Revistas e editoras

O ISCTE-IUL promove a disseminação do conhecimento através de 7 revistas científicas com revisão de pares, indexadas em bases de dados internacionais.

Todas as revistas estão listadas na CAPES e um grande número está indexado na Scopus e na Web of Science, o que as torna uma opção relevante para a publicação e disseminação dos resultados científicos no contexto internacional. Além disso, a editora Mundos Sociais, ligada a uma das unidades de investigação do Instituto (o CIES-IUL) publica trabalhos de elevada qualidade no domínio das Ciências Sociais. Diversas unidades de investigação mantêm coleções de working papers.

Cadernos de Estudos Africanos

A Cadernos de Estudos Africanos é uma revista científica publicada pelo CEI-IUL. Com enfoque na África subsaariana, a revista acolhe contributos da comunidade científica internacional de ciências sociais especializada em Estudos Africanos. Desde o primeiro número, de Julho de 2001, a Cadernos de Estudos Africanos tem publicado regularmente dois números por ano.

Ver mais
Editor CEI-IUL
Diretora Clara Carvalho
Periodicidade Semestral
Línguas de publicação Português, Italiano, Inglês, Francês, Espanhol
Palavras-chave Estudos Africanos, Ciências Sociais e Humanidades
Apoio editorial  cadernos.cei@iscte.pt, ext. 292900
Bases de dados de indexação Scopus, SciELO, Revues.org, ProQuest, EBSCOhost, e-revist@s, Latindex
Outros diretórios e classificações Capes-WebQualis, Index Copernicus Internacional, DOAJ, SHERPA/RoMEO
ISSN 1645-3794
CIDADES, Comunidades e Territórios

A CIDADES, Comunidades e Territórios é uma revista científica na área dos Estudos Urbanos fundada em 2000 por um grupo de investigadores do antigo Centro de Estudos Territoriais, consolidando um acervo de investigação científica e trabalho académico no ISCTE-IUL ao longo de mais de 25 anos. Atualmente é publicada pelo DINÂMIA’CET-IUL. Agora em formato eletrónico, a CIDADES procura disseminar a investigação e a discussão na área científica dos Estudos Urbanos, destacando-se no domínio da publicação académica, a nível nacional e internacional, como publicação de referência na sua área.

Ver mais
Editor DINÂMIA’CET-IUL, ISCTE-IUL
Diretor Pedro Costa
Periodicidade Semestral
Línguas de publicação Português, Italiano, Inglês, Francês, Espanhol
Palavras-chave Estudos Urbanos, Arquitetura, Sociologia
Apoio editorial Mariana Leite Braga, cidades.dinamiacet@iscte.pt, ext. 293100
Bases de dados de indexação IBSS, EBSCOhost, Latindex
Outros diretórios e classificações Capes-WebQualis, SHERPA/RoMEO, RCAAP
ISSN 2182-3030
Etnográfica

A Etnográfica é a única revista portuguesa dedicada exclusivamente à Antropologia Social e Cultural. É um projeto dinâmico e consolidado, tendo adquirido amplo reconhecimento internacional como publicação científica de qualidade.

Assente num rigoroso sistema de revisores científicos, a Etnográfica cobre um amplo leque de contextos etnográficos. A revista salienta a investigação empírica de elevada qualidade, as perspetivas analíticas variadas e a inovação teórica. A Etnográfica reflete a diversidade de perspetivas teóricas, domínios e lugares de produção de conhecimento antropológico contemporâneo, bem como um leque variado de contextos geopolíticos e sociais em foco.

Ver mais
Editor CRIA
Diretora Manuela Ivone Cunha
Periodicidade Quadrimestral
Línguas de publicação Português, Inglês, Francês e Espanhol
Palavras-chave Antropologia
Apoio editorial Catarina Mira, etnografica@cria.org.pt, 722092
Bases de dados de indexação Scopus, Web of Science - SciELO Citation Index, Revues.org, SciELO, Anthropological Index Online, Latindex, EBSCOhost
Outros diretórios e classificações SCImago SJR, ERIH Plus, Capes-WebQualis, Index Copernicus Internacional, ClassifICS, DOAJ, SHERPA/RoMEO
ISSN 0873-6561
ISSN eletrónico 2182-2891
Ler História

A Ler História é uma publicação focada na promoção dos estudos em História e Ciências Sociais, recorrendo a revisores científicos, tendo circulação internacional.

A revista reúne artigos resultantes da pesquisa na área da História e de outras Ciências Sociais. Os artigos submetidos são sujeitos a avaliação rigorosa, contando a revista com um conjunto de autores nacionais e internacionais de referência.

