ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Psicologia Social e das Organizações

Crença no mundo justo, engagement e burnout em trabalhadores

Autor
Gonçalves, Ana Rita Ribeiro
Data de publicação
24 Mar 2017
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Eficácia
Crença no mundo justo
Bem-estar
Burnout
Síndrome de burnout
Motivação no trabalho
Psicologia organizacional
Engagement
Perceção social
Vigor
Dedicação
Absorção
Cinismo
Igualdade de tratamento
Exaustão
Resumo
PT
O presente estudo tem como principal objetivo correlacionar a Crença no Mundo Justo (CMJ) Pessoal com o Engagement e Burnout. A CMJ ainda tem muito na sua teoria para desenvolver e devido à crescente preocupação com o bem-estar dos indivíduos nos seu locais de trabalho, é necessário perceber onde, cada vez mais, se pode melhorar enquanto organização. Numa população não clínica (N = 211) que se encontram atualmente a trabalhar, a maior parte das respostas foram dadas pelo sexo feminino com 170 respostas (79,5%) e apenas 41 respostas (20,5%) do sexo masculino. Desta amostra, foram medidas e analisadas: as variáveis da CMJ Pessoal; as três dimensões do Engagement que são elas o vigor, absorção e a dedicação; e as três dimensões do Burnout, que são o cinismo, a eficácia e a exaustão. Os resultados revelaram uma correlação positiva e significativa entre a CMJ Pessoal e o Engagement, e uma correlação significativa e negativa com o Burnout. Foram encontradas relações positivas e significantes em todas as três dimensões do Engagement. Em todas as três dimensões do Burnout existe uma correlação negativa com a CMJ, contudo apenas exaustão e eficácia são significativas, com o cinismo a não estar significativamente relacionado. Os resultados mostram que os indivíduos que têm uma CMJ Pessoal mais elevada, são aqueles que estão mais Engaged com o seu trabalho e também aqueles que demonstram menos sinais de Burnout.
EN

Relacionadas