Missão

A Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte promove a formação de profissionais capazes de responder aos grandes desafios que a Sociedade da Informação coloca na atualidade, e de desempenhar a prática da Arquitetura e do Urbanismo de uma forma inovadora numa simbiose entre Tecnologia e Cultura.
Os cursos de mestrado e doutoramento (2.º e 3.º ciclo) foram desenvolvidos em alinhamento com as recomendações das principais associações profissionais internacionais das áreas relevantes como o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), o ACM (Association for Computing Machinery) e os requisitos da Diretiva europeia das Qualificações Profissionais, com origem no Comité Consultivo para a Educação e Formação no Domínio da Arquitetura (Comissão Europeia). A sua qualidade encontra-se certificada a nível nacional e internacional pela A3ES (Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior) e, nos cursos de engenharia, pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education).
A qualidade dos nossos estudantes revela-se pelos diversos prémios que lhes foram atribuídos, tanto ao nível das tecnologias (prémios ANACOM, Comissão Europeia, etc.) como da arquitetura (prémios SECIL Universidades, Larus/Jornal Arquitecturas, etc.). O corpo docente da escola é constituído por mais de 100 professores nacionais e estrangeiros distribuídos por três departamentos (Arquitetura, Ciências e Tecnologias da Informação e Matemática), na sua grande maioria doutorados. A nossa escola é caracterizada por um forte dinamismo e interdisciplinaridade, sendo de salientar a forte ligação ao meio empresarial e as inúmeras atividades de coordenação e participação em projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais.
A Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte desenvolve investigação de excelência, quer nos dois centros de investigação associados à escola, o Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR) e o Instituto de Telecomunicações (IT), com elevados índices de produção científica e atração de financiamento, mas também em colaboração com diversas empresas e centros de investigação de referência no país e no exterior. Daqui resulta a inclusão nos cursos dos mais avançados desenvolvimentos técnicos e científicos, envolvendo os nossos estudantes nas melhores práticas de investigação e desenvolvimento.
Sérgio Moro
Diretor da Escola