Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Percursos > Titulares de Grau de 1º Ciclo em Gestão | 6.0 |
Finanças Empresariais
6.0 ECTS
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Percursos > Titulares de Grau de 1º Ciclo em Gestão | 6.0 |
Fundamentos para Análise de Dados
6.0 ECTS
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Percursos > Titulares de Grau de 1º Ciclo em Gestão | 6.0 |
Liderança de Equipas e Comunicação Organizacional
6.0 ECTS
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Percursos > Titulares de Grau de 1º Ciclo em Gestão | 6.0 |
Relato do Desempenho Financeiro
6.0 ECTS
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Percursos > Titulares de Grau de 1º Ciclo em Gestão | 6.0 |
Estratégia Empresarial
Dotar os alunos com a capacidade de:
A. Desenvolver os conceitos inerentes de
abordagem estratégica da empresa na sua
interação com o meio envolvente.
B. Aplicar as ferramentas necessárias à
implementação de um processo de gestão
estratégica.
C. Dominar as metodologias do planeamento
estratégico, como parte integrante da gestão
estratégica, com especial relevo para a
definição da visão e missão da empresa e para
o estabelecimento de objetivos estratégicos e
da estratégia.
D. Dominar os processos e ferramentas da
identificação de estratégias na empresa, a nível
global e por negócio.
E. Realizar a importância da monitorização
estratégica e do processo de "feedback" no
planeamento e gestão estratégica.
1 Conceitos fundamentais e abordagem estratégica:
. a estratégia na relação empresa-meio envolvente;
. a "fronteira" da estratégia com as operações da
empresa;
. os diferentes níveis da estratégia;
. a gestão estratégica e o planeamento empresarial.
2 Análise Estratégica
. a análise do meio envolvente global;
. a análise estrutural dos setores;
. a análise estratégica da concorrência;
. a análise/diagnóstico da empresa.
3 Formulação Estratégica
. a visão e a missão da empresa;
. estabelecimento de objetivos estratégicos;
. estratégia a nível global da empresa;
. estratégia a nível de negócio.
4 Execução Estratégica
. recursos, liderança, competência e organização.
5 Monitorização Estratégica
.controlo estratégico.
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Artigos de estratégia de diversas fontes (jornais, periódicos científicos, etc).
Material das aulas (slides)
Ed. McGraw Hill (2010) - 17th Edition
Thompon, AA; Strickland III, AJ; Gamble, JE
"Crafting and Execution Stratey"
Wheelen, Thomas L. and Hunger, J. David - Ed. Prentice Hall (2012)
"Strategic Management and Business Policy: Toward Global Sustainnability"
Rothaermel, F.T., McGraw Hill/Irvin (2012)
"Strategic Management- Concept and Cases"
José Crespo de Carvalho; José Cruz Filipe
Manual de Estratégia" - Edições Sílabo, Lisboa, 4ª edição (2014);
Authors:
Reference:
Year:
Title: Ed. The Free Press (1985).
Porter, Michael
"The Competitive Advantage"
Harvard Business School Press (2005)
Kim, W. Chan and Mauborgne, Renée
"Blue Ocean Strategy"
H. Prentice Hall (2003)
"Strategy Process"
Ed. Boston Harvard Business Press (2008)
Kaplan, Rand and Norton, D
"The Execution Premium, Thinking Strategy to operation for competitive advantages"
Authors:
Reference:
Year:
Finanças Empresariais
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Descrever os conceito de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros;
3. Descrever e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa
4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento;
1. O Valor Financeiro do Tempo
2. Análise Financeira e Criação de Valor
3. Análise Económica de Oportunidades de Investimento Reais
4. Tópicos avançados em Investimentos Reais
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: Finanças Empresariais - ESPERANCA, JOSE PAULO E FERNAN, José Paulo Esperança, Fernanda Matias
Authors:
Reference:
Year:
Title: 2. Damodaran - Corporate Finance, Wiley
1. Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais, McGraw Hill
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos para Análise de Dados
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Orientar alguns conceitos matemáticos para a gestão;
2. Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística.
3. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla, a situações concretas.
4. Ser capaz de trabalhar com o package informático EXCEL.
1 - Back to maths.
2 - Estatística descritiva com aplicações.
3 - Inferência estatística com aplicações.
4 - Análises de correlação e regressão linear simples
5 - Modelo de Regressão Linear Múltipla (MLRM).
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente haverá exame final de 1.ª e de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Curto, José Dias e Gameiro, F. (2016), Excel para economia e gestão, 4ª ed., Ed. Sílabo.
Curto, José Dias (2019), ?Potenciar os negócios? A Estatística dá uma ajuda! Muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas...?, edição de Autor.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Greene, W. (2011), Econometric Analysis, Prentice-Hall, Seventh edition.
Wooldridge, J. (2013), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 5th edition, Cengage Learning.
