ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento

O orçamento participativo como novo experimentalismo democrático. O caso do município de Guaraciaba, SC, Brasil

Autor
Dias, Nelson Manuel dos Santos
Data de publicação
03 Mar 2009
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Democracia
Democracy
Participação
Orçamento participativo
Participatory budget
Participation
Resumo
PT
Em menos de duas décadas, as experiências de Orçamento Participativo (OP) adquiriram uma importância significativa a variados níveis. Desde a classe política de muitos países, a organizações internacionais como o Banco Mundial e as Nações Unidas, a sectores muito diversificados da academia, bem como inúmeras organizações da sociedade civil, o interesse manifestado por este novo experimentalismo democrático tem crescido significativamente. Disso é, aliás, reflexo a espantosa disseminação do OP por países de todos os continentes, com especial destaque para a América do Sul e Europa. Centrada na experiência de OP de um pequeno município rural no interior do Estado de Santa Catarina, no Brasil, a presente dissertação efectua uma análise da dinâmica participativa gerada por este processo, de forma a compreender melhor, por um lado, as condições necessárias para a criação e consolidação de experiências de OP, e por outro, as suas potencialidades e limites na construção de uma democracia mais participativa a nível local.
EN

Relacionadas