Recursos Online em Acesso Aberto (COVID-19)

African Journals Online (AJOL)

A African Journals Online (AJOL) é a maior e mais relevante plataforma de periódicos académicos revistos por pares e publicados em África. É uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar o acesso on-line à investigação produzida e publicada no continente africano.

AidData

Base de dados abrangente sobre financiamento internacional e ajuda externa ao desenvolvimento, acompanhada por uma variedade de aplicações web inovadoras para a análise de dados. 

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION

Bibliografia e podcasts sobre os vários aspetos psicológicos da pandemia e do pós-pandemia.

Todos os  Annual Reviews estão acessiveis sem restrições.

Áreas temáticas: Antropologia, Ciências Marinhas, Ciência Política, Direito, Economia, Estatística, Finanças, Pesquisa de Materiais, Recursos Ambientais, Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Organizacional, Sociologia, Saúde Pública, entre outras.

CORE

O Core é um agregador de conteúdos e funciona como um motor de pesquisa de publicações em acesso aberto gratuitas. Considerado como o maior agregador de acesso aberto do mundo, é um recurso muito útil para o estudo e a investigação.

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Com o apoio da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos EUA, esta plataforma disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue importantes fontes históricas provenientes de países e culturas de todo o mundo, fornecendo recursos para investigadores.

Bielefeld Academic Search Engine (BASE)

O BASE oferece acesso a mais de 140 milhões de documentos de mais de 6.000 fontes. Cerca de 60% destes documentos estão em acesso aberto, pode filtrar resultados para ver apenas os documentos que estão disponíveis gratuitamente online. 

BRILL

Brill é uma das maiores editoras em acesso aberto na área das ciências sociais e humanas, destaque atual para a coleção de e-books sobre gestão de crises e ensino à distância.

Clute Institute

Coleção de revistas académicas com Peer-Review em acesso aberto. Abrange várias disciplinas académicas. 

 

DART-Europe E-theses Portal

Portal que permite o acesso a teses produzidas em várias universidades europeias, sendo da responsabilidade da LIBER (Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche).

 

DOAB (Directory of Open Access Books)

Diretório de livros em acesso aberto, criado pela OAPEN Foundation (Open Access Publishing in European Networks) e agrega cerca de 1450 livros científicos com peer-review de 49 editores.

 

The Electronic Library of Mathematics (ELibM)

A Electronic Library of Mathematics (ELibM) contém publicações periódicas, monografias e outros recursos eletrónicos no campo da matemática. O acesso é gratuito, exceto nos periódicos com período de embargo.

EMERALD PUBLISHING

Artigos sobre desafios sociais e económicos em contexto de epidemias.

ÉRUDIT

É uma das maiores plataformas de difusão das publicações científicas francófonas nas aéreas das ciências sociais e humanas, e disponibiliza agora em livre acesso 65 desses títulos.

Gerido pela Biblioteca Britânica, o EThOS  é uma base de dados com mais de 500.000 teses de doutoramento. Mais de metade estão disponíveis gratuitamente, quer diretamente via EThOS, quer através de um link institucional. 

EZB Electronic Journals Library

A EZB Electronic Journals Library é um serviço que permite a pesquisa e consulta de periódicos académicos na web. Oferece um interface rápido, estruturado e unificado para acesso a artigos científicos em texto integral.

FRONTIERS
Plataforma de ciência aberta com mais de 153.000 artigos de vários domínios científicos, com revisão por pares e indicadores bibliométricos por artigo.

GUILFORD PRESS

Publicações periódicas em texto integral em acesso aberto até 31 de julho de 2020.

Hindawi

Ao colocar a investigação académica no centro da sua missão a Hindawi procura que os investigadores sejam motivados a trabalhar em rede, o objetivo principal é maximizar o impacto da investigação científica em acesso global e aberto.

IMF e-LIBRARY

A e-LIBRARY do Fundo Monetário Internacional (FMI) simplifica a análise e a pesquisa com acesso direto a periódicos, livros, documentos de trabalho e estudos do FMI. Neste recurso encontrará informação sobre macroeconomia, globalização, desenvolvimento, comércio, demografia, mercados emergentes, política, redução da pobreza, entre outros temas.

