Título
A cultura ao serviço da revolução: campanhas de dinamização cultural e acção cívica do MFA
Autor
Gonçalves, Ricardo Manuel dos Ramos
Resumo
pt
Ao longo desta investigação pretende-se analisar de que forma se caracterizaram as
designadas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA, procurando-se
determinar quais as noções de cultura que norteavam esta iniciativa. Num contexto
historicamente revolucionário, estas campanhas de carácter político-cultural
consubstanciaram-se em acções desenvolvidas por militares e civis com objectivo de reforçar
a ligação entre os militares e as populações locais, com insuficientes recursos monetários e
materiais. Para isso foram integradas intervenções artísticas e culturais, com a finalidade de se
criar uma nova rede cultural no país, o que constitui um primeiro prenúncio de
descentralização cultural para o território. Tuteladas pela 5ª Divisão e planeadas por uma
Comissão Dinamizadora Central (CODICE), as Campanhas de Dinamização Cultural
assumiram-se assim como umas das primeiras iniciativas culturais no Portugal pós-25 de
Abril. Neste sentido, esta dissertação pretende ainda situar as campanhas no seio das políticas
culturais desenvolvidas em Portugal depois de 1974.
en
This research aims at analyzing how the so called Cultural Dynamization and Civic
Action Campaigns of the Armed Forces Movement were characterized and determining the
underlying cultural notions. In a historically revolutionary context, these political-cultural
campaigns consisted of military and civil actions with the goal of reinforcing the connection
between the military and the local population, which lacked monetary and material resources.
For this purpose, artistic and cultural interventions were integrated to create a new cultural
network in the country, which represented a foresight to the country’s cultural
decentralization. Overseen by the 5th Division and planned by the Central Dynamizing
Commission (CODICE), the Cultural Dynamization Campaigns constituted one of the first
cultural initiatives in Portugal after the 25th of April. Therefore, this dissertation also intends
to place the campaigns in the context of the cultural politics developed in Portugal after 1974.