Promoção de cultura científica

Apresentação

O ISCTE-IUL promove regularmente atividades que visam a valorização social da ciência e a aquisição de cultura científica por parte de públicos alargados. A atividade científica de excelência desenvolvida no Instituto é apresentada anualmente ao público em geral através de múltiplas iniciativas organizadas pelo ISCTE-IUL, pelas suas unidades de investigação e pelos seus docentes e investigadores.

COM Investigar

É um grupo de trabalho constituído pelos gestores de comunicação de ciência de cada uma das Unidades de Investigação do ISCTE-IUL, promovido pelo Gabinete de Apoio à Investigação e Projetos.

A criação deste grupo de trabalho tem como objetivo criar sinergias e otimizar o trabalho de comunicação de ciência realizado no ISCTE-IUL. O COM’Investigar procura promover atividades de disseminação e promoção de cultura científica, bem como produzir conteúdos informativos sobre a investigação que é realizada no Instituto.

Celebrações da Investigação ISCTE-IUL

2018 | Conferência sobre o ‘Horizon Europe (2021-2027) e os desafios europeus para a ciência’, com Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação

Veja a entrevista a Carlos Moedas e o vídeo da conferência.

2018 | Ciclo de tertúlias ‘A falar é que a gente se entende’

É uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Apoio à Investigação e Projetos, em articulação com as unidades de investigação, que pretende abordar temas da atualidade aproximando a investigação da sociedade e contribuindo para uma sociedade de conhecimento. Os investigadores falam sobre os resultados da sua investigação e convidam-se todos os interessados a participar no debate.

Programa 2018 | temas abordados:

  • Turismo em Lisboa
  • Igualdade de género (veja o vídeo)
  • Redes sociais e tecnologias

Prémios Científicos ISCTE-IUL

Cerimónia que, anualmente, visam promover e distinguir a excelência da publicação científica, a nível internacional, de professores e investigadores do ISCTE-IUL. Por favor saiba mais sobre os prémios cientificos aqui.

ISCTE MUNDI

Anualmente é feita a apresentação dos investigadores recém-chegados à comunidade científica do Instituto. Veja a Edição 2017.

Iniciação Científica

O concurso de Iniciação Científica destina-se a alunos das licenciaturas e mestrados integrados.

Os vencedores do concurso de 2017 deixaram os seus testemunhos.

Noite Europeia dos Investigadores

O ISCTE-IUL é um dos parceiros do consórcio europeu “Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night”, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. Este consórcio é coordenado pela Universidade de Lisboa, e para o biénio 2018-2019 é dedicado ao tema “SCICITY – Science in the City / Ciência na Cidade”, envolvendo o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa.

Esta iniciativa, que procura quebrar as barreiras que separam a ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão comum tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

O ISCTE-IUL tem participado assiduamente nesta iniciativa, com atividades diversificadas, que envolvem as equipas de todas as suas unidades de investigação. Veja o vídeo.

Para mais informações por favor consulte a página: http://noitedosinvestigadores.org/

Ciência Viva

A Agência Ciência Viva promove diversas iniciativas que visam o desenvolvimento da cultura científica de públicos diferenciados. O ISCTE-IUL, através das suas unidades de investigação,e em articulação com a Agência, realiza atividades variadas dirigidas a públicos mais jovens.

Em novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público em geral oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Saiba mais

O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias(OCJF) - proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, decorrendo habitualmente entre Junho e Agosto. Saiba mais

Mais Informações

ISCTE MUNDI 2017
Voltar ao topo