Novos investigadores

Bem-vindo(a) a uma das instituições de ensino universitário mais inovadoras do País! Chegar a uma nova universidade assemelha-se, em parte, à chegada a um novo país, é importante estabelecer contactos prioritários.

O novo investigador no ISCTE-IUL integra uma das 8 unidades de investigação (UI) onde irá desenvolver a sua pesquisa, individualmente ou integrando a equipa de um projeto de investigação. O staff da UI dará o apoio necessário para a sua integração no Instituto, fazendo as diligências requeridas pelo processo de registo nas plataformas formais do ISCTE-IUL e acesso aos serviços. O Gabinete de Apoio à Investigação (GAI | gai@iscte.pt) servirá como ponte e/ou interlocutor nas questões relacionadas com a sua integração.

O ISCTE-IUL providencia uma cadeia de serviços que permitem a sua integração no sistema universitário de forma a ter acesso às infraestruturas físicas e tecnológicas que facilitam o trabalho de pesquisa a desenvolver.

Campus

O ISCTE-IUL está estrategicamente localizado no centro da cidade de Lisboa. Mesmo junto ao campus existe uma estação de metro e paragens de autocarro com destinos diversificados o que facilita a mobilidade para qualquer ponto da cidade. A uma curta distância a pé encontram-se hotéis, restaurantes e lojas, bem como um dos maiores polos desportivos da cidade. O aeroporto fica a uma distância de apenas 10 minutos de carro.

O campus ISCTE-IUL proporciona uma atmosfera agradável e oferece infraestruturas divididas em quatro edifícios, um dos quais o Edifício II (inaugurado em 2003) ganhou o Prémio Valmor - em Portugal o prémio mais prestigiado em arquitetura.

Residência Universitária

A residência universitária do ISCTE-IUL responde às necessidades dos alunos e professores visitantes. Localizada no Mosteiro de Santos-o-Novo, do século XVII, classificado como Monumento Nacional, junto ao rio Tejo, a residência proporciona uma vista fabulosa sobre a cidade e está a uma curta distância da estação de comboios e metro de Santa Apolónia, do bairro tradicional de Alfama, da baixa lisboeta, do Terreiro do Paço e também do Parque das Nações.

Dada a elevada procura de alojamento ser superior à oferta, o critério utilizado é a data de chegada do pedido de alojamento.

Saiba mais

Arte, Cultura e Desporto no campus

O ISCTE-IUL possui diversos espaços e grupos dedicados à promoção da cultura, da arte e do desporto. Desde exposições e seminários, a concertos e produções teatrais, o ISCTE-IUL oferece uma grande variedade de eventos durante o ano letivo.

A biblioteca do ISCTE-IUL é um lugar de cultura que assume diversas dimensões, sendo um espaço aberto e dinâmico onde as expressões culturais são bem-vindas. Saiba mais

- Exposições Bibliográficas Temáticas

- Conversas da Biblioteca

- Livro do Mês

- Sessões de Apresentação Pública de Livros

- Ciclos Culturais

- Workshops

- Música na Biblioteca

- Arte na Biblioteca

- Ciclo de Cinema "4 Décadas, 4 Filmes

- Outras Atividades de Extensão e Dinamização Cultural

Contacto: biblioteca@iscte.pt

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL (AEISCTE) é uma organização autónoma gerida pelos estudantes do Instituto. A sua missão é proporcionar aos estudantes um complemento social e cultural da vida académica. Pode encontrar informação sobre eventos em Lisboa  e noutras cidades do País. Pode ainda encontrar folhetos e informação sobre concertos, artes performativas e festivais de cinema que decorrem em Lisboa, e muito mais. Saiba mais

Contacto: aeiscte@iscte.pt

Os estudantes e toda a comunidade ISCTE-IUL beneficiam de condições especiais de acesso às infraestruturas desportivas. O Estádio Universitário de Lisboa (EUL), um dos maiores centros desportivos de Lisboa, com campos de futebol e de rugby, pistas de atletismo, piscinas e ginásio, entre outros. Saiba mais

Contacto: geral@eul.mctes.pt

A AEISCTE também oferece uma multiplicidade de atividades desportivas como andebol, badminton, basquetebol, futebol, natação, rugby e voleibol. São ainda promovidas iniciativas que abarcam uma série de outros desportos. É também possível alugar uma bicicleta e explorar a cidade.

O mISCuTEm, criado em 2001, é o grupo de teatro do ISCTE-IUL, com encenação e direção de atores por Ana Isabel Augusto. As inscrições no grupo de teatro abrem em setembro.

Contacto: miscutem@gmail.com

O ISCTE-IUL tem ainda uma sala de exposições, no Edifício II, piso 1, que recebe ao longo do ano diversas exposições dedicadas a temas diversificados. 

Contacto: eventos@iscte.pt

Cursos de Línguas

Especialmente para alunos e professores visitantes estrangeiros, o ISCTE-IUL oferece cursos de língua portuguesa, em ambos os semestres, de forma a melhorar os seus níveis de português para fins profissionais ou pessoais, obtendo no final um certificado de Português como Língua Estrangeira. O contacto poderá ser feito através do Laboratório de Competências Transversais (lct@iscte.pt). Caso procure outros cursos de línguas estrangeiras poderá contactar o Centro de Cursos Livres (atendimento.iscte@ccl.pt).

Voltar ao topo