Questões Frequentes

Competências Transversais

O que são Competências Transversais? 
São competências genéricas que, a par dos conhecimentos específicos de cada área científica, incrementam o acesso ao emprego, facilitam a integração no mundo do trabalho e promovem a cidadania responsável. 


O horário das UCs de Competências Transversais integra-se nos horários da minha licenciatura ou mestrado integrado? 
Não. Os estudantes serão colocados em horários que não coincidam, nem interfiram, com o decurso normal das atividades letivas nas restantes UCs, exceto se esta UC estiver em atraso. 


Como são constituídas as turmas das UCs de Competências Transversais? 
Os estudantes inscritos numa determinada UC de Competências Transversais são inseridos em turmas, cujo número médio é de 30 estudantes. Incluem-se em cada uma destas UCs estudantes das diversas licenciaturas e mestrado integrado. 


Posso trocar de turma numa unidade curricular? 

Sim, se o horário em que se inscreveu estiver sobreposto com outra UC obrigatória da licenciatura ou mestrado integrado e se as turmas compatíveis ainda não tiverem começado as aulas e houver vagas nas mesmas.


Tenho duas unidades curriculares sobrepostas. E agora? 

Deve contactar os Serviços de Gestão de Ensino ou, se ainda estiver aberto o período de inscrições, trocar a turma em Fénix por outra compatível com o horário. 


Posso alterar unidades curriculares depois de estar inscrito? 

Não. 


Como me posso inscrever numa unidade curricular? 

No início do ano letivo, aquando da inscrição, e na escolha de unidades curriculares, há a opção de escolher as competências transversais que o estudante pretende fazer. No total, cada licenciado do Iscte tem de ter 6 créditos completos em competências transversais. Podem também inscrever-se nestas UC como isoladas.



Unidades Curriculares Isoladas

Qual é o custo de frequência de uma unidade curricular isolada? 

Depende do número de créditos da unidade curricular. Cada crédito tem o custo de 30 euros. Ao custo da UC acrescem 10 euros de taxa de inscrição e 20 euros de taxa de candidatura para estudantes externos. 

Posso fazer uma unidade curricular isolada sem frequentar um curso no Iscte? 

Sim. Qualquer pessoa pode frequentar as nossas UC, desde que haja vagas. 

Posso frequentar uma unidade curricular isolada sendo estudante de mestrado ou doutoramento? 

Sim, como UC isolada. Estudantes do Iscte ficam dispensados do pagamento dos 10 euros de taxa de inscrição e dos 20 euros de taxa de candidatura.

Vou receber algum certificado após concluir as unidades curriculares? 

Pode ser pedido um certificado de aproveitamento (com avaliação obtida) junto dos Serviços de Gestão de Ensino. Este certificado implica o pagamento de emolumentos. 

Curso de Português como Língua Estrangeira

Posso fazer o curso de língua portuguesa se não for estudante do Iscte? 

Sim. O curso está disponível para toda a comunidade interessada em frequentá-lo. 

Como posso saber qual o meu nível de português? 

Se o estudante nunca teve aulas de português e não entende a língua, deve começar no nível A1. Todos os estudantes que se inscreverem nos níveis acima têm de fazer um teste de nível (a menos que já tenham concluído o nível anterior àquele em que se inscreveram). 

Vou receber algum diploma oficial indicativo do meu nível após a conclusão do curso? 

O curso do Iscte não serve para propósitos oficiais, no entanto, é possível pedir um certificado de aproveitamento juntos dos Serviços de Gestão de Ensino com a classificação obtida. Este certificado implica o pagamento de emolumentos. 

Posso fazer um exame oficial de línguas no Iscte? 

Não. O Iscte não está certificado para reconhecer níveis de línguas segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Os estudantes que necessitarem de um comprovativo de nível deverão dirigir-se a uma escola que emita este tipo de certificados. 

Quanta custa o curso de Língua Portuguesa?

No total, o curso custa 180 euros para estudantes do Iscte e 210 euros para estudantes externos.

Online Learning

Não consigo aceder ao curso online das minhas UCs. O que se passa? 

Provavelmente o problema prende-se com o e-mail institucional. O acesso ao online learning é feito sempre com a versão encurtada do e-mail e com a terminologia @iscte-iul.pt. Se o e-mail terminar em @iscte.pt, a plataforma não o vai reconhecer. 

Não sou estudante do Iscte, posso aceder aos cursos online das UCs? 

Não. Os cursos online das unidades curriculares estão disponíveis apenas para alunos do Iscte uma vez que o site requer a autenticação com o email e palavra-passe institucionais. 

Maiores de 23 anos

Quais as provas necessárias para a inscrição? 

