Financiamentos e apoios

No âmbito dos programas de financiamento nacionais e internacionais existentes, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) está disponível para considerar manifestações de interesse nas áreas de Gestão e Economia, Ciências Sociais e Políticas Públicas, e Tecnologias e Arquitetura, devendo os interessados indicar a unidade de investigação a que gostariam de associar-se para efeitos de candidatura. A integração em redes e parcerias é uma forma de manter o objetivo central do Instituto de promover a investigação de excelência através de novos projetos e a sua sustentabilidade a longo prazo.

O ISCTE-IUL é uma instituição que alia a excelência do ensino e da investigação a uma abordagem pluri e interdisciplinar, apostando também na transferência de conhecimento. As unidades de investigação do ISCTE-IUL conduzem investigação de excelência e executam continuadamente mais de 200 projetos de investigação científica. O ISCTE-IUL dispõe de serviços, comissões, infraestruturas, laboratórios e equipas técnicas especializadas que garantem a qualidade dos processos e apoiam as atividades de investigação e de ensino.

Na prossecução da investigação, as equipas de investigadores encontram todo o apoio necessário nas unidades de investigação a que pertencem, bem como através do Gabinete de Apoio à Investigação.

Está disponível, interna e externamente, um conjunto de apoios, prémios e financiamentos específicos para o desenvolvimento das atividades de investigação.

Fontes de Financiamento

As fontes de financiamento disponíveis são diversificadas e devem ser analisadas à luz dos objetivos de investigação. Há programas direcionados para várias áreas de pesquisa de cariz individual e ao nível de projetos, com equipas mais alargadas.

Os investigadores poderão encontrar várias oportunidades de financiamento em portais como o ERACAREERS e EURAXESS. É importante também procurar regularmente oportunidades de financiamento disponíveis através do European Research Council e Comissão Europeia.

Para o financiamento de projetos a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) disponibiliza informação detalhada sobre os concursos abertos, incluindo bolsas individuais e apoios para projetos de natureza diversificada.

O GAI tem à sua disposição todas as ferramentas necessárias para apoiar a equipa de investigação das UI, pelo que caso pretenda informação adicional basta entrar em contacto com a equipa do GAI (gai@iscte.pt).

Apoios e Prémios

Prémios Científicos ISCTE-IUL

Os Prémios Científicos do ISCTE-IUL visam promover e distinguir a excelência da publicação científica, a nível internacional, de professores e investigadores do ISCTE-IUL.

Requisitos

São considerados, para efeitos de candidatura, somente artigos publicados, em regime de publicação online ou definitiva, em revistas científicas internacionais indexadas na Web of Knowledge da Thomson Reuters (ex-ISI Web of Knowledge) e na SCOPUS-SCImago.

São atribuídos prémios aos artigos com publicação final ou publicados online, no ano civil anterior à data do concurso, em revistas situadas nos dois quartis superiores da ordenação, por fator de impacto do ano mais recente disponível. Consideram-se os domínios científicos em que a revista do artigo em causa está incluída, de acordo com as tipologias de domínios científicos dos Journal Citation Reports e SCImago Journal Rank.

Só serão considerados os artigos em que a filiação institucional ao ISCTE-IUL esteja devidamente referenciada por parte do(s) autor(es) pertencente(s) ao Instituto.

Para mais informação deve consultar o Regulamento.

Prazo de candidaturas 12 de abril de 2017 | Informação detalhada sobre o concurso 2017 disponível no Ciência-IUL.

 

Concurso para bolsas de Iniciação Científica ISCTE-IUL

Podem candidatar-se ao presente concurso os alunos do ISCTE-IUL que estejam inscritos numa licenciatura ou nos primeiros três anos do Mestrado Integrado em Arquitetura.

As bolsas no âmbito deste concurso serão financiadas através de verbas próprias do ISCTE-IUL e atribuídas por um período de seis meses. 

O júri pode ainda atribuir duas menções honrosas por Escola. 

Os beneficiários das bolsas ficam integrados, durante o período de vigência das mesmas, numa das unidades de investigação do ISCTE-IUL, onde obtêm formação e desenvolvem o seu projeto científico.

Em alternativa os alunos vencedores destas bolsas poderão optar por ver este valor total deduzido nas suas propinas de licenciatura e/ou mestrado do ISCTE-IUL.

Veja o regulamento aqui.

Edição 2017 | Candidaturas de 21 de março a 28 de abril de 2017 | Consulte o Edital BIC 2017.

 

Bolsas de 3º ciclo ISCTE-IUL

Este tipo de bolsa visa o desenvolvimento progressivo de competências dos estudantes de doutoramento em atividades de caráter científico, pedagógico e técnico relevante para a sua formação.

Potencia igualmente o desenvolvimento de tarefas e serviços que visem a aquisição pelo bolseiro de conhecimentos e boas práticas de desempenho dessas atividades, sempre que relacionadas com o seu plano de aquisição e treino de competências académicas e profissionais.

São ferramentas relevantes para a participação em atividades, projetos, consultadoria externa e prestação de serviços externos, desde que daí decorra a aquisição pelo bolseiro de conhecimentos ou de boas práticas de desempenho dessas atividades, sempre que relacionadas com o seu plano de trabalho.

Para informação adicional deve consultar o Regulamento.

Voltar ao topo