The ISSN International Portal

O Portal Internacional ISSN é disponibilizado pelo ISSN International Center e permite listar todos os ISSNs atribuídos mundialmente a publicações em série. É a fonte de referência para identificação e acesso aberto de publicações periódicas.

JSTOR Open Access E-Books

A JSTOR disponibiliza milhares de monografias na área das Humanidades e Ciências Sociais. Incluem editores como a Fordham University Press, NYU Press, Cornell University Press, University of California Press, Princeton University Press e Yale University Press, em constante atualização. 

KLUWER

Extensa bibliografia sobre desenvolvimentos fiscais e jurídicos da atual crise.

MDPI Open Acess Journals

Pioneiro na publicação académica em acesso aberto, o MDPI apoia comunidades académicas desde 1996. Sediado em Basileia, na Suíça, o MDPI tem como missão promover o intercâmbio científico aberto. As publicações que disponibiliza são revistas por pares, garantindo que a investigação mais recente esteja disponível gratuitamente e que todo o conteúdo seja distribuído sob Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY).

Oapen

A Oapen (Online library and publication platform) promove e apoia a transição para o acesso aberto dos livros académicos, fornecendo serviços de infraestrutura abertos às partes interessadas na comunicação académica.

OATD (Open Acess Theses and Dissertations)

Repositório agregador de teses de mais de 1100 universidades que neste momento indexa mais de 4 milhões de registos.

Open Edition

O OpenEdition é um portal de recursos eletrônicos em ciências humanas e sociais. O portal permite a pesquisa e o acesso aberto e completo a milhares de livros, periódicos e eventos no âmbito das áreas científicas referidas.

Open Knowledge Repository (World Bank Group)

O Open Knowledge Repository (OKR) é o repositório oficial em acesso aberto do Banco Mundial, disponibiza um vasto conjunto de publicações da responsabilidade do Banco Mundial e em parceria com outras instituições.

The Open Library of Humanities 

A plataforma OLH disponibiliza revistas académicas na área das ciências humanas, nomeadamente em disciplinas como línguas, culturas modernas, filosofia, teologia e história, teoria política, sociologia, antropologia, estudos sobre cinema, comunicação e humanidades digitais. Todos os artigos académicos estão sujeitos a rigorosa revisão por pares.

Open Research Library

A Open Research Library (ORL) pretende incluir todos os livros em acesso aberto a nível global numa plataforma fácil de usar, oferece atualmente o acesso a mais de 20.000 livros.

PAPERITY

É o primeiro agregador multidisciplinar de periódicos e documentos de acesso aberto.

Project Euclid Open Access

Acesso aberto a seleção de revistas de matemática e estatística de editores participantes no Projecto Euclid. 

Public Library of Science (PLOS) 
A PLOS é uma organização cuja investigação é disponibilizada em várias revistas em acesso aberto. Além de publicar a sua própria investigação, a PLOS defende a aprendizagem e o acesso ao conhecimento em acesso aberto.  
 

Sabinet

Esta plataforma disponibiliza em acesso aberto uma coleção de revistas electrónicas africanas em texto completo, inclui um conjunto vasto de revistas e também o African Journal Archive.

SAGE 

Esta coleção em livre acesso inclui para além das mais recentes pesquisas médicas relacionadas com o COVID 19, as principais pesquisas sociais e comportamentais sobre o surto e suas consequências.

Sciendo

A Sciendo fornece serviços e soluções de publicação para organizações e autores individuais. A plataforma da Sciendo disponibiliza periódicos, livros, anais de conferências e uma variedade de outras publicações em acesso aberto para académicos e profissionais.

Semantic Scholar

O Semantic Scholar é um motor de pesquisa académico "inteligente". Utiliza machine learning para recolher a investigação mais relevante, facilitando a investigação

Social Science Research Network (SSRN)

A SSRN é uma base de dados para investigação na área das ciências sociais e humanas, inclui 846.589 trabalhos de investigação de 426.107 investigadores em 30 disciplinas. A maioria destes estão disponíveis gratuitamente, embora possa necessitar de uma inscrição para aceder a alguns serviços.

