Selecionar um modelo de publicação

Existem três modelos de publicação científica principais:

1. No modelo convencional os artigos científicos são publicados em revistas cujo acesso se faz através de pagamento pelo utilizador da informação. As bibliotecas das instituições de ensino superior, como é o caso da Biblioteca do Iscte, habitualmente, assumem estes custos, disponibilizando a informação à comunidade.

2. Quando os artigos científicos são publicados em revistas cujo acesso não tem custos para o utilizador da informação, o modelo é o da publicação em Acesso aberto. Neste caso, os autores que publicam nestas revistas podem ter de pagar um valor referente ao processamento editorial do artigo ( APC - Article Processing Charges). Muitas revistas, no entanto, não cobram quaisquer custos de publicação.

Pode encontrar revistas sem custos de publicação na sua área de interesse no Diretório de revistas em acesso aberto DOAJ, utilizando o filtro Without article processing charges (APC).

imagem conteúdo AI 1


3. Mais recentemente, foi criado o modelo híbrido, no qual os artigos científicos são publicados em revistas que publicam segundo o modelo convencional, mas que apresentam aos autores a opção de publicar o seu artigo, em concreto, em acesso aberto (normalmente, com pagamento de APC).

Explore uma estratégia de publicação em acesso aberto conhecendo as suas vantagens. Permite dar maior visibilidade às suas publicações tornando-as potencialmente mais citáveis e aumentando, desta forma, o impacto científico das mesmas.

 

Selecionar uma revista para publicar


Para selecionar uma revista de qualidade para publicar, siga estas orientações:

  • Verifique se a revista é sujeita a um processo de revisão por pares e se o mesmo se apresenta de forma clara e transparente.
  • Pesquise nas bases de dados de avaliação da produção científica se a revista se encontra indexada.
  • Conheça as métricas de avaliação científica da revista.
  • Procure dentro da sua área de investigação.
  • Analise o modelo de publicação da revista.

 

O que são revistas indexadas

Revistas indexadas são aquelas que constam de bases de dados referenciais, como a Scopus ou a Web of Science, reconhecidas pela seleção criteriosa dos seus conteúdos, nomeadamente, no que respeita ao processo de revisão por pares e às questões éticas.

Conheça os critérios da seleção de revistas na Scopus

Conheça os critérios da seleção de revistas na Web of Science

 

Publicar em revistas indexadas


Tendo em consideração o pressuposto de que uma revista indexada tem qualidade, âmbito internacional e cumpre todos os requisitos da revisão por pares necessários, é desejável publicar numa destas revistas.

Para encontrar uma revista indexada nas bases de dados referenciais da sua área de conhecimento, proceda da seguinte forma:

Scopus

Em Sources, pesquise por subject area para selecionar a área/subárea mais adequada ao seu trabalho científico. Recuperará uma lista de revistas organizadas por valor decrescente do indicador de impacto CiteScore.

Poderá utilizar o filtro Display only Open Access journals para restringir a pesquisa apenas a revistas com possibilidade de publicação em acesso aberto.

Poderá ainda selecionar apenas revistas classificadas num quartil ou os primeiros 10% da lista.

SCImago Journal & Country Rank

Trata-se de outra ferramenta de avaliação da produção científica que utiliza a lista de revistas indexadas na Scopus.

Nas caixas All Subject areas/All subject categories selecione os parâmetros do seu interesse. Recuperará uma lista de revistas organizadas por valor decrescente do indicador de impacto SJR (SCImago Journal Rank).

Poderá utilizar o filtro Only Open Access Journals para restringir a pesquisa apenas a revista com possibilidade de publicação em acesso aberto.

Nota: todas as revistas indexadas na Scopus estão na SCImago Journal & Country Rank mas o oposto não acontece. Assim, para obter informação adicional e de acesso gratuito (para as instituições que não subscrevem a base de dados) pode usar-se o SCImago Journal & Country Rank mas, para garantir que a revista se encontra na Scopus deve confirmar-se no Scopus (sources).

Journal Citation Reports (Web of Science)

Navegue pelas categorias da Web of Science para encontrar a área do seu interesse. Selecione o conjunto de revistas do índice que entender (note que nem todos os índices da Web of Science conferem fator de impacto!).

Nos índices com fator de impacto, acederá a uma listagem organizada por ordem decrescente desse indicador (JIF - Journal Impact Factor).

Na caixa de filtros à esquerda pode restringir a sua pesquisa a revistas com opções de acesso aberto e, também, agrupar a listagem por quartil.

Onde não publicar


Não publique em revistas de origem duvidosa, que não cumpram todos os requisitos exigidos a um processo de publicação de qualidade.

A realidade das revistas e editores predatórios é complexa. Na maior parte dos casos os artigos submetidos são publicados rapidamente, mas sacrificada a qualidade de revisão por pares. A ausência deste processo é crítica pois, em última instância, pode resultar na reprodução de um conteúdo não validado por especialistas e à sua utilização em investigações subsequentes, derivando no que podemos apelidar de pseudociência!

O fenómeno ocorre igualmente no caso das conferências.

Saiba mais sobre este tema aqui.

Voltar ao topo