Gabinete de Acesso ao Ensino Superior

O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) do Iscte está inserido no Núcleo de Atendimento Geral.

O gabinete está disponível durante todo o ano para receber candidatos ao ensino superior e para esclarecer dúvidas sobre cursos e formas de acesso.



PRESENCIAL

O gabinete está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, na sala 1SE02 (Ed. I). Recomenda-se marcação prévia, por email.


ELETRÓNICO

O email é a via preferencial e mais responsiva de comunicação com os candidatos. Esta via de comunicação permite a análise cuidada de dúvidas e documentações, muitas vezes em articulação com a Direção-Geral do Ensino Superior.

Num primeiro contacto com o gabinete do Iscte para esclarecer dúvidas de acesso, recomenda-se o preenchimento e submissão deste formulário de contacto.

Email: admissions@iscte-iul.pt


TELEFÓNICO

Telefone: 210 464 048
Horário de atendimento: 9h30 - 18h00 


O apoio à candidatura começa a montante, quando o candidato procura um gabinete de acesso para perceber quais os concursos que se alinham com o seu perfil de candidato.

Para além do serviço informativo, há um conjunto de ações que podem exigir a mediação de um gabinete de acesso, dependendo do tipo de concurso e do perfil do candidato. Consulte-as em baixo.

O gabinete do Iscte nao é o único gabinete de acesso a que pode recorrer. Descubra-os:

Ver Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior



PEDIDO DE SENHA E NÚMERO INTERNO

Senha de acesso

  • A senha é pedida online, no site da DGES, e o candidato indica:
    • número de identificação ou o número interno;
    • nome completo (conforme documento de identificação);
    • endereço de e-mail que pretende utilizar;
    • local de entrega do pedido (escola secundária ou GAES);
    • e submete o pedido.
  • O sistema envia um e-mail com link de confirmação.
  • O candidato acede ao link, imprime o recibo de confirmação do pedido e entrega-o na escola secundária ou no GAES que indicou no pedido.
  • Caso o candidato seja menor, o recibo do pedido deve ser assinado pelo encarregado de educação.
  • Após validação do pedido, a senha é enviada para o e-mail do candidato.

A senha de acesso atribuída só é válida no ano a que respeita a candidatura. A senha de acesso pode ser utilizada em todas as fases de candidatura do mesmo ano.

Número interno

  • Para aceder à plataforma de candidatura online da DGES, o candidato precisa de ter um número de identificação português válido.
  • Os candidatos que não tenham cartão de cidadão ou bilhete de identidade português válido necessitam de um número interno para aceder à plataforma. Este número interno é pedido no momento em que o candidato faz o seu pedido de senha, indicando qual o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) que pretende que o emita.

PEDIDO DE FICHA DE ATIVAÇÃO

A ficha de ativação é um código que permite aos candidatos que não realizaram exames nacionais portugueses iniciar e submeter a sua candidatura online ao Concurso Nacional de Acesso. Esta ficha substitui a ficha ENES*.

A ficha de ativação é solicitada a um GAES pelos candidatos que não realizem exames do ensino secundário português. Esta ficha contém um código que é solicitado na candidatura online e sem o qual não é possível prosseguir a mesma.


*A ficha ENES é o documento que lista os exames nacionais realizados e respetiva classificação. A ficha ENES é pedida na escola secundária onde foram realizados os mesmos e é essencial à candidatura online, uma vez que contém um código sem o qual não é possível prosseguir com a mesma.



CANDIDATURA AO REGIME ESPECIAL

Os regimes especiais de acesso e ingresso no ensino superior destinam-se aos estudantes que reúnam condições habilitacionais e pessoais específicas, identificadas em cada um dos regimes, tratando-se de uma forma de acesso autónoma, distinta do Regime Geral e dos Concursos Especiais.

O candidato que pretenda candidatar-se ao regime especial A, B, C, E, F e G, submete a sua candidatura, por email, via Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES). Para tal, deve atender o calendário e as regras de candidatura vigentes nesse ano.


Calendário e procedimento de candidatura 2022/2023 - n.a.

Calendário e procedimento de candidatura 2021/2022 - Guia 2021


Os candidatos ao Iscte, ou os diretores de turma/ docentes/ psicólogos de escolas secundárias cujos alunos se revelem interessados na nossa oferta formativa, podem marcar uma visita ao campus diretamente connosco. 

No caso de ser uma turma, podemos até validar a possibilidade de termos a presença de um núcleo de estudantes ou de um dos nossos Embaixadores.

Email: admissions@iscte-iul.pt



Voltar ao topo