Title
Estratégia de comunicação como um processo de tomada de decisão: Uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em relações públicas
Author
Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
Summary
pt
As Relações Públicas (RP) podem ser entendidas simultaneamente como uma
disciplina autónoma da comunicação aplicada e como uma atividade que assume uma
função estratégica relevante na organização. Neste sentido, o profissional de RP
baseia a sua ação em processos de formulação estratégica, recorrendo a métodos
científicos. Partindo de uma revisão do processo de Relações Públicas em quatro
etapas, à luz dos conceitos e propostas sobre a tomada de decisão, propõe-se uma
nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em Relações Públicas,
assumindo o desenho de estratégias de comunicação como um momento de tomada de
decisão por excelência. Deste modo, é apresentado um esquema processual para a
aplicação do conceito de tomada de decisão no desenho de estratégias de
comunicação em RP, que apresenta mais-valias para a prática deste corpo de
conhecimentos, na medida em que permite mitigar o risco, no momento da escolha de
uma entre várias alternativas de ação, e tornar as decisões mais eficientes.
en
Public Relations (PR) can be understood both as an independent discipline from
applied communication and as an activity that assumes a relevant strategic function in
the organization. In this way, the PR professional's action is based on strategic
formulation processes through scientific methods. By reviewing the Public Relations
process in four steps in light of concepts and proposals about decision making, a new
approach to understand the strategic formulation in Public Relations is proposed,
assuming the definitions of communication strategies as a decision-making moment
by excellence. It is therefore presented as a process scheme for the decision-making
concept application in the definition of communication strategies in PR, which
represents added value to the practice of this knowledge area, as it allows risk
mitigation in the moment of choice, amongst one of several action options and
making more efficient decisions more efficient.