ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close

Reunião da Aliança PIONEER em Veneza definiu prioridades para a próxima fase

2026-04-21

Decorreu em Veneza, entre os dias 14 e 16 de abril de 2026, a 3ª reunião de Governação da Aliança PIONEER. Esta reunião, que contou com a presença, de entre outros, da Reitora do Iscte, Professora Helena Carreiras, e do Vice-reitor para a Internacionalização e Extensão Universitária, Professor Ricardo Paes Mamede, proporcionou um espaço de debate relativo ao alinhamento estratégico e à preparação da próxima fase de desenvolvimento da Aliança.

Durante esta reunião, acolhida pela Università Iuav di Venezia e suportada pela equipa de coordenação da Université Gustave Eiffel, foram discutidas prioridades estratégicas para o futuro da aliança, com destaque para o reforço da ligação aos ecossistemas regionais e para a integração dos desafios da sociedade nas áreas da educação e da investigação.

Entre os principais temas abordados destacaram-se igualmente o reforço da oferta de diplomas conjuntos e o desenvolvimento de iniciativas-piloto neste domínio, em consonância com a iniciativa do Grau Europeu. Foram ainda discutidos formatos de aprendizagem flexíveis, designadamente os Blended Intensive Programmes (BIPs) e as microcredenciais, orientados para a diversificação de percursos formativos e para uma maior adequação às necessidades dos estudantes.

A comunicação e disseminação das atividades da aliança foram igualmente identificadas como áreas prioritárias, com vista ao reforço da sua visibilidade e impacto.

O encontro contribuiu para consolidar a cooperação entre as instituições parceiras e para dar continuidade ao desenvolvimento da Aliança PIONEER enquanto iniciativa de Universidade Europeia.

A Aliança PIONEER agradeceu à Università Iuav di Venezia pela organização e acolhimento do encontro, bem como à equipa de coordenação da Université Gustave Eiffel pelo apoio prestado.