SPRINGER NATURE

Comprometida com a resposta global ao surto COVID-19, a Springer Nature disponibilza o acesso rápido e direto às mais recentes pesquisas, evidências e dados disponíveis.

SPRINGER OPEN

Mais de 200 revistas de várias áreas científicas com peer review em acesso aberto.

Taylor & Francis Open Acess

O programa da Taylor & Francis para o acesso aberto a periódicos garante a qualidade e a integridade da investigação através de uma rigorosa revisão por pares, permite a promoção, divulgação e impacto da investigação e a sua reutilização através de uma variedade de licenças Creative Commons, podendo de forma rápida partilhar e publicar o seu trabalho online.

UNESCO Digital Library

A Biblioteca Digital da UNESCO é o repositório da memória institucional da UNESCO e uma fonte de informação de alta qualidade sobre as atividades da UNESCO (em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura, comunicação e informação), com mais de 350.000 documentos de 1945 à atualidade.

University of Michigan Press 

Coleção de 1.500 e-books de várias áreas científicas editados de 2012 ao presente e em acesso aberto. 

 

WILEY OPEN ACESS

Plataforma em acesso aberto de revistas da Wiley em colaboração com entidades autorizadas e membros de conselhos editoriais de renome internacional.

WORLD BANK

Noticias e informações  sobre o impacto da pandemia na economia mundial.

WORLD SCIENTIFIC JOURNALS

A World Scientific, como editora académica líder, está empenhada em ajudar a comunidade global na investigação e ensino, apoiando autores, investigadores e utilizadores a enfrentar os desafios da acessibilidade devido ao impacto do COVID-19. 

WorldWideScience

A WorldWideScience é um motor de pesquisa que fornece acesso a bases de dados científicas de todo o mundo. Uma característica interessante é que oferece tradução automática, para que os utilizadores possam ter resultados de pesquisa traduzidos para o seu idioma preferido. 

Recursos online (artigos científicos e ebooks) com acesso remoto via VPN

Estes recursos, multidisciplinares ou temáticos, constituem a ferramenta adequada para efetuar pesquisas de informação científica destinada à elaboração de investigação ou outros trabalhos académicos.

Veja aqui como instalar o serviço VPN.

 

ABI/INFORM (ProQuest)

Integra as bases de dados ABI/INFORM GlobalABI/INFORM Trade and Industry e ABI/INFORM Dateline, dando uma visão internacional do mundo empresarial. Compreende milhares de periódicos, dissertações, documentos de trabalho e relatórios em texto integral. Áreas temáticas: Gestão empresarial; Economia; Contabilidade e Finanças.

 

ACADEMIC SEARCH COMPLETE

Integra a coleção da B-ON – Biblioteca do Conhecimento Online e reúne milhares de periódicos em texto integral com artigos revistos por pares e grande parte indexados na Web of Science e Scopus. Inclui também algumas centenas de e-books. Áreas temáticas: Antropologia; Psicologia; Direito; Ciência e Tecnologia; Engenharia; Matemáticas, entre outras.

 

BUSINESS SOURCE COMPLETE

Integra a coleção da B-ON – Biblioteca do Conhecimento Online e reúne milhares de periódicos em texto integral com artigos revistos por pares e algumas centenas de e-books. Áreas temáticas: Gestão; Marketing; Contabilidade; Finanças, entre outras.

 

ECONLIT (ProQuest)

Base de dados bibliográfica da American Economic Association que cobre uma vasta literatura na área económica. Mais de 80% dos registos incluem abstracts, texto integral de resenhas de livros publicadas no Journal of Economic Literature desde 1993 e links para texto integral de milhares de documentos de trabalho em Economia.

 

Emerald - Human Resources Learning & Organizations 

Extensa coleção com contributos de instituições líderes em todo o mundo incluindo a Universidade de Harvard (USA), a Cass Business School (UK), a Universidade de Stanford (USA) e a Universidade de Cambridge (UK).

 

Emerald - Marketing 

Uma das maiores coleções de revistas de Marketing com revisão por pares, entrando agora em novas áreas como o marketing social, marketing islâmico, marketing do desporto e das artes.

 

Emerald - Operations, Logistics & Quality

Coleção essencial que cobre todos os aspetos de gestão logística, gestão da qualidade e gestão da cadeia de abastecimento.

 

Hospitality & Tourism Complete

Hospitality & Tourism Complete abrange a investigação científica e as notícias relacionadas com a indústria do turismo. Esta coleção contém mais de 990.000 registos, desde 1930. Inclui os periódicos Asia Pacific Journal of Tourism Research, Current Issues in Tourism, International Journal of Tourism Research, Journal of Sustainable Tourism, Leisure Sciences, Nation's Restaurant News, Restaurant Business e muitos outros.

OECD iLibrary

Portal de conhecimento da OCDE – Organização para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento que divulga e dá acesso a dados e análise da economia, sociedade, educação e ambiente em mais de 80 países. As suas publicações distribuem-se por 17 coleções temáticas de e-books, capítulos, periódicos, artigos e documentos de trabalho publicados desde 1998 e dados estatísticos desde o início dos anos 60 em várias línguas e formatos. Inclui também as publicações e estatísticas da IEA - International Energy Agency, NEA - Nuclear Energy AgencyOECD Development Centre e ITF - International Transport Forum.

PsycARTICLES

PsycARTICLES é uma base de dados de artigos em texto integral, publicados pela American Psychological Association, APA Educational Publishing Foundation, Canadian Psychological Association e Hogrefe & Huber.

 

Psychology and Behavioral Sciences Collection

Este base de dados permite uma extensa cobertura em texto integral de uma variedade de tópicos nos campos da Psicologia e Ciências do comportamento. Tem uma cobertura especialmente forte na Psicologia infantil e adolescente e várias áreas de aconselhamento. 


PsycINFO

PsycINFO fornece acesso à literatura internacional no campo da Psicologia e disciplinas relacionadas. Tem uma cobertura abrangente em artigos científicos, capítulos de livros, livros e teses. É o maior recurso dedicado à literatura científica com revisão por pares nas disciplinas relacionadas com a Psicologia, como: Psiquiatria, Educação, Negócios, Medicina, Enfermagem, Farmacologia, Direito, Linguística e Trabalho social.

 

SAGE Premier

A SAGE Premier proporciona o acesso online a 824 títulos de revistas com revisão por pares (mais de 470.000 artigos). Com conteúdo interdisciplinar de alta qualidade mas também cobrindo áreas distintas como as Ciências Sociais, Humanidades, Gestão, Tecnologias e Medicina, cerca de 65%  das suas publicações fazem parte da edição de 2015 do Journal Citation Reports.

 

Scopus (Elsevier)

A maior base de dados de abstracts e citações de literatura revista por pares lançada em 2004. Inclui periódicos científicos, livros e atas de conferências. A Scopus indexa o conteúdo de mais de 30.000 títulos de livros e periódicos de cerca de 11.000 editores sendo a maioria periódicos revistos por pares. Áreas temáticas: Ciências Sociais e Humanas; Ciências Físicas e Ciências Médicas.

 

Web of Science (Clarivate Analytics)

Integra a coleção da B-ON – Biblioteca do Conhecimento Online.
A Web of Science, antiga ISI Web of Knowledge, é uma base referencial de citações em milhares de periódicos em todas as áreas do conhecimento, permitindo análises bibliométricas. Integra 5 coleções: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED); Social Sciences Citation Index (SSCI); Arts & Humanities Citation Index (A&HCI); Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S) e Conference Proceedings Citation Index - Social Science & Humanities (CPCI-SSH).

zb MATH - Zentralblatt MATH

Integra a coleção da B-ON – Biblioteca do Conhecimento Online.
A base da dados Zentralblatt MATH (zbMATH), da European Mathematical Society (EMS), FIZ Karlsruhe e Heidelberger Akademie der Wissenschaften, é o mais completo serviço de indexação e resumos na área de Matemática Pura e Aplicada. Contém mais de 3 milhões de registos de artigos revistos por pares, livros e atas de conferências em vários suportes. Integra a Jahrbuch database (JFM) e por isso a sua abrangência cobre o período de 1826 até ao presente.

Voltar ao topo