ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Gestão

Responsabilidade social e corporate governance: O seu impacto no desempenho das empresas na Zona Euro

Autor
Pires, Francisca Massa
Data de publicação
25 Jan 2023
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Corporate governance
Performance
Desempenho
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Zona euro -- Euro zone
ROA
Resumo
PT
Atualmente, com o crescente investimento em medidas de Responsabilidade Social e de Corporate Governance (CG), o mundo e as empresas começam a aperceberse que esta é uma área fundamental a ter em conta. No entanto, hoje em dia existe ainda falta de consenso se estas medidas realmente trarão retorno financeiro para as empresas se e compensarão o seu investimento. Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre as práticas de Responsabilidade Social Empresarial e de Corporate Governance com o desempenho. Deste modo, este estudo incidiu ao nível de 1195 empresas de grande dimensão na Zona Euro, durante o período de 2014 a 2019. Neste sentido, foram analisados potenciais determinantes de Responsabilidade Social e de Corporate Governance, nomeadamente, a independência do CA, a sua dimensão, a diversidade de género do CA e as doações de cariz social. A medida de performance utilizada foi o Return On Assets (ROA). A presente investigação foi executada através de um método quantitativo, onde após a recolha de informação da base de dados Orbis Europe. foram estimados coeficientes associados às variáveis em questão com recurso a uma regressão linear múltipla. Foram encontradas relações significativas e negativas entre o desempenho financeiro e as variáveis de dimensão do Conselho de Administração (CA) e de independência dos administradores. Para além disso, foram verificadas relações positivas entre o desempenho financeiro e as variáveis de diversidade de género do CA e doações de cariz social. Por fim, foram realizadas análise adicionais que corroboram a robustez dos resultados apresentados. Assim, este estudo contribui para esclarecer a falta de consenso sobre o efeito destas medidas e os resultados obtidos permitem aos gestores e shareholders definir as melhores estratégias a implementar na tomada de decisão, de forma a melhorar os seu desempenho financeiro.
EN

Relacionadas