Estágios curriculares e empregabilidade

A promoção do sucesso escolar e da empregabilidade é também um dos principais objetivos a que o ISCTE se propõe enquanto eixo do seu desenvolvimento estratégico.

Neste sentido, são promovidas pelo ISCTE um conjunto de atividades cujo objectivo principal assenta na aproximação da Instituição ao mercado de trabalho.

De entre essas atividades destaca-se a realização anual do Fórum Empresas e a participação dos estudantes em diversos jogos de simulação e concursos. Ainda no âmbito destas actividades, há a salientar a oferta diversificada de estágios curriculares e profissionais, nomeadamente:

Orientação de carreiras

Acompanhamos os estudantes desde que entram no ISCTE porque acreditamos que o ensino superior deve potenciar a aprendizagem ao longo da vida, dotando os seus estudantes de competências de empregabilidade. A empregabilidade é a capacidade de uma pessoa conquistar e manter um emprego que permita realizar-se.

Estágios curriculares

É importante que os estudantes sejam proactivos na obtenção de um local de estágio, mas nós podemos ajudar nesse processo. Podemos ajudar:

  • Decidir qual o melhor lugar tendo em conta o objetivo de estágio;
  • Contactar organizações usando os nossos contactos pessoais;
  • Oficializar o estágio através da elaboração do protocolo.

Ao longo do ano divulgaremos os estágios extracurriculares. Também apoiamos a oficialização de estágios que os estudantes encontrem autonomamente.

Academia da empregabilidade

Ao longo do ano serão realizados workshops sobre Curriculum Vitae, Linkedin e Procura ativa de emprego. O principal objetivo desta academia é dar orientações aos estudantes para terem um bom “cartão de visita” para obter um estágio ou um emprego. Podem repetir várias vezes o mesmo workshop, porque demora até termos um bom produto final.

Mentoring e Jobshadow

O objetivo do programa de Mentoring é promover a aproximação de antigos alunos do ISCTE e atuais estudantes finalistas de licenciatura. Para além da importante partilha de experiências, é esperado que a iniciativa promova o desenvolvimento de ambas as partes e facilite a tomada de decisão do estudante na fase de transição que atravessa. 

O ISCTE tem vindo a monitorizar o percurso profissional e a inserção na vida activa dos seus diplomados.

Voltar ao topo