Recursos em Acesso Aberto

African Journals Online (AJOL)
A African Journals Online (AJOL) é a maior e mais relevante plataforma de periódicos académicos revistos por pares e publicados em África. É uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar o acesso online à investigação produzida e publicada no continente africano.

AidData
Base de dados abrangente sobre financiamento internacional e ajuda externa ao desenvolvimento, acompanhada por uma variedade de aplicações web inovadoras para a análise de dados. 


AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION
Bibliografia e podcasts sobre os vários aspetos psicológicos da pandemia e do pós-pandemia.


CORE
O
Core é um agregador de conteúdos e funciona como um motor de pesquisa de publicações em acesso aberto gratuitas. Considerado como o maior agregador de acesso aberto do mundo, é um recurso muito útil para o estudo e a investigação.


BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
Com o apoio da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos EUA, esta plataforma disponibiliza gratuitamente e em formato multilingue importantes fontes históricas provenientes de países e culturas de todo o mundo, fornecendo recursos para investigadores.


Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
O
BASE oferece acesso a mais de 140 milhões de documentos de mais de 6.000 fontes. Cerca de 60% destes documentos estão em acesso aberto, pode filtrar resultados para ver apenas os documentos que estão disponíveis gratuitamente online. 


Clute Institute
Coleção de revistas académicas com Peer-Review em acesso aberto. Abrange várias disciplinas académicas. 

 

DART-Europe E-theses Portal
Portal que permite o acesso a teses produzidas em várias universidades europeias, sendo da responsabilidade da LIBER - Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche.

 

DOAB - Directory of Open Access Books
Diretório de livros em acesso aberto, criado pela Open Access Publishing in European Networks Foundation e agrega cerca de 1450 livros científicos com peer-review de 49 editores.


DOAJ - Directory of Open Access Journal
Diretório que abrange todas as áreas temáticas e várias línguas. Oferece o acesso a mais de 1000 revistas científicas e académicas com arbitragem científica.


The Electronic Library of Mathematics (ELibM)

A Electronic Library of Mathematics (ELibM) contém publicações periódicas, monografias e outros recursos eletrónicos no campo da matemática. O acesso é gratuito, exceto nos periódicos com período de embargo.


EMERALD PUBLISHING
Artigos sobre desafios sociais e económicos em contexto de epidemias.


ÉRUDIT

É uma das maiores plataformas de difusão das publicações científicas francófonas nas aéreas das ciências sociais e humanas, e disponibiliza agora em livre acesso 65 desses títulos.


E-Theses Online Service ( EThOS)
Gerido pela Biblioteca Britânica, o EThOS   é uma base de dados com mais de 500.000 teses de doutoramento. Mais de metade estão disponíveis gratuitamente, quer diretamente via EThOS , quer através de um link institucional .  

EZB Electronic Journals Library
A EZB Electronic Journals Library é um serviço que permite a pesquisa e consulta de periódicos académicos na web. Oferece um interface rápido, estruturado e unificado para acesso a artigos científicos em texto integral.

FRONTIERS
Plataforma de ciência aberta com mais de 153.000 artigos de vários domínios científicos, com revisão por pares e indicadores bibliométricos por artigo.


Hindawi

Ao colocar a investigação académica no centro da sua missão a Hindawi procura que os investigadores sejam motivados a trabalhar em rede, o objetivo principal é maximizar o impacto da investigação científica em acesso global e aberto.



IMD World Competitiveness Online (versão gratuita)
Base de Dados do Institute for Management Development que contém dados e rankings sobre a competitividade das Nações.
A versão gratuita dá acesso a um menor número de critérios e dados dos rankings.


IMF e-LIBRARY
A e-LIBRARY do Fundo Monetário Internacional (FMI) simplifica a análise e a pesquisa com acesso direto a periódicos, livros, documentos de trabalho e estudos do FMI. Neste recurso encontrará informação sobre macroeconomia, globalização, desenvolvimento, comércio, demografia, mercados emergentes, política, redução da pobreza, entre outros temas.


The ISSN International Portal
O Portal Internacional ISSN é disponibilizado pelo ISSN International Center e permite listar todos os ISSNs atribuídos mundialmente a publicações em série. É a fonte de referência para identificação e acesso aberto de publicações periódicas.


JSTOR Open Access E-Books
A JSTOR disponibiliza milhares de monografias na área das Humanidades e Ciências Sociais. Incluem editores como a Fordham University Press, NYU Press, Cornell University Press, University of California Press, Princeton University Press e Yale University Press, em constante atualização. 


MDPI Open Acess Journals

Pioneiro na publicação académica em acesso aberto, o MDPI apoia comunidades académicas desde 1996. Sediado em Basileia, na Suíça, o MDPI tem como missão promover o intercâmbio científico aberto. As publicações que disponibiliza são revistas por pares, garantindo que a investigação mais recente esteja disponível gratuitamente e que todo o conteúdo seja distribuído sob Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY).


Oapen

A Oapen - Online library and publication platform promove e apoia a transição para o acesso aberto dos livros académicos, fornecendo serviços de infraestrutura abertos às partes interessadas na comunicação académica.


