Title
Uma das novas formas de capitalização das sociedades comerciais: O crowdfunding de capital
Author
André, Ana Rita Campino
Summary
pt
No decorrer dos últimos anos, principalmente pelo desenvolvimento tecnológico, verificou-se o surgimento de uma nova economia: a economia colaborativa. A economia colaborativa que, atualmente, é essencial para a eficiência dos recursos a nível mundial. Devido à insuficiência das tradicionais formas de financiamento, os empreendedores sentiram a necessidade de recorrer a novas formas de financiamento para desenvolverem os seus projetos.
Um meio de financiamento que ganhou grande relevância foi precisamente o "crowdfunding". No entanto, apesar de ser uma forma de financiamento recente e ainda em expansão, a adesão dos empreendedores e investidores em relação à utilização das plataformas de "crowdfunding" é notória. Um dos principais motivos prende-se com o facto de todo o processo ser feito de forma virtual. Através da utilização destas plataformas, qualquer indivíduo consegue investir uma certa quantia de dinheiro num projeto ou em diversos projetos. Assim sendo, os financiadores têm menores riscos associados, uma vez que dividem esses riscos com vários financiadores dos projetos que apoiam.
A expansão do "crowdfunding" tem sido definida, especialmente, pelo crescimento de uma modalidade especifica desta forma de financiamento: o "crowdfunding" de capital. No domínio desta modalidade, os investidores obtêm direitos de participação no capital social da sociedade financiada como contrapartida do capital disponibilizado. Porém, o "crowdfunding" de capital compreende uma série de riscos e regras que é necessário ter em conta.
Nesta dissertação, pretende-se compreender como funciona o "crowdfunding" de capital e de que maneira esta nova forma de capitalização tem contribuído para o desenvolvimento dos projetos das sociedades comerciais.