Ver mais
Editor Ler História – Associação de Atividades Científicas
Diretor José Vicente Serrão
Periodicidade Semestral
Línguas de publicação Português, Inglês, Francês, Espanhol
Palavras-chave História e Ciências Sociais
Apoio editorial Mariana Leonor Francisco, ler.historia@iscte.pt
Bases de dados de indexação Scopus, Revues.org, EBSCOhost, Latindex, Historical Abstracts
Outros diretórios e classificações Capes-WebQualis, ERIH Plus, SHERPA/RoMEO, DOAJ
ISSN 0870-6182
Portuguese Journal of Social Science

A Portuguese Journal of Social Science (PJSS), criada em 2002, é uma revista transdisciplinar com revisão de pares focada na investigação sobre a sociedade portuguesa. Contudo, a revista assume uma perspetiva alargada e aceita artigos que não são exclusivamente dedicados ao caso português. Acolhe com particular interesse estudos comparativos.

Apesar da revista se concentrar em artigos resultantes de pesquisa, tem uma política flexível no que diz respeito a outros tipos de publicação, incluindo recensões. 

Ver mais
Editor Intellect
Diretor Luís Nuno Rodrigues
Periodicidade Quadrimestral
Línguas de publicação Inglês
Palavras-chave Ciências Sociais e Humanidades
Apoio editorial pjss@iscte.pt, ext. 722201
Bases de dados de indexação Web of Science-Thomson Reuters-core, Scopus, Cambridge Scientific Abstracts, ISBSS, Sociological Abstracts, Worldwide Political Science Abstracts, Latindex, EBSCOhost
Outros diretórios e classificações Capes-WebQualis
ISSN 1476-413X
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

A Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP), publicada pelo INDEG/ISCTE-IUL em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro (Brasil), é uma publicação trimestral que promove uma abordagem científica e disseminação de diversas áreas da gestão, tais como a estratégia, o marketing, os recursos humanos, o turismo, a logística, as finanças, a contabilidade e os sistemas de informação, entre outras. Contando com o contributo de autores nacionais e internacionais de renome, a RGPLP reúne artigos e estudos de caso.

Ver mais
Editor INDEG, ISCTE-IUL; Fundação Getúlio Vargas
Diretor Luís Reto (Portugal) e Bianor Scelza Cavalcanti (Brasil)
Periodicidade Quadrimestral
Línguas de publicação Português, Inglês, Espanhol
Palavras-chave Gestão e Administração
Apoio editorial revistas.indeg@iscte.pt
Bases de dados de indexação Thomson Reuters-SciELO Citation Index, Scielo
Outros diretórios e classificações CAPES-WebQualis, DOAJ
ISSN 1645-4464
Sociologia, Problemas e Práticas

A Sociologia, Problemas e Práticas é uma revista científica cujo principal objetivo é publicar artigos de análise sociológica resultantes de pesquisa original, do desenvolvimento teórico ou de avaliação temática. Tem abertura interdisciplinar a trabalhos resultantes de outras áreas das ciências sociais e está direcionada para um público internacional.  A revista foi fundada em 1986 e tem sido publicada de forma contínua desde então. Está indexada em várias bases bibliométricas internacionais.

Ver mais
Editor CIES-IUL, ISCTE-IUL
Diretor António Firmino da Costa
Periodicidade Quadrimestral
Línguas de publicação Português, Inglês, Francês, Espanhol
Palavras-chave Ciências Sociais e Humanidades
Apoio editorial Mónica Monteiro, sociologiapp@iscte.pt, 217903238
Bases de dados de indexação SCOPUS, Web of Science-Thomson Reuteurs SciELO Citation Index, SciELO, EBSCOhost, Latindex, Sociological Abstracts
Outros diretórios e classificações SCImago SJR, Capes-WebQualis, DOAJ
ISSN 0873-6529
Editora Mundos Sociais

A Mundos Sociais, fundada em 2010, é uma editora do CIES-IUL que promove a publicação científica de elevada qualidade nas áreas da Sociologia, Ciência Política, Antropologia,História, Ciências da Educação e outras Ciências Sociais.

Além do catálogo geral, a Mundos Sociais também é responsável pela publicação da revista Sociologia, Problemas e Práticas, pela coleção “Questões de Partida” e pela coleção “Desigualdades”, coordenada pelo Observatório das Desigualdades.

Ver mais
Diretora Susana da Cruz Martins
Apoio editorial Lina Cardoso, editora.cies@iscte.pt, 217903238
Voltar ao topo