Todos os candidatos elegíveis para o concurso Maiores de 23, que pretendam ingressar numa licenciatura do Iscte, devem realizar uma prova escrita de literacia para avaliação de competências de leitura e interpretação de textos, utilização de linguagem numérica e capacidade de raciocínio abstrato. 

Adicionalmente à prova escrita de literacia, os candidatos aos cursos da IBS e da ISTA realizam uma prova específica de aferição de conhecimentos em matemática, e os candidatos ao Mestrado Integrado em Arquitetura realizam uma prova de aferição de conhecimentos em geometria descritiva. 

Existem cursos de preparação para acesso a Maiores 23? 

Sim, o Iscte dispõe de três tipos de cursos preparatórios: um de preparação para a prova escrita de literacia e outros dois de preparação para a prova de matemática. 

O curso de escrita académica e pensamento crítico é constituído por apenas um módulo que pretende familiarizar os estudantes com a linguagem académica e de interpretação de textos escritos e elementos extratexto (como gráficos e tabelas), com o objetivo de os preparar para a realização da prova escrita de literacia. 

O curso preparatório de matemática elementar é constituído por dois módulos (Tópicos de Matemática Elementar I e Tópicos de Matemática Elementar II) que cobrem conteúdos do ensino básico, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar os módulos do curso preparatório avançado, caso não tenha bases para tal. 

O curso preparatório de matemática avançado engloba 4 módulos (Geometria e Trigonometria; Lógia, Sucessões, Cálculo Combinatório e Probabilidades; Funções e Números Complexos; Derivadas de Funções e Aplicações) que cobrem os conteúdos do ensino secundário, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar as unidades curriculares de matemática do curso em que pretende ingressar.  

A avaliação obtida na prova escrita de literacia e/ou nas provas específicas de matemática ou de geometria descritiva é válida durante quanto tempo?  

Dois anos. 

A avaliação obtida na prova confere-me um grau específico? 

Não. Os resultados obtidos na prova M23 apenas habilitam o candidato a ser opositor ao concurso especial de acesso ao Iscte para os Maiores de 23 anos. 

Os estudantes que frequentaram os quatro módulos de matemática avançada obtendo uma média global positiva, mesmo com negativa a um ou mais módulos, ficam habilitados ao ingresso com essa nota de matemática, não precisando de fazer a prova de matemática? 

Sim. Não é preciso ter avaliação positiva em todos os módulos desde que a média dos quatro seja positiva.

Os estudantes com nota positiva na média dos quatro módulopodem fazer a prova? Nesse caso, qual a nota que será considerada? A melhor das duas?  

Sim, podem fazer exame. Conta a nota mais favorável. 

Os estudantes podem frequentar um módulo regular e fazer a avaliação no módulo intensivo? 

Não. Não é permitida a repetição da avaliação dos módulos. 

É necessário frequentar o módulo para poder realizar o teste?  

Os estudantes têm que frequentar, pelo menos, 70% das aulas para poderem ser avaliados e, consequentemente, terem a oportunidade de serem dispensados da prova de matemática. 

A matéria dada nos módulos avançados e constituinte da prova de matemática corresponde a alguma disciplina?

Sim, corresponde à matéria dada em Matemática A.

Quem deve frequentar o módulo preparatório de Escrita Académica e Pensamento Crítico?  

Recomenda-se a frequência do módulo preparatório de Escrita Académica e Pensamento Crítico a todos os candidatos às Provas M23. Neste módulo, o estudante irá desenvolver um conjunto de competências base de leitura e interpretação de textos e de elaboração de pensamento crítico e argumentativo, bem como de utilização de linguagem numérica para resolução de problemas do quotidiano. 

O que significa a componente de avaliação do módulo? 

Para atribuição de unidades de crédito (3 ECTS) a aferição das aprendizagens deve ser enquadrada com procedimentos formais de avaliação. Caso o candidato ingresse num curso do Iscte, os créditos obtidos nesta UC podem funcionar como suplemento ao diploma. Em alguns cursos, mediante requerimento do interessado, a direção de curso pode autorizar que a conclusão da UC substitua uma UC transversal de frequência optativa, quando se aplique. 

A aprovação no módulo de escrita académica e pensamento crítico pode implicar a dispensa da realização da prova de literacia 

Não. Independentemente do resultado obtido no módulo preparatório, é sempre obrigatório fazer a prova de literacia e é a nota desta que vai contar para o ingresso ou não no Iscte. 

Estou inscrito nos módulos preparatórios. Preciso de me inscrever nas provas?

Sim. A frequência dos módulos não implica a não realização das provas. A prova de literacia é sempre obrigatória e, no caso da matemática, os candidatos podem inscrever-se e, depois, optar por não fazer a prova e concorrer com a avaliação dos módulos.