Pinto, J. & Curto, J. (2014), Estatística Aplicada à Economia e Gestão, 3ª edição, Ed. Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Liderança de Equipas e Comunicação Organizacional
No final o estudante deverá ser capaz de:
OA1-Descrever a composição e o funcionamento sistémico de uma organização
OA2-Identificar as principais teorias sobre liderança, negociação e gestão de conflitos e sua adequação ao contexto organizacional.
OA3- Identificar processos de comunicação eficaz
OA4- Analisar contextos organizacionais de operacionalização e aplicação dos conceitos estudados na UC.
P1- Organização: o quê, porquê e para quê.
P2- Teorias funcionalistas sobre a liderança e abordagens recentes
P3- Liderança e gestão: o caso português (estudo GLOBE)
P4- O processo negocial: perspetiva distributiva e integrativa
P5 ? Comunicação organizacional
P6- Caracterização e resolução de conflitos
1) Avaliação periódica:
- Trabalho de grupo com apresentação e texto (40%)
- Teste escrito individual, incidindo sobre toda a matéria dada (60%).
A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação.
2) Avaliação por exame (1.ª e 2.ª época):
No exame de época especial, existirá apenas um instrumento de avaliação e será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.
Title: Yukl, G. (2012). Leadership in organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Ferreira, J. M. C., Neves, J. G. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora, Lisboa. (cap. 14; 18)
De Cremer, D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable: what science tells us? New York: Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Whetten, D. & Cameron, K. (2005). Developing management skills, 6th Edition. New York: Pearson Prentice-Hall.
Olekalns, M. & Adair, W. (Eds.) (2013). Handbook of research on negotiation. Cheltenham, UK: Edward Elgar.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2008), Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 2ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo. (cap. 6; 7)
Mintzberg, H. (1975). The manager's job: Folklore and fact. Harvard Business Review. July-August, 49-61.
Lewicki, R. , Barry, B. & Saunders, D. (2010) Essentials of Negotiation ? 3rd Edition. New York: McGraw-Hill/Irwin.
Jesuíno, J.C. (2007), Leadership and culture in Portugal, In J. S. Chhokar, F. C. Broadback & J. House, (Eds). Culture and leadership across the world, Psychology Press, Routledge, pp. 583-621.
Hooijberg, R., Hunt, J. G. & Dodge, G. E. (1997). Leadership complexity and development of leaderplex model, Journal of Management, 23, 3. 375-408.
Goldman, B. M, & Shapiro, D. (Eds.) (2012). The psychology of negotiations in the 21st century workplace: new challenges and new solutions. New York: Routledge.
De Dreu, C.K.W & Gelfand, M. J. (2008). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum Associates.
Daft, R. (2008). The leadership experience, 4ª ed, Thomson South-Western, USA.
Conger, J. A. & Kanungo, R. (1987). Toward a behavioral theory of charismatic leadership in organizational settings. Academy of Management Review, 12, 637-647.
Campbell, D. (2002). Campbell leadership descriptor, Participant workbook, Jossey-Bass/Pfeiffer, São Francisco.
Cameron, K. S., Quinn, R. E., Degraff, J. & Thakor, A. V. (2006). Competing Values Leadership: creating value in organizations, Cheltenham, Edward Elgar Publishing.
Authors:
Reference:
Year:
Relato do Desempenho Financeiro
OA1. Compreender os elementos de divulgação do desempenho financeiro;
OA2. Os critérios de reconhecimento e mensuração do rédito.;
OA3. Compreender a contabilização dos benefícios dos empregados;
OA4. Compreender a contabilização dos subsídios governamentais;
OA5. Compreender o efeito das unidades operacionais descontinuadas no desempenho financeiro da entidade;
OA6: Compreender a contabilização dos impostos correntes e diferidos.
1. Resultado líquido versus rendimento integral
2. Reconhecimento e mensuração do rédito
3. Benefícios dos empregados
4. Subsídios governamentais
5. Ativos não correntes detidos para venda e unidades operacionais descontinuadas
6. Impostos correntes e diferidos
O sistema de avaliação é composto por avaliação períodica (Trabalho de grupo (30%) e Teste escrito (70%)) ou avaliação por Exame Final (100%).
É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no Teste escrito e no Exame. O estudante deve assegurar uma assiduidade mínima de 80%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.
Title: Lourenço. I, Morais, A., Lopes, A.I., Paiva, I., Simões, A., Ferreira, P., Pais, C., Cambin, F., Lopes, I., Magro, N., Casa Nova, S. 2020. Fundamentos de Contabilidade Financeira, 3ª edição, Ed. Sílabo.
Alexander, D., Britton, A., Jorissen, A., Hoogendoorn, M. And van Mourik, C., 2020. International Financial Reporting and Analysis, 8th ed., Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: CNC, 2016. Sistema de Normalização Contabilística.
IFRS Foundation, 2021. International Financial Reporting Standards.
Authors:
Reference:
Year: