No âmbito dos programas de financiamento nacionais e internacionais existentes, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa está disponível para considerar manifestações de interesse nas áreas de Gestão e Economia, Ciências Sociais e Políticas Públicas, e Tecnologias e Arquitetura, devendo os interessados indicar a unidade de investigação a que gostariam de associar-se para efeitos de candidatura. A integração em redes e parcerias é uma forma de manter o objetivo central do Instituto de promover a investigação de excelência através de novos projetos e a sua sustentabilidade a longo prazo.

O Iscte é uma instituição que alia a excelência do ensino e da investigação a uma abordagem pluri e interdisciplinar, apostando também na transferência de conhecimento. As unidades de investigação do Iscte conduzem investigação de excelência e executam continuadamente mais de 200 projetos de investigação científica. O Iscte dispõe de serviços, comissões, infraestruturas, laboratórios e equipas técnicas especializadas que garantem a qualidade dos processos e apoiam as atividades de investigação e de ensino.

Na prossecução da investigação, as equipas de investigadores encontram todo o apoio necessário nas unidades de investigação a que pertencem, bem como através do Gabinete de Apoio à Investigação.

Está disponível, interna e externamente, um conjunto de apoios, prémios e financiamentos específicos para o desenvolvimento das atividades de investigação.

Fontes de Financiamento

As fontes de financiamento disponíveis são diversificadas e devem ser analisadas à luz dos objetivos de investigação. Há programas direcionados para várias áreas de pesquisa de cariz individual e ao nível de projetos, com equipas mais alargadas.

Os investigadores poderão encontrar várias oportunidades de financiamento em portais como o ERACAREERS e EURAXESS. É importante também procurar regularmente oportunidades de financiamento disponíveis através do European Research Council e Comissão Europeia.

Para o financiamento de projetos a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) disponibiliza informação detalhada sobre os concursos abertos, incluindo bolsas individuais e apoios para projetos de natureza diversificada.

O Gabinete de Apoio à Investigação e Projetos tem à sua disposição todas as ferramentas necessárias para apoiar a equipa de investigação das UI, pelo que caso pretenda informação adicional basta entrar em contacto com a equipa do Gabinete de Apoio à Investigação e Projetos (gai@iscte.pt).

Apoios e Prémios

Prémios Investigação do Iscte

Os prémios visam promover e reconhecer a investigação desenvolvida por docentes e investigadores do Iscte, em todos os domínios científicos, de acordo com os mais elevados padrões internacionais.

Categorias do prémios a concurso

  • Prémio de Publicação Científica;
  • Prémio de Projetos de I&D.

Requisitos

Os requisitos de atribuição dos prémios para as categorias mencionadas no ponto anterior estão definidos nos artigos 3º e 4º das normas dos prémios de investigação publicados no despacho no. 47/2020 da Reitora do Iscte.

Para mais informação deve consultar as Normas dos Prémios de Investigação.

 

Concurso para bolsas de Iniciação Científica Iscte

Podem candidatar-se ao presente concurso os alunos do Iscte que estejam inscritos numa licenciatura ou nos primeiros três anos do Mestrado Integrado em Arquitetura.

As bolsas no âmbito deste concurso serão financiadas através de verbas próprias do Iscte e atribuídas por um período de seis meses. 

O júri pode ainda atribuir duas menções honrosas por Escola. 

Os beneficiários das bolsas ficam integrados, durante o período de vigência das mesmas, numa das unidades de investigação do Iscte, onde obtêm formação e desenvolvem o seu projeto científico.

Em alternativa os alunos vencedores destas bolsas poderão optar por ver este valor total deduzido nas suas propinas de licenciatura e/ou mestrado do Iscte.

 

Bolsas de 3º ciclo Iscte

Este tipo de bolsa visa o desenvolvimento progressivo de competências dos estudantes de doutoramento em atividades de caráter científico, pedagógico e técnico relevante para a sua formação.

Potencia igualmente o desenvolvimento de tarefas e serviços que visem a aquisição pelo bolseiro de conhecimentos e boas práticas de desempenho dessas atividades, sempre que relacionadas com o seu plano de aquisição e treino de competências académicas e profissionais.

São ferramentas relevantes para a participação em atividades, projetos, consultadoria externa e prestação de serviços externos, desde que daí decorra a aquisição pelo bolseiro de conhecimentos ou de boas práticas de desempenho dessas atividades, sempre que relacionadas com o seu plano de trabalho.

Para informação adicional deve consultar o Regulamento.

Voltar ao topo