OATD (Open Acess Theses and Dissertations)
Repositório agregador de teses de mais de 1100 universidades que neste momento indexa mais de 4 milhões de registos.


Open Edition
O OpenEdition é um portal de recursos eletrônicos em ciências humanas e sociais. O portal permite a pesquisa e o acesso aberto e completo a milhares de livros, periódicos e eventos no âmbito das áreas científicas referidas.


Open Knowledge Repository (World Bank Group)
O Open Knowledge Repository  é o repositório oficial em acesso aberto do Banco Mundial, disponibiliza um vasto conjunto de publicações da responsabilidade do Banco Mundial e em parceria com outras instituições.


The Open Library of Humanities
A plataforma OLH disponibiliza revistas académicas na área das ciências humanas, nomeadamente em disciplinas como línguas, culturas modernas, filosofia, teologia e história, teoria política, sociologia, antropologia, estudos sobre cinema, comunicação e humanidades digitais. Todos os artigos académicos estão sujeitos a rigorosa revisão por pares.


Open Research Library
A Open Research Library (ORL) pretende incluir todos os livros em acesso aberto a nível global numa plataforma fácil de usar, oferece atualmente o acesso a mais de 20.000 livros.

A Open Science Directory é uma ferramenta de pesquisa que contempla aproximadamente 13.000 revistas científicas em Acesso Aberto.


PAPERITY
É o primeiro agregador multidisciplinar de periódicos e documentos de acesso aberto.


Project Euclid Open Access

Acesso aberto a seleção de revistas de matemática e estatística de editores participantes no Projecto Euclid. 


Public Library of Science (PLOS)
A PLOS é uma organização cuja investigação é disponibilizada em várias revistas em acesso aberto. Além de publicar a sua própria investigação, a PLOS defende a aprendizagem e o acesso ao conhecimento em acesso aberto.

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

Sabinet
Esta plataforma disponibiliza em acesso aberto uma coleção de revistas electrónicas africanas em texto completo, inclui um conjunto vasto de revistas e também o African Journal Archive.


SAGE
Esta coleção em livre acesso inclui para além das mais recentes pesquisas médicas relacionadas com o COVID 19, as principais pesquisas sociais e comportamentais sobre o surto e suas consequências.


Scielo - Scientific Electronic Library Online

Biblioteca eletrónica que cobre uma coleção selecionada de revistas científicas de acesso livre. Faz parte de um projeto cujo objetivo é o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da literatura científica em formato eletrónico.


Sciendo

A Sciendo fornece serviços e soluções de publicação para organizações e autores individuais. A plataforma da Sciendo disponibiliza periódicos, livros, anais de conferências e uma variedade de outras publicações em acesso aberto para académicos e profissionais.


Semantic
Scholar
O Semantic Scholar é um motor de pesquisa académico "inteligente". Utiliza machine learning para recolher a investigação mais relevante, facilitando a investigação


Social Science Research Network (SSRN)
A SSRN é uma base de
dados para investigação na área das Ciências Sociais e Humanas, inclui 846.589 trabalhos de investigação de 426.107 investigadores em 30 disciplinas. A maioria destes estão disponíveis gratuitamente, embora possa necessitar de uma inscrição para aceder a alguns serviços.


SPRINGER NATURE
Comprometida com a resposta global ao surto COVID-19, a Springer Nature disponibilza o acesso rápido e direto às mais recentes pesquisas, evidências e dados disponíveis.


SPRINGER OPEN
Mais de 200 revistas de várias áreas científicas com peer review em acesso aberto.


Taylor & Francis Open Acess
O programa da Taylor & Francis para o acesso aberto a periódicos garante a qualidade e a integridade da investigação através de uma rigorosa revisão por pares
, permite a promoção, divulgação e impacto da investigação e a sua reutilização através de uma variedade de licenças Creative Commons, podendo de forma rápida partilhar e publicar o seu trabalho online.


UNESCO Digital Library
A Biblioteca Digital da UNESCO é o repositório da memória institucional da UNESCO e uma fonte de informação de alta qualidade sobre as atividades da UNESCO (em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura, comunicação e informação), com mais de 350.000 documentos de 1945 à atualidade.


University of Michigan Press
Coleção de 1.500 e-books de várias áreas científicas editados de 2012 ao presente e em acesso aberto. 

 

WILEY OPEN ACESS
Plataforma em acesso aberto de revistas da Wiley em colaboração com entidades autorizadas e membros de conselhos editoriais de renome internacional.


WORLD BANK
Noticias e informações  sobre o impacto da pandemia na economia mundial.

WORLD SCIENTIFIC JOURNALS
A World Scientific, como editora académica líder, está empenhada em ajudar a comunidade global na investigação e ensino, apoiando autores, investigadores e utilizadores a enfrentar os desafios da acessibilidade devido ao impacto do COVID-19.
 

WorldWideScience
A WorldWideScience é um motor
de pesquisa que fornece acesso a bases de dados científicas de todo o mundo. Uma característica interessante é que oferece tradução automática, para que os utilizadores possam ter resultados de pesquisa traduzidos para o seu idioma preferido.

Voltar ao topo