Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Boom and bust of bike sharing industry in China: a case study of ofo

Autor
Xie Jingcheng
Resumo
pt
De 2016 até o primeiro semestre de 2017, as bicicletas compartilhadas tiveram um crescimento explosivo na China, espalhando-se rapidamente de cidades de primeiro e segundo níveis para cidades de terceiro e quarto níveis, e até começaram a se expandir para algumas cidades estrangeiras. O avanço da tecnologia da Internet, a popularidade de novos hábitos de consumo e o grande tamanho da população proporcionaram as condições básicas para o desenvolvimento da economia compartilhada. O compartilhamento de bicicletas como um pioneiro da economia compartilhada surgiu. Compartilhar bicicletas como uma nova força para resolver o problema da "última milha" do tráfego urbano tem um grande significado. No entanto, no segundo semestre de 2017, após a festa da capital, as bicicletas compartilhadas rapidamente entraram no palco de uma grande remodelação. A exposição da fraqueza do modelo de lucro da plataforma de bicicleta compartilhada fez com que os fechamentos de empresas de bicicletas compartilhadas aparecessem sempre nos jornais, e toda a indústria caiu em um inverno frio. O artigo levará uma série de ferramentas dinâmicas de análise industrial, como a PEST, o Five Forces Model, de Michael Porter, para fornecer uma estrutura clara de compartilhamento da indústria de bicicletas. Além disso, análises SWOT e Sensitive foram usadas na empresa escolhida “ofo” para dissecar a situação real que estão enfrentando. Verifica-se a partir dos resultados que os riscos existentes da plataforma ofo bicycle incluem principalmente aspectos sociais, legais, financeiros e estratégicos. Portanto, é necessário construir um mecanismo de garantia de risco e lucro na perspectiva do governo e da plataforma.
en
From 2016 to the first half of 2017, shared bicycles experienced explosive growth in China, rapidly spreading from first- and second-tier cities to third- and fourth-tier cities, and even began to expand to some foreign cities. The advancement of Internet technology, the popularity of new consumption habits, and the large population size have provided the basic conditions for the development of the sharing economy. The sharing of bicycles as a pioneer of the sharing economy came into being. Sharing bicycles as a new force to solve “the last mile” problem of urban traffic has great significance. However, in the second half of 2017, after the feast of capital, the shared bicycles quickly entered the stage of a big reshuffle. The exposure of the weakness of the shared bike platform’s profit model made the shared bicycle companies closures always appear in the newspapers, and the whole industry fell into a cold winter. The article will take a series of dynamic industrial analysis tool like PEST, Michael Porter's Five Forces Model to give a clear framework of sharing bike industry. In addition, SWOT and Sensitive analysis have been used in the select company “ofo” to dissect the real situation they are facing. It is found from the results that the existing risks of ofo bicycle platform mainly include social, legal, financial and strategical aspects. Therefore, it is necessary to construct a risk and profit guarantee mechanism from the perspective of government and platform.

Data

17-fev-2020

Palavras-chave

China
Government
PEST
SWOT
Platform
Bike sharing
Ofo
Michael Porter´s Five Forces Model
Sensitive analysis

Acesso

Acesso livre

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