O Iscte disponibiliza provas de anos anteriores?

Não.

Estudantes das vias profissionalizantes

Quais as provas necessárias para a inscrição? 

Todos os candidatos elegíveis para o concurso Vias Profissionalizantes, que pretendam ingressar numa licenciatura do Iscte, devem realizar uma prova escrita de literacia para avaliação de competências de leitura e interpretação de textos, utilização de linguagem numérica e capacidade de raciocínio abstrato. 

Adicionalmente à prova escrita de literacia, os candidatos aos cursos da IBS e da ISTA realizam uma prova específica de aferição de conhecimentos em matemática, e os candidatos ao Mestrado Integrado em Arquitetura realizam uma prova de aferição de conhecimentos em geometria descritiva. 

Existem cursos de preparação para acesso a estudantes das vias profissionalizantes? 

Sim, o Iscte dispõe de três tipos de cursos preparatórios: um de preparação para a prova escrita de literacia e outros dois de preparação para a prova de matemática. 

O curso de escrita académica e pensamento crítico é constituído por apenas um módulo que pretende familiarizar os estudantes com a linguagem académica e de interpretação de textos escritos e elementos extratexto (como gráficos e tabelas), com o objetivo de os preparar para a realização da prova escrita de literacia. 

O curso preparatório de matemática elementar é constituído por dois módulos (Tópicos de Matemática Elementar I e Tópicos de Matemática Elementar II) que cobrem conteúdos do ensino básico, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar os módulos do curso preparatório avançado. 

O curso preparatório de matemática avançado engloba 4 módulos (Geometria e Trigonometria; Lógia, Sucessões, Cálculo Combinatório e Probabilidades; Funções e Números Complexos; Derivadas de Funções e Aplicações) que cobrem os conteúdos do ensino secundário, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar as unidades curriculares de matemática do curso em que pretende ingressar.  

Os estudantes que frequentaram os quatro módulos de matemática avançada obtendo uma média global positiva, mesmo com negativa a um ou mais módulos, ficam habilitados ao ingresso com essa nota de matemática, não precisando de fazer a prova de matemática? 

Sim. Não é preciso ter avaliação positiva em todos os módulos desde que a média dos quatro seja positiva.

Os alunos com nota positiva na média dos quatro módulos, podem fazer a prova? Nesse caso, qual a nota que será considerada? A melhor das duas?  

Sim, podem fazer exame. Conta a nota mais favorável. 

Os alunos podem frequentar um módulo regular e fazer a avaliação no módulo intensivo? 

Não. Não é permitida a repetição da avaliação dos módulos. 

É necessário frequentar o módulo para poder realizar o teste?  

Os estudantes têm que frequentar, pelo menos, 70% das aulas para poderem ser avaliados e, consequentemente, terem a oportunidade de serem dispensados da prova de matemática. 

A matéria dada nos módulos avançados e constituinte da prova de matemática corresponde a alguma disciplina?

Sim, corresponde à matéria dada em Matemática A.

Quem deve frequentar o módulo preparatório de Escrita Académica e Pensamento Crítico? 

Recomenda-se a frequência do módulo preparatório de Escrita Académica e Pensamento Crítico a todos os candidatos às Provas Vias Profissionalizantes. Neste módulo irá desenvolver um conjunto de competências base de leitura e interpretação de textos e de elaboração de pensamento crítico e argumentativo, bem como de utilização de linguagem numérica para resolução de problemas do quotidiano. 

O que significa a componente de avaliação do módulo? 

Para atribuição de unidades de crédito (3 ECTS) a aferição das aprendizagens deve ser enquadrada com procedimentos formais de avaliação. Caso o candidato ingresse num curso do Iscte, os créditos obtidos nesta UC podem funcionar como suplemento ao diploma. Em alguns cursos, mediante requerimento do interessado, a direção de curso pode autorizar que a conclusão da UC substitua uma UC transversal de frequência optativa, quando se aplique. 

A aprovação no módulo de escrita académica e pensamento crítico pode implicar a dispensa da realização da prova de literacia?  

Não. Independentemente do resultado obtido no módulo preparatório, é sempre obrigatório fazer a prova de literacia e é a nota desta que vai contar para o ingresso ou não no Iscte. 

Estou inscrito nos módulos preparatórios. Preciso de me inscrever nas provas?

Sim. A frequência dos módulos não implica a não realização das provas. A prova de literacia é sempre obrigatória e, no caso da matemática, os candidatos podem inscrever-se e, depois, optar por não fazer a prova e concorrer com a avaliação dos módulos.

O Iscte disponibiliza provas de anos anteriores?

Não.

Voltar ao topo