Title
Projecto inovador: plano de negócio de aluguer de malas de luxo - Malas&Malas
Author
Bernardo, Ana Luísa da Costa Campos
Summary
pt
Nesta tese é apresentado um plano de negócios de aluguer online de malas de luxo tendo
como público-alvo as mulheres portuguesas na área da Grande Lisboa. Numa primeira parte
procede-se à revisão da literatura e discutem-se os modelos de aceitação tecnológica
existentes, analisando questões que dizem respeito ao grau de aceitação da tecnologia por
parte das pessoas, em particular no que diz respeito ao comércio electrónico. Serão também
analisadas as percepções que os consumidores têm relativamente à compra online e algumas
das soluções encontradas pelos autores de estudos que visam combater as dificuldades
percepcionadas. Após esta reflexão, efectua-se uma análise de mercado, onde se apresenta a
evolução do comércio electrónico em Portugal, a análise da concorrência e uma análise
interna e externa tanto do comércio electrónico como do negócio em si. De seguida é
analisado o plano de negócios com especial ênfase no plano de marketing e na especificação
do website que será criado, uma vez que este será o factor crítico de sucesso do negócio. Uma
vez delineado o plano de negócios, procede-se à sua avaliação financeira. Conclui-se pela
aprovação do projecto, pois este apresenta um VAL de 5.411 Euros e uma TIR de 11,43%. O
benefício gerado pelo empréstimo é de 5.018 Euros, prevendo-se um VALA de 10.429 Euros.
en
The dissertation focuses on a business plan for an online rental of designer and luxury bags
the target audience being the Portuguese women living in greater Lisbon area. It begins with a
review of the available literature in this area, which will address the issues concerning the
degree of technology acceptance by individuals, particularly with regard to electronic
commerce. It will also examine the perceptions that consumers have regarding the online
purchase and some of the solutions found by the authors for tackling this problem. This
examination is followed by an analysis of the market, a review of the development of
electronic commerce in Portugal and an internal and external analysis of the e-commerce and
of the business itself. The last part focuses on the business plan itself, with particular
emphasis on the marketing plan and the specification of the website that will be created, since
this is the critical success factor for the business given that it is the main point of interaction
with consumers. After this explanation a financial analysis will be conducted.
Having outlined the business plan a financial evaluation is done. It was decided to approve
the project given that it shows a Net Present Value (NPV) of 5.411 Euros and an Internal Rate
of Return (IRR) of 11.43%. The loan provides a benefit on the project of 5.018 Euros and a
produced value of 10.429 Euros.