 2009, mantendo ainda a sua qualidade de investigador do CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos. Foi Vice-reitor e Reitor da Universidade de Aveiro bem como Ministro da Educação com responsabilidades sobre o Ensino Superior.

 

Alda Carvalho
Licenciada pelo ISCEF, da Universidade Técnica de Lisboa, e com diversas formações pós-graduadas.  Foi presidente do Instituto Nacional de Estatística, entre 2005 e 2017. Trabalhou como Economista no Centro de Estudos de Planeamento da Presidência do Conselho de Ministros (1972), na Direção Geral de Planeamento e Integração Económica de Moçambique (1973/74), na Direção Geral do Comércio (1975/82), como economista, diretora, Subdiretora-Geral e Diretora Geral no Departamento Central de Planeamento/Departamento de Prospetiva e Planeamento (1986/2005) e como consultora do Banco Mundial (1994).


André Santos Pereira
Licenciado e pós-graduado em Sociologia pelo Iscte e com frequência em doutoramento na mesma instituição, é autor de vários artigos e comunicações, desenvolvendo atividade científica em áreas de estudo de temas como sociedade em rede e as políticas de Ensino Superior e Ciência. Dirigente estudantil da AEISCTE e presidente fundador da Federação Académica de Lisboa, foi representante nacional dos estudantes do Ensino Superior Universitário no Conselho Nacional de Educação e no Conselho Consultivo da A3ES. Docente externo da pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Política do IPPS-Iscte no ano letivo de 2020-21, desempenha atualmente funções como adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.


Cândida Pinto

Estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Começou na rádio, primeiro na Antena 1 e depois na TSF. Fez parte do grupo fundador da SIC, em 1992. A 17 de Setembro de 2001, passou a dirigir a SIC Notícias e, posteriormente foi diretora-adjunta do Expresso. Foi na SIC que se afirmou como uma das melhores repórteres do país. Especializou-se em grandes reportagens e em reportagens de guerra, tendo coberto conflitos, como o da Guiné-Bissau (1998), Kosovo (1999), Afeganistão (2001), Timor-Leste (2001) ou Líbia (2011). Regressou à RTP em novembro de 2018, integrando a direção de informação do canal. Em 1996 recebeu o Prémio Direitos Humanitários e Direitos Humanos no Festival Internacional de Grande Reportagem em França, em conjunto com Vítor Caldas. Recebeu o Prémio AMI – Jornalismo Contra a indiferença em 2004 e em 2010. Em 2012 recebeu o Prémio Gazeta de Televisão, do Clube de Jornalistas, pela série de reportagens “Momentos de Mudança”, bem como o Prémio Arco-Íris da Associação ILGA Portugal.


José Reis
Licenciado em direito, com pós-graduação em criminologia, José Reis trabalhou na área da reinserção social, tendo sido diretor do Centro Educativo da Bela Vista, em Setúbal. Enquanto ativista associativo, dirigiu a Associação Luso Cabo-verdiana de Sintra. No campo desportivo, distinguiu-se no kickboxing, modalidade em que foi campeão mundial, treinador da equipa técnica da seleção nacional e Vice-presidente da Federação Portuguesa. Integrou o Conselho para as Migrações e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Coordena o Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação. Desde 2020, é vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações.


Paula Castelão

É Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (1987) e Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA (1997). Realizou parte importante da sua carreira na Philip Morris International/Tabaqueira, onde chegou a HR Business Partner. Mais recentemente, foi directora de Recursos Humanos na Longa Vida, S.A., de 2011 a 2013. Atualmente é directora de Recursos Humanos na The Navigator Company.


Pedro Norton de Matos
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Iscte, conta no seu currículo académico com diversas formações no INSEAD e na Wharton School e uma certificação em Coaching pela EUC. Em termos profissionais, Norton de Matos passou pela Rank Xerox e pela Unisys, onde desempenhou funções na área comercial. Assumiu posteriormente o cargo de CEO na Unisys Portugal, Espanha e Itália e na operadora ONI. Foi também administrador não-executivo da Inapa e sócio fundador da MyChange, Gingko e da INCIRCLE e membro do Advisory Board da Oracle Ibérica. É mentor e organizador do Green Fest e do Blue Fest, organizador do Fórum Expresso XXI, sócio fundador da Verde Movimento, membro da comissão de remunerações da Brisa. membro do advisory board da Fábrica de start-ups, consultor estratégico na área de mudança transformacional e de Coaching e vogal de direção da European Profissional Women’s Network. Foi administrador do CDI Portugal, aquando da sua fundação em Portugal, e atualmente faz parte do Conselho Consultivo.


Rui Horta
É um dos mais influentes coreógrafos da sua geração, tendo durante anos dirigido SOAP, a companhia residente do Mousonturmem Frankfurt. O seu trabalho tem sido apresentado em todo o mundo nos mais importantes teatros e festivais, tais como no Theatre de la Ville (Paris), the Joyce (Nova Iorque) ou no Spyral Hall (Tóquio), estando no repertório de dezenas de companhias de dança internacionais, como a NDT, Cullberg, Genebra, Marselha, Gutemburgo, etc. Desde 2000, dirige O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Neste âmbito, tem promovido o cruzamento de áreas e o debate multidisciplinar, em torno de temas estruturantes da sociedade civil, de que são exemplo os ciclos de conversas “Sinais de Fumo” e “Temos e não sabemos”, assim como o curso Pessoas, que dinamizou.


Suzana Toscano
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1977), obteve o Diploma do Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da Escola de Direção e Negócios (AESE) (2005/06). Foi Deputada à Assembleia da República (2002/2005), Secretária de Estado da Administração Pública (2002/2004) e consultora para a Educação e Juventude do Presidente da República (2206). Presidente do Conselho de Administração das Companhias de Distribuição Regional de Gás Natural Beiragás e Duriensegás e Diretora Executiva da AGN. 


Tiago Mota Saraiva

Licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou a sua atividade na área da arquitetura e do urbanismo em 1995, tendo trabalhado em Lisboa, em Roma e em Vicenza (Itália). Em 2005, criou com outros colegas o ATELIERMOB –arquitetura, design e urbanismo Lda., do qual é sócio-gerente desde a sua constituição. Integrou o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos (2003-07). É dirigente da cooperativa Trabalhar com os 99% Crl., e da cooperativa de base local Sou Largo Crl. que opera a partir do Largo do Intendente. Integra a direção da associação europeia de city makers re:Kreators, Placemaking Europe Leader e é membro da Equipa Nacional do Programa Bairros Saudáveis. É também membro do conselho editorial do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa. Desde 2020, é professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.



Mais Informações

Regimento do Conselho Geral
Voltar ao topo