Título de Doutoramento Europeu

O ISCTE-IUL atribui o título de doutoramento europeu ao grau de doutor conferido por ele próprio, desde que o doutorando tenha realizado um período de investigação de, pelo menos, um trimestre, como parte do trabalho de preparação da tese de doutoramento, numa universidade de um país europeu que não Portugal, ao abrigo de um protocolo entre o ISCTE-IUL e essa outra universidade.

O título de “Doutoramento Europeu” não constitui mais um grau. Não se trata também de um grau conjunto a duas ou mais universidades.

Este título é atribuído aos candidatos que reúnam os requisitos gerais indispensáveis à obtenção do grau de doutor, nomeadamente os impostos pela lei portuguesa, pelo DoutoramentoEuropeu_Regulamento para Atribuição do Título de Doutoramento Europeu pelo ISCTE-IUL.

Cumulativamente, o processo de mobilidade inerente ao título de doutoramento europeu deve obedecer, ainda, às formalidades impostas pelo DoutoramentoEuropeu_GuiaProcedimentos do ISCTE-IUL.

Para obtenção do título de doutoramento europeu é necessária a formalização prévia de um Protocolo (DoutoramentoEuropeu_ModeloProtocolo) específico que deverá ser assinado pelos representantes das duas instituições.

O estudante interessado deve manifestar interesse junto dos Serviços da Gestão do Ensino do ISCTE-IUL, na Área de Apoio ao 3º Ciclo, para dar início ao processo de mobilidade, através do preenchimento de uma DoutoramentoEuropeu_FichaInscrição.

Findo a mobilidade, o participante deve entregar os seguintes documentos:

Voltar ao topo