Teses e dissertações

Mestrado
Estudos Internacionais
Título

As eleições presidenciais francesas de 2017 pelo olhar dos media portugueses: principais protagonistas, temas e diferenças entre meios de comunicação

Autor
Chaíça, Inês Isabel Pereira
Resumo
pt
As eleições presidenciais francesas de 2017 conseguiram captar a atenção da generalidade dos meios de comunicação em Portugal. O interesse gerado ia mais além dos laços culturais e relações bilaterais que unem os dois países: a alteração do panorama político francês parecia iminente. Marine Le Pen, candidata presidencial da Frente Nacional (partido de extrema-direita) focou a sua campanha num discurso antieuropeu, anti-imigração e islamofóbico, conseguindo, no entanto, chegar à segunda volta destas eleições, um feito já antes alcançado pelo seu pai em 2002, e que foi interpretado, no exterior, como uma forma de validação dos seus ideais. No extremo oposto a Marine Le Pen, surgia Emmanuel Macron, o único dos onze candidatos à corrida presidencial que se apresentou como europeísta. Nenhum dos dois candidatos que disputaram a segunda volta pertencia aos partidos habituados a dividir-se no poder - como o Partido Socialista ou os Republicanos, o que representou um fator de mudança inédito na V República. Os processos democráticos (como estas eleições) chegam ao cidadão comum de diversas formas, nomeadamente através dos media, que apresentam um discurso formado socialmente e que, por seu lado, tem capacidade para afetar a forma como a sociedade olha em seu redor. Este trabalho propõe-se analisar a forma como os meios de comunicação portugueses cobriram estas eleições presidenciais, identificando os principais protagonistas e a forma como foram retratados, os principais temas em debate, e as diferenças temáticas e de tom entre meios de comunicação ditos “de referência” e meios de comunicação "tabloide". Optámos por analisar apenas peças publicadas online, por considerarmos que é uma fonte primária no acesso à informação e por ser um meio que oferece cada vez mais possibilidades para a cidadania.
en
The presidential French elections of 2017 received much attention from the media in Portugal. Far beyond cultural links and bilateral relations between the two countries, it seemed there were many factors at play in these elections, namely the fact that major changes to the political French landscape seemed imminent. Marine Le Pen, the presidential candidate from National Front (an extreme right-wing party), focused her discourse around an anti-European feeling, anti-immigration policies and islamophobia. Le Pen managed to reach the second round of the presidential elections, something that her father also achieved in 2002 - something that was interpreted, from the outside, as a validation of her ideals. At the extreme opposite of Marine Le Pen, there was Emmanuel Macron, presidential candidate of the very recent En Marche party that also reached the second round. Macron was the only one of the eleven candidates from the first round that described himself as a true believer in the European project. The major changes to the political French landscape derive from the fact that none of the two candidates on the second round were associated with the two parties that historically have been at the Elysium since the beginning of the V Republic: the Socialist party and the Republicans. Democratic processes, such as presidential elections, are explained and interpreted to the citizens in several ways, namely by the traditional media, with a discourse that is socially created and that has an impact on the way societies interpret significant events. On this work, we analyse the way Portuguese media have covered the 2017 presidential French elections, identifying the main protagonists and the way they were portrayed. We also focus on the main subjects in discussion, the variation on the themes and tone of the different newspapers, whether they fall under the category of press of record or tabloid press. We worked only with online news because we believe that is a primary source of information and because we believe that online communication offers a broad array of tools not only to communication but also to citizenship.

Data

28-out-2019

Palavras-chave

Portugal
França
Campanha eleitoral
Internet
Meios de comunicação
Eleição presidencial
Análise do discurso
Jornalismo político

Acesso

Acesso livre

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