ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco

Esperança dos jovens NEEF em meio rural: O papel do suporte social

Autor
Fonseca, Joana Filipa Arcanjo da
Data de publicação
07 Jan 2021
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Apoio social -- Social support
Hope
Jovens NEEF
Privação material
Esperança
NEET youth
Material deprivation
Resumo
PT
Os jovens que não se encontram nem a trabalhar nem inseridos em sistemas de educação/formação (NEEF) atingiram um total de 282,9 mil só em Portugal, em 2020. Com o surgimento da COVID-19, espera-se que este número continue a crescer, devido às fortes vulnerabilidades deste grupo. Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre questões socioeconómicas e a perceção de esperança de jovens NEEF residentes em meios rurais, e se tal associação varia com a perceção de suporte social. Os dados apresentados fazem parte de uma investigação colaborativa entre o ISCTE-IUL e a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP) da Região Autónoma dos Açores. Desta constam 370 jovens NEEF, com idades entre os 25 e os 34 anos (M = 28.86; DP =2.79), a maioria do sexo feminino (63.80%) e em situação de privação material severa (56.20%). Os dados foram recolhidos nos Açores, através de uma ferramenta digital – chatbot, durante o mês de junho de 2020. Os resultados evidenciaram que piores condições socioeconómicas (i.e., maior privação material) estão associadas a níveis mais baixos de esperança destes jovens, como esperado. Ao contrário do previsto, a perceção de suporte social não influenciou a relação entre privação material e esperança. Contudo, o suporte social, especialmente o suporte familiar, mostrou estar positivamente associado à perceção de esperança dos jovens NEEF. Existe uma necessidade de desenvolver políticas que apoiem estes jovens em fase de transição, como o incentivo ao desenvolvimento de projetos que assegurem melhores condições para estes jovens em risco.
EN

Relacionadas