ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado Integrado em Arquitetura

Um olhar reflexivo: importância do rio na cidade - Alenquer: centro de negócios

Autor
Ribeiro, Carina Lopes
Data de publicação
12 Apr 2018
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Cidade
Paisagem
Viticultura
Negócio
Requalificação urbana
River
Transformations
Arquitetura urbana
Zona ribeirinha
Rio Alenquer - Portugal
Psicologia ambiental
Place's identity
Environmental psychology
Space-Identity
Resumo
PT
Os lugares são referências na paisagem, em constante atualização num contexto de memórias coletivas. São estes lugares que sustentam a identidade coletiva, fomentando uma certa afetividade em relação a um espaço e a uma história partilhada. A identidade do lugar é determinada pela lembrança de imagens, sentimentos, valores e atitudes que fazem parte da interação do Homem com os lugares. Os rios são elementos que proporcionam harmonia e ligação entre a Natureza e o Homem e têm uma grande relevância no planeamento ambiental e ordenamento do território. Fazem parte integrante da História dos povos e, desde as civilizações mais remotas, o Homem se interrelaciona com este elemento natural. Simultâneamente à sua presença benéfica, os rios são também muitas vezes a origem de catástrofes nas povoações que banham. Por esta razão, ao longo dos anos, tem-se verifcado uma constante necessidade de intervenção nos leitos e caudais dos rios. Esta artifcialização dos cursos de água provoca vastas alterações no traçado e perfl dos rios assim como na vivência dos espaços em seu redor. Neste trabalho analisa-se a presença dos rios nas cidades e, com o intuito da intervenção em Alenquer, repensa-se a presença do rio na vila e tecem-se considerações sobre o que foi e o que pode ser Alenquer no futuro. Pensar uma vila como Alenquer, implica pensar a delimitação espacial, os limites desenhados pelo curso de água, a geografa e a história da vila e muito especialmente o modo como a população vive a presença do rio. Para tal realizou-se uma exaustiva observação do território, direta através de visitas ao local e entrevistas à população e indireta através de pesquisa bibliográfca e cartográfa. A proposta de intervenção apresentada na vertente prática deste trabalho é assim fundamentada no trabalho teórico e pretende (re)desenhar o rio de forma a aumentar o caudal das águas com o objetivo de (re)criar o centro social da vila.
EN

